Contabilista revela que Salgado falsificou contas numa folha de Excel

Manuel de Almeida / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

O contabilista do Grupo Espírito Santo, Machado da Cruz, contou na Comissão de Inquérito Parlamentar como é que Ricardo Salgado escondeu o passivo do Espírito Santo Internacional. O ex-presidente do BES terá forjado as contas numa folha de Excel.

Estes dados são divulgados pelo Observador, que teve acesso a afirmações do contabilista que não constam do relatório da comissão de inquérito que foi divulgado esta semana, que não incluirá os detalhes sujeitos a segredo de justiça.

Machado da Cruz terá dito à Comissão de Inquérito Parlamentar, numa sessão à porta fechada, que “havia um documento de contabilidade paralela com os dados da real situação financeira da Espírito Santo International, actualizado todos os meses” pelo próprio Ricardo Salgado, evidencia o mesmo jornal.

A ocultação do passivo, que terá começado em 2008, seria feita no escritório de Ricardo Salgado, na sede do BES em Lisboa, com recurso a uma folha de Excel. Documento este que a Comissão de Inquérito não recebeu, com o contabilista a alegar que estaria no seu computador na Suíça.

“As obrigações de longo prazo foram recalculadas, tendo em conta o que valiam no fim desse ano (ou seja, como se naquele momento tivessem valor de encaixe nas contas da ESI)”, procedimento “repetido diversas vezes, até 2012 – aumentando o buraco real nas contas, até atingir os 1,3 mil milhões em 2013“, relata o Observador.

O contabilista terá dito ainda, segundo a mesma publicação, que recebeu instruções de Ricardo Salgado para dizer à comissão de auditoria da Espírito Santo Finantial Group (ESFG) que “o problema nas contas era um erro, logo não premeditado“.

Machado da Cruz justificou ainda, perante os deputados, que não podia contrariar uma ordem do chefe máximo.

De acordo com a versão do contabilista relatada pelo Observador, mensalmente era feito um relatório com “a contabilidade correcta de todas as holdings do grupo” que era enviado a Ricardo Salgado e ao “controller” financeiro do Grupo Espírito Santo, José Castella, mas “que não as revelava ao Conselho Superior do grupo”, constata a dita fonte.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas este gajo não é preso porquê? será que precisa de ajudar uma velhinha para ser posto na cadeia até aos 90 anos!!!!!

  2. Andam os carteiristas o dia inteiro no 28 para tirar uns trocos aos turistas, andam outros a rebentar caixas multibanco de madrugada, outros ainda a roubar ourivesarias e bombas de gasolina à mão armada. É o que dá a malta não estudar, têm que aprender com o mestre da roubalheira, basta martelar uns números no Excel para sacar uns milhões!!!

RESPONDER

Football Leaks. Advogado admite que podia ter emails relacionados com o Luanda Leaks

O advogado e ex-sócio da PLMJ João Magalhães Ramalho admite que pudesse ter documentos relacionados com o Luanda Leaks e com Isabel dos Santos na sua conta de email, que alegadamente foi pirateada por Rui …

Portugal regista mais 3.299 casos e 28 mortes por covid-19

Portugal contabiliza hoje mais 28 mortes e 3.299 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Nas últimas 24 horas, Portugal conta com mais 3.299 …

Argentina levanta restrições na capital. Rússia regista recorde de mortes diárias e aumenta contenção

A Argentina prorrogou esta semana as medidas para combater a pandemia de covid-19 nas zonas mais afetadas do país, ao mesmo tempo que prossegue a reabertura na capital, onde os casos têm vindo a diminuir. Desde …

Maioria dos portugueses defende Orçamento viabilizado à esquerda (e rejeita demissão do Governo)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e a TSF revela que a maioria dos portugueses - cerca de 60% - defende que o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) seja viabilizado com …

Ministro Manuel Heitor já não está infetado com covid-19

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior já não está infetado com covid-19, depois de ter recebido, esta segunda-feira, um teste com resultado negativo. De acordo com o semanário Expresso, Manuel Heitor recebeu, ao final …

"Só aumentariam as insuficiências". Médicos respondem a carta aberta da Ordem que pede uso dos privados

Um grupo de médicos respondeu à carta aberta assinada pelo atual bastonário da Ordem dos Médicos e quatro ex-bastonários, que defendem uma maior utilização dos serviços de saúde privados para responder à situação gerada pela …

Ensaio clínico de tratamento com anticorpos cancelado por ineficácia

As autoridades norte-americanas decidiriam cancelar um ensaio clínico de um tratamento experimental com anticorpos que estava a ser administrado a doentes hospitalizados com covid-19, justificando que o medicamente não se revelou eficaz na recuperação dos …

Doentes não-covid vão ser encaminhados para setores privado e social

Esta segunda-feira, a ministra da Saúde admitiu que a pressão no Serviço Nacional de Saúde vai aumentar e garantiu que os doentes não-covid-19 que vejam consultas, exames ou cirurgias serem desmarcados serão encaminhados para os …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: "É preciso o guarda-redes estar morto?"

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/v-guimaraes-0-1-sp-braga-o-musical Dérbi. Segundo dérbi nesta sequência de musicais. O primeiro foi entre vizinhos que moram na mesma cidade; agora temos vizinhos que moram na mesma região. O Minho aquece, mesmo no outono, quando estes dois conjuntos se …

A partir de quarta-feira, é obrigatório o uso de máscara em espaços públicos

A partir de quarta-feira, é obrigatório o uso de máscara em espaços públicos e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros, segundo a lei publicada, esta terça-feira, …