Contabilista revela que Salgado falsificou contas numa folha de Excel

Manuel de Almeida / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

O contabilista do Grupo Espírito Santo, Machado da Cruz, contou na Comissão de Inquérito Parlamentar como é que Ricardo Salgado escondeu o passivo do Espírito Santo Internacional. O ex-presidente do BES terá forjado as contas numa folha de Excel.

Estes dados são divulgados pelo Observador, que teve acesso a afirmações do contabilista que não constam do relatório da comissão de inquérito que foi divulgado esta semana, que não incluirá os detalhes sujeitos a segredo de justiça.

Machado da Cruz terá dito à Comissão de Inquérito Parlamentar, numa sessão à porta fechada, que “havia um documento de contabilidade paralela com os dados da real situação financeira da Espírito Santo International, actualizado todos os meses” pelo próprio Ricardo Salgado, evidencia o mesmo jornal.

A ocultação do passivo, que terá começado em 2008, seria feita no escritório de Ricardo Salgado, na sede do BES em Lisboa, com recurso a uma folha de Excel. Documento este que a Comissão de Inquérito não recebeu, com o contabilista a alegar que estaria no seu computador na Suíça.

“As obrigações de longo prazo foram recalculadas, tendo em conta o que valiam no fim desse ano (ou seja, como se naquele momento tivessem valor de encaixe nas contas da ESI)”, procedimento “repetido diversas vezes, até 2012 – aumentando o buraco real nas contas, até atingir os 1,3 mil milhões em 2013“, relata o Observador.

O contabilista terá dito ainda, segundo a mesma publicação, que recebeu instruções de Ricardo Salgado para dizer à comissão de auditoria da Espírito Santo Finantial Group (ESFG) que “o problema nas contas era um erro, logo não premeditado“.

Machado da Cruz justificou ainda, perante os deputados, que não podia contrariar uma ordem do chefe máximo.

De acordo com a versão do contabilista relatada pelo Observador, mensalmente era feito um relatório com “a contabilidade correcta de todas as holdings do grupo” que era enviado a Ricardo Salgado e ao “controller” financeiro do Grupo Espírito Santo, José Castella, mas “que não as revelava ao Conselho Superior do grupo”, constata a dita fonte.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas este gajo não é preso porquê? será que precisa de ajudar uma velhinha para ser posto na cadeia até aos 90 anos!!!!!

  2. Andam os carteiristas o dia inteiro no 28 para tirar uns trocos aos turistas, andam outros a rebentar caixas multibanco de madrugada, outros ainda a roubar ourivesarias e bombas de gasolina à mão armada. É o que dá a malta não estudar, têm que aprender com o mestre da roubalheira, basta martelar uns números no Excel para sacar uns milhões!!!

RESPONDER

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …

Amadora. Agredido motorista de autocarro que denunciou Cláudia Simões

Foi agredido o motorista de autocarro que chamou a PSP para denunciar a passageira Cláudia Simões, que alegou posteriormente ter sido agredida pelos agentes da polícia. As agressões tiveram lugar na noite desta sexta-feira, em …

"Dos 4 mil euros que ganho, 3 mil vão para os frades". O padre Vítor Melícias recusa que Tomás Correia ainda controle o Montepio

O padre Vítor Melícias, presidente da Assembleia Geral do Montepio, diz que Tomás Correia "faz falta, mas fez muito bem" em abandonar a liderança da mutualista Montepio. "Dizer que Tomás Correia continua a controlar através …