Contabilista revela que Salgado falsificou contas numa folha de Excel

Manuel de Almeida / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

O contabilista do Grupo Espírito Santo, Machado da Cruz, contou na Comissão de Inquérito Parlamentar como é que Ricardo Salgado escondeu o passivo do Espírito Santo Internacional. O ex-presidente do BES terá forjado as contas numa folha de Excel.

Estes dados são divulgados pelo Observador, que teve acesso a afirmações do contabilista que não constam do relatório da comissão de inquérito que foi divulgado esta semana, que não incluirá os detalhes sujeitos a segredo de justiça.

Machado da Cruz terá dito à Comissão de Inquérito Parlamentar, numa sessão à porta fechada, que “havia um documento de contabilidade paralela com os dados da real situação financeira da Espírito Santo International, actualizado todos os meses” pelo próprio Ricardo Salgado, evidencia o mesmo jornal.

A ocultação do passivo, que terá começado em 2008, seria feita no escritório de Ricardo Salgado, na sede do BES em Lisboa, com recurso a uma folha de Excel. Documento este que a Comissão de Inquérito não recebeu, com o contabilista a alegar que estaria no seu computador na Suíça.

“As obrigações de longo prazo foram recalculadas, tendo em conta o que valiam no fim desse ano (ou seja, como se naquele momento tivessem valor de encaixe nas contas da ESI)”, procedimento “repetido diversas vezes, até 2012 – aumentando o buraco real nas contas, até atingir os 1,3 mil milhões em 2013“, relata o Observador.

O contabilista terá dito ainda, segundo a mesma publicação, que recebeu instruções de Ricardo Salgado para dizer à comissão de auditoria da Espírito Santo Finantial Group (ESFG) que “o problema nas contas era um erro, logo não premeditado“.

Machado da Cruz justificou ainda, perante os deputados, que não podia contrariar uma ordem do chefe máximo.

De acordo com a versão do contabilista relatada pelo Observador, mensalmente era feito um relatório com “a contabilidade correcta de todas as holdings do grupo” que era enviado a Ricardo Salgado e ao “controller” financeiro do Grupo Espírito Santo, José Castella, mas “que não as revelava ao Conselho Superior do grupo”, constata a dita fonte.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas este gajo não é preso porquê? será que precisa de ajudar uma velhinha para ser posto na cadeia até aos 90 anos!!!!!

  2. Andam os carteiristas o dia inteiro no 28 para tirar uns trocos aos turistas, andam outros a rebentar caixas multibanco de madrugada, outros ainda a roubar ourivesarias e bombas de gasolina à mão armada. É o que dá a malta não estudar, têm que aprender com o mestre da roubalheira, basta martelar uns números no Excel para sacar uns milhões!!!

RESPONDER

Beber 3 ou mais cafés por dia pode provocar enxaquecas

Um estudo procurou avaliar o papel do consumo de cafeína como potencial desencadeador de enxaquecas no próprio dia, ou no dia a seguir. Apesar das teorias que dizem que o café pode provocar dores de cabeça …

Os Neandertais tinham "ouvidos de nadador"

Crescimento ósseo anormal no canal auditivo era surpreendentemente comum em neandertais, de acordo com um novo estudo da Universidade de Washington. As exostoses auditivas externas são densos crescimentos ósseos que se projetam para dentro do canal …

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …