Contabilista revela que Salgado falsificou contas numa folha de Excel

Manuel de Almeida / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

O contabilista do Grupo Espírito Santo, Machado da Cruz, contou na Comissão de Inquérito Parlamentar como é que Ricardo Salgado escondeu o passivo do Espírito Santo Internacional. O ex-presidente do BES terá forjado as contas numa folha de Excel.

Estes dados são divulgados pelo Observador, que teve acesso a afirmações do contabilista que não constam do relatório da comissão de inquérito que foi divulgado esta semana, que não incluirá os detalhes sujeitos a segredo de justiça.

Machado da Cruz terá dito à Comissão de Inquérito Parlamentar, numa sessão à porta fechada, que “havia um documento de contabilidade paralela com os dados da real situação financeira da Espírito Santo International, actualizado todos os meses” pelo próprio Ricardo Salgado, evidencia o mesmo jornal.

A ocultação do passivo, que terá começado em 2008, seria feita no escritório de Ricardo Salgado, na sede do BES em Lisboa, com recurso a uma folha de Excel. Documento este que a Comissão de Inquérito não recebeu, com o contabilista a alegar que estaria no seu computador na Suíça.

“As obrigações de longo prazo foram recalculadas, tendo em conta o que valiam no fim desse ano (ou seja, como se naquele momento tivessem valor de encaixe nas contas da ESI)”, procedimento “repetido diversas vezes, até 2012 – aumentando o buraco real nas contas, até atingir os 1,3 mil milhões em 2013“, relata o Observador.

O contabilista terá dito ainda, segundo a mesma publicação, que recebeu instruções de Ricardo Salgado para dizer à comissão de auditoria da Espírito Santo Finantial Group (ESFG) que “o problema nas contas era um erro, logo não premeditado“.

Machado da Cruz justificou ainda, perante os deputados, que não podia contrariar uma ordem do chefe máximo.

De acordo com a versão do contabilista relatada pelo Observador, mensalmente era feito um relatório com “a contabilidade correcta de todas as holdings do grupo” que era enviado a Ricardo Salgado e ao “controller” financeiro do Grupo Espírito Santo, José Castella, mas “que não as revelava ao Conselho Superior do grupo”, constata a dita fonte.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas este gajo não é preso porquê? será que precisa de ajudar uma velhinha para ser posto na cadeia até aos 90 anos!!!!!

  2. Andam os carteiristas o dia inteiro no 28 para tirar uns trocos aos turistas, andam outros a rebentar caixas multibanco de madrugada, outros ainda a roubar ourivesarias e bombas de gasolina à mão armada. É o que dá a malta não estudar, têm que aprender com o mestre da roubalheira, basta martelar uns números no Excel para sacar uns milhões!!!

RESPONDER

"Infortúnios" vão chegar "mais cedo do que o esperado". Marcelo pede mais crescimento económico

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que o país precisa de mais crescimento económico. "Este que temos não chega", porque "os infortúnios" vão chegar mais cedo do que o previsto. Esta terça-feira, o …

Arqueólogo encontra dezenas de sítios maia graças a um mapa online gratuito

Um arqueólogo norte-americano descobriu 27 sítios maias com 3.000 anos graças a um mapa online gratuito, escreve o jornal The New York Times. Takeshi Inomata, arqueólogo da Universidade do Arizona, nos Estado Unidos, utilizou um mapa …

39 pessoas encontradas mortas dentro de um camião no Reino Unido

Um camião foi encontrado, esta quarta-feira, em Essex, no Reino Unido, com 39 pessoas sem vida no seu interior. O condutor já foi detido. Segundo o The Guardian, as autoridades britânicas já iniciaram uma investigação, depois …

Hospital das Forças Armadas não operou um único doente do SNS

O Hospital das Forças Armadas (HFAR) ainda não apresentou qualquer candidatura para ser “convencionado pelo Serviço Nacional de Saúde”. No ano passado, os ministérios da Defesa e da Saúde assinaram um acordo para que o Hospital …

Chuvas torrenciais fazem um morto em Espanha e inundações em França

Em Espanha, uma pessoa morreu e pelo menos outras duas estão desaparecidas. No sul de França, a tempestade Dana também já causou várias inundações. Segundo o jornal La Vanguardia, as chuvas torrenciais registadas, esta madrugada, na …

Falta de condições para emergência médica obriga INEM a transferir helicóptero para Viseu

A falta de condições para operações de emergência médica no heliporto de Santa Comba Dão obrigou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a transferir o seu helicóptero para o aeródromo de Viseu, foi anunciado …

Macacos "arrasaram" humanos num simples jogo de computador

Quando se trata de ganhar jogos e resolver quebra-cabeças, às vezes os macacos fazem-no de forma mais inteligente do que os humanos. Para além das suas incríveis capacidades físicas, os macacos também mostram uma incrível "flexibilidade …

Morreu Marieke Vervoort, a campeã paralímpica belga que recorreu à eutanásia

Morreu Marieke Vervoort, de 40 anos, que sofria de uma doença muscular degenerativa sem cura. Decidiu pôr termo à vida com recurso à morte assistida. A belga era campeã paralímpica com conquistas de medalhas de ouro …

China pode substituir chefe de governo de Hong Kong face aos recentes protestos

A China estará a equacionar substituir Carrie Lam, chefe do governo de Hong Kong, por um líder interino, na sequência dos protestos violentos que decorrem na cidade há cinco meses. De acordo com o Financial Times, …

Presidente do Chile anuncia pacote de medidas sociais para travar protestos

O Presidente chileno anunciou na terça-feira um pacote de medidas sociais para travar os protestos que duram há cinco dias e que já causaram 15 mortos, após o anúncio de um aumento nos preços do …