/

Cofre do Banco de Portugal pode ser o alvo das armas roubadas em Tancos

25

(dr) Museu do Dinheiro

Detalhe decorativo no Museu do Dinheiro do Banco de Portugal, antiga Igreja de S. Julião

Autoridades admitem a hipótese de os cofres do Banco de Portugal, no Carregado, onde estão barras de ouro e são produzidas as notas de euro, ser alvo de ataque com explosivos de Tancos. Segurança não foi alterada.

As autoridades consideraram que o complexo do Banco de Portugal, no Carregado, onde se encontram os cofres nos quais se guarda quase metade (40%) da reserva de ouro do país – 176 toneladas de ouro – e onde são produzidas as notas e moedas que vão entrar em circulação pode ser alvo de ataque, usando o armamento de guerra furtado nos paióis em Tancos.

Segundo o Observador, fonte da GNR que assegura a segurança da instituição diz que os níveis de alerta se mantêm inalterados.

O cenário de um ataque aos cofres do Banco de Portugal terá sido discutido durante uma reunião entre polícias, militares e serviços secretos que aconteceu esta quarta-feira, devido à proximidade entre Tancos e Carregado – 90 quilómetros. O propósito da reunião seria analisar as consequências do roubo do material bélico em Tancos.

Segundo o Negócios, as autoridades receiam que o material bélico possa ser utilizado quer para atacar diretamente o edifício, quer para visar as carrinhas de transporte blindadas que saem da fábrica do dinheiro.

A segurança da “fábrica de dinheiro” é assegurada por militares da GNR da Unidade de Intervenção. Fonte dessa unidade garante que não houve “qualquer alteração” às operações de segurança no espaço – dada a sensibilidade do edifício, a GNR mantém, de forma permanente, um nível de resposta elevado.

Dentro do complexo, a segurança é assegurada pelo próprio Banco de Portugal, que instalou sistemas topo de gama, como sensores de movimento e de calor.

O dispositivo não foi reforçado e as operações de vigilância mantêm-se como estavam antes do assalto da semana passada. A própria instituição disse que “não alterou, em nada, as suas medidas de segurança no complexo do Carregado”.

ZAP //

25 Comments

  1. para guardar dinheiro há dinheiro e meio, mas para guardar armamento perigoso que coloca a vida das pessoas em risco, não há !!!! Prioridades não é ? 🙂

  2. Quando os assaltantes souberem que os guardas do ouro português e do dinheiro têm as armas descarregadas para evitar acidentes tal como os soldados que guardam os paióis …. vão lá .. e nem precisam de armas, basta levar uns “cacetes”

  3. Tristeza de imprensa..

    mesmo que quem tenha feito o assalto nem sequer se lembrasse disto.. pronto, a nossa imprensa faz o favor de dar essa ideia aos senhores ladrões.

    Parabéns.

    • Acredita mesmo que quem roubou aquilo não sabia o destino que lhe havia de dar!???!! Então o senhor acha mesmo que esta gente roubou e depois logo se vê o que se faz com aquilo??? Dahhhhh!!!!!

      • Pois eu não estou tão “abasurdido”.
        Quem assaltou Tancos presume-se que saiba/soubesse exactamente o que lhe serve e para quê – melhor dito: quem encomendou o assalto, porque os executantes podem não saber dos destinos da ‘mercadoria’.

        Mas até nem é descabido pensar que se tenha tratado de desfrutar de uma oportunidade, exactamente de ter roubado porque era fácil e depois decidir o que fazer. (já ouviu o ditado: “o fruto asado faz o ladrão foito”?)
        O facto de as notícias terem publicado a lista do material roubado, foi a ‘publicidade’ e o ‘carimbo de autenticidade’ necessarios para que quem cometeu o roubo passe a ser credível perante potenciais compradore a quem irão propor o material.

        Mas muitos haverà por aí que ainda não roubaram nada mas agora têm muitas mais ideias.

        Eu, por exemplo, não sabia sequer que a “fabrica de dinheiro” fosse no Carregado.
        Não é por isso que vou agora a correr arranjar umas armas e fazer o assalto, mas informação ‘gratuita’ certamente não só não ajuda como pode causar mais problemas.

  4. Se o sistema de segurança do Banco de Portugal, for como o dos incêndios, está tudo assegurado, não é necessário mais precauções !!!!!!!!!!!
    E se realmente os guardas do Tesouro, nem armados estão, possivelmente nem precisam do material roubado para fazer o servicinho, não é verdade ???
    Como somos um país de brandos costumes, exceto para sugar e sacar dinheiro aos contribuintes, e assim a classe política viver e roubar à grande,para isso já somos bem organizados a todos os níveis.
    Vamos lá ver se realmente a notícia é fumo sem fogo, mas !!!!!!!!!!!!!!
    Nunca se sabe !!!

  5. As F Armadas que deveriam ser um garante de segurança são, elas próprias pela sua incompetência e incúria, um factor de instabilidade e de insegurança. Só visto…

  6. Bem… se isso acontecesse… podíamos mesmo todos afirmar em uníssono e bem alto:
    ESTE PAÍS É DE TANSOS
    Então roubam-nos armamento ao exército para ir assaltar o Banco de Portugal?! Só de pensar nisso não consigo parar de rir. Desculpem lá mas isso já é de partir o coco a rir. Isso não é um roubo. Isso seria humilhar todo um povo.
    Ainda melhor seria posteriormente ser do conhecimento público que a nossa segurança social tinha financiado os promotores de tal desiderato durante alguns meses com a atribuição do rendimento mínimo garantido … eh pá espera lá… que isso já aconteceu com aquele que esteve envolvido num ataque em França… Razão tinham os romanos: Que raio de povo este que nem se governa nem se deixa governar… Esses tiraram-nos logo a pinta toda…

  7. Esta notícia serve só para não tirar os olhos da notícia de tancos. Invenções para falar o sol com a peneira.
    Como disseram já, quem é a inteligência que deita cá para fora uma noticia destas? Só se for para dar ideias a alguém…

    P..S. Acho que vou começar a ler o observador, uma vez que as notícias do São têm o observador como fonte.

    • Agora fiquei curioso.
      Porque é que tem que se tirar os olhos da notícia de Tancos?
      Porque é que todas as outras noticias pode-se estar dias a falar, mas Tancos não?
      Espera… acho que já percebi.

      • Caro Zabist,
        Agora ficámos nós curiosos.
        Consegue explicar-nos como é que faríamos, se quiséssemos “não tirar” o olhar da notícia de Tancos?

      • Você se calhar se calhar não, mas 90% da população, os carneirinhos, se lhe derem muitas noticias paralelas à de tancos, dando mais ênfase a elas, o povo se esquece rapidamente da notícia principal. E assim se esquecem noicias que acabam por não divulgar culpados e responsabilidades. E se entretanto aparecer uma noticia que a prima afastada do Ronaldo teve um caso com ele quando era mais jovem, ou algo do género, aí vão se esquecer de certeza de tancos. If you know what I mean.

      • Fónix… mas que teoria de m*****
        Até seria válida se aparecesse outra notícia que ofuscasse esta. Agora não compreendo como notícias em redor desta podem ofuscar esta.
        No, I don’t know what you mean.

      • Cada um com a sua teoria. Depois quando souberes quem foram os ladrões, quem foram os responsáveis por permitir tal coisa, que punições foram aplicadas aos responsáveis, avisa, que eu já estou sentado à espera. If you know what a mean;)

        P.s. Mesmo que não apanhem os ladrões! Cabeças têm que rolar. Não se admite armamento estar à mão de semear para qualquer aventureiro, e não haver sistema de vigilância em condições à mais de 2 anos, seja humana seja tecnológica. Mas isso a meu ver nunca vai acontecer, segundo a minha teoria. Se acontecer, também não será uma grande patente. O mis provável vão culpar o soldado que lava as latrinas.

  8. Epá, isto é uma má noticia.
    Vamos imaginar que a porta do cofre está avariada e a porta de entrada do banco também está avariada.
    Os responsáveis do banco ainda vão dispensar a segurança que é paga e os gatunos ainda lá passam de noite e levam as barras de ouro.
    Depois vão culpar o ministro não sei das quantas e o governo. 🙂

  9. Em primeiro lugar necessitamos de saber quando foram roubadas as armas, já que não certo que aquando do anuncio do roubo, elas poderiam já a MUITO lá não estarem.

  10. Só falta dizer o código do cofre, porque será que estas suposições não ficam no sigilo. Foi muito conveniente este roubo ter acontecido tão perto das eleições autárquicas

  11. Acho bom os ladrões se informarem antes de assaltarem o BdP.
    Consta que o Ouro já se evaporou… há lá umas barras, mas fictícias para os mercados acreditarem.

  12. Já estão a arranjar mais uma desculpa para justificar a futura fraude

    É mesmo palha para burro
    Umas granadas de fumo roubadas e já está feito o assalto ao banco

    Só pode ser anedota

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.