“Cocktail Covid.” Num lar da Pensilvânia, deram hidroxicloroquina a idosos que nem sequer foram testados

Na Pensilvânia, a equipa médica de um lar de antigos militares norte-americanos decidiu dar um cocktail com hidroxicloroquina a vários clientes, de forma preventiva.

A equipa médica de um lar na Pensilvânia, nos Estados Unidos, decidiu distribuir aos seus utentes um cocktail de drogas que incluía hidroxicloroquina, uma substância cuja eficácia no combate à covid-19 ainda não está provada.

De acordo com uma investigação do The Washington Post, o “cocktail Covid” foi administrado de forma preventiva a idosos do lar que nem sequer tinham sido testados para o novo coronavírus.

O matutino teve acesso a documentação e testemunhas que comprovam que esta substância foi administrada a vários residentes do Centro de Veteranos do Sudeste em Spring City, nos arredores de Filadélfia durante mais de duas semanas, ao longo do mês de abril.

O Departamento de Assuntos Militares e de Veteranos, que gere o lar, estima que 30 idosos tenham sido medicados com hidroxicloroquina, ainda que os membros da equipa de enfermagem do lar garantam que o número foi mais elevado.

O The Washington Post adianta, por sua vez, que o médico legista do condado de Chester assegura que, pelo menos, 11 dos residentes que receberam o cocktail não tinham feito nenhum teste para saber se estavam ou não infetados com o novo coronavírus.

O lar deixou de administrar hidroxicloroquina aos residentes a 22 de abril, revela um email interno obtido pelo diário. A decisão surgiu na mesma semana em que foi conhecido um estudo, que envolvia antigos militares infetados com covid-19, que indicava que a taxa de letalidade da doença era maior entre os que foram tratados com hidroxicloroquina.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …