Cidadão pede habeas corpus de Sócrates ao Supremo Tribunal

Arquivo ITU

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

O pedido de libertação imediata “habeas corpus” do ex-primeiro-ministro José Sócrates, interposto por um cidadão, será decidido na quarta-feira, pela 3ª Secção Penal do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

O “habeas corpus”, apresentado por um cidadão, Miguel Paulo de Sousa Mota Cardoso, será apreciado na manhã de quarta-feira.

O advogado do ex-governante, João Araújo, disse à agência Lusa que foi “já notificado”.

“Tive conhecimento desse processo de ‘habeas corpus’ quando fui notificado pelo Supremo para a audiência de julgamento do próximo 3 de Dezembro. Fui surpreendido e não fazia a mais pequena ideia dessa iniciativa, à qual sou absolutamente alheio”, afirmou João Araújo, que visitou hoje José Sócrates, no Estabelecimento Prisional de Évora.

O defensor do ex-primeiro-ministro – indiciado dos crimes de branqueamento de capitais, fraude fiscal qualificada e corrupção – afirmou que não conhece o autor do requerimento para a libertação imediata de José Sócrates, em prisão preventiva.

“Não faço qualquer ideia de quem seja. O ‘habeas corpus’ pode ser requerido por qualquer cidadão e adivinho, acredito mesmo, que há milhares de cidadãos em Portugal interessados em requerer a libertação imediata”, sustentou.

João Araújo acrescentou que desconhece “a iniciativa” do cidadão junto do STJ, mas frisou que “é uma iniciativa que substancialmente coincide” com “a vontade e o desejo” do advogado em “libertar José Sócrates”. Porém, admitiu que não equacionou o pedido de “habeas corpus” junto do STJ.

“Se pudesse ser acolhida, era excelente”, declarou o advogado, que disse hoje, à saída do Estabelecimento Prisional de Évora, a apresentação, na próxima semana, do recurso da decisão do Tribunal Central de Instrução Criminal, em aplicar a medida de coação mais gravosa ao ex-primeiro-ministro.

“Não o equacionei, mas não quero com isto desvalorizar esta iniciativa. Sobretudo, o que não quero é desvalorizar o desejo e a vontade [de libertação] que está subjacente à iniciativa”, disse.

Contudo, o advogado não rejeita a possibilidade de interpor um “habeas corpus”, desde que “estejam reunidas as condições de que a lei faz depender o requerimento”.

“Com certeza que não haverá nenhum meio que eu possa lançar e que lançarei para a liberdade de José Sócrates”, notou.

José Sócrates foi detido na sexta-feira passada, no aeroporto de Lisboa, depois de viagem desde Paris.

Na investigação foram ainda detidos Carlos dos Santos Silva, amigo de longa data de José Sócrates e ex-administrador do Grupo Lena, o motorista do ex-primeiro-ministro, João Perna, e o advogado Gonçalo Trindade Ferreira.

Estes estão indiciados igualmente de fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais, enquanto a João Perna é-lhe imputado também o crime de detenção de arma proibida.

Tal como José Sócrates, Carlos dos Santos Silva e João Perna ficaram em prisão preventiva e Gonçalo Trindade Ferreira com proibição de ausência para o estrangeiro e de contactar com os outros arguidos e com a obrigação de apresentação bissemanal no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sou a favor de que seja libertado o Eng.º José Sócrates o mais depressa possível. Outros políticos com responsabilidades governativas deveriam também ser levados à justiça. O caso da Tecnoforma levaria o actual primeiro primeiro ministro a ter que responder em tribunal. E o que foi feito nada.

  2. Isto não passa de uma palhaçada, é só ver a vergonha que vai no presidio de Évora , o povinho é que anda todo contente , pois julga que o tratamento a presos é igual ao que o Sócrates está tendo .

  3. Não é normal a aplicação do habeas corpus no caso do cidadão comum. Por isso também não o deve ser no caso de um político. Pelo contrário, caso seja declarado culpado deve apanhar uma punição exemplar. Que muitos políticos são corruptos já o sabíamos. Estamos todos a pagar por isso, pois a utilização abusiva dos dinheiros públicos sai dos bolsos dos portugueses que pagam impostos. Pelo menos que, quando cairem nas malhas da justiça, que sejam punidos exemplarmente. Até lá, muitos subterfúgios irão ser apresentados, como este habeas corpus.

RESPONDER

Detido proprietário de jornal de Hong Kong ao abrigo da lei de segurança nacional

A polícia de Hong Kong fez buscas, esta segunda-feira, ao grupo de comunicação social Next Media, considerado pró-democracia, pouco depois da detenção do seu proprietário, ao abrigo da lei de segurança nacional. Dezenas de agentes das …

Detetado surto de covid-19 em lar do Barreiro. Há pelo menos 47 infetados

Um surto de covid-19 no Lar São José, no Barreiro, contabiliza 47 casos positivos e dois internamentos de idosos, mas a "situação está controlada", disse, este domingo, o delegado de saúde adjunto regional de Lisboa …

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa. Este domingo, no total, registaram-se 6.106 …

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas viáveis em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …

Duas demissões no Governo do Líbano. Beirute ficou com cratera de 43 metros de profundidade

Duas demissões no Governo do Líbano foram anunciadas nas últimas horas depois da explosão no porto de Beirute que provocou pelo menos pelo menos 158 mortos, 6.000 feridos e dezenas de desaparecidos. A ministra da …