Caso José Sócrates levou à detenção de suspeito da Lava Jato em Lisboa

imanente / Flickr

A detenção de Raul Schmidt Felippe Júnior, suspeito no âmbito da mega-operação brasileira Lava Jato, num apartamento de luxo, em Lisboa, resulta da colaboração entre as polícias do Brasil e de Portugal, parceria que começou por causa de José Sócrates.

Autoridades portuguesas e brasileiras começaram a trabalhar juntas em meados de 2015, quando se começaram a cruzar dados da Operação Lava Jato com informações alusivas à Operação Marquês que implica José Sócrates em crimes de corrupção.

BBC Brasil reporta que investigadores dos dois lados do Atlântico têm trocado provas e descobertas no âmbito das relações entre suspeitos dos dois casos, nomeadamente quanto aos laços entre José Sócrates e Lula da Silva.

Entre as suspeitas que recaem sobre o ex-primeiro-ministro português estão as suas ligações à construtora brasileira Odebrecht, nomeadamente no âmbito do viagens do ex-presidente do Brasil a Portugal alegadamente custeadas por aquela empresa.

Há ainda escutas telefónicas que indiciarão eventuais trocas de influências entre Sócrates e Lula da Silva no sentido de favorecimento ao grupo farmacêutico Octapharma.

Na Operação Lava Jato ainda se investigarão eventuais pressões de Lula da Silva a Passos Coelho, quando este era primeiro-ministro, sobre o pretenso interesse da Odebrecht em comprar a empresa estatal portuguesa Empresa Geral de Fomento (EGF).

Por outro lado, a Operação Marquês investigará a participação da Bento Pedroso Construções, filial portuguesa da Odebrecht, na construção de uma linha de comboio de alta velocidade, de uma barragem e de parte de uma estrada, contratos obtidos em parceria com o Grupo Lena.

O Grupo Lena está no centro da Operação Marquês e o seu administrador, Joaquim Barroca, é um dos arguidos do processo.

Outro nome que se cruza nas duas investigações é o do ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos e ex-ministro, Armando Vara, suspeito na Operação Marquês pela sua intervenção de suposto favorecimento ao empreendimento turístico Vale do Lobo, no Algarve.

No âmbito da Lava Jato, estão em causa eventuais influências em favor da empresa brasileira Camargo Corrêa, no domínio do dito resort de luxo.

Raul Schmidt escondeu-se em Portugal para evitar extradição

Foi esta colaboração luso-brasileira que permitiu deter Raul Schmidt Felippe Júnior num apartamento de luxo, em Lisboa, onde se terá refugiado para evitar a extradição para o Brasil, algo que deverá conseguir por ter nacionalidade portuguesa.

O empresário, que é suspeito de pagar subornos a responsáveis da Petrobras em troca de contratos com as suas empresas, vai ser ouvido no Tribunal da Relação de Lisboa, nesta terça-feira, depois de ter sido detido num condomínio de luxo no bairro do Castelo, em Lisboa.

O Diário de Notícias apurou que Raul Schmidt vivia num apartamento avaliado em três milhões de euros, com a mulher e a filha, há cerca de seis meses, depois de ter viajado de Londres para Lisboa, alegadamente com o intuito de evitar a extradição para o Brasil, prevendo que pudesse vir a ser “apanhado” pelas autoridades brasileiras.

O empresário, que tem dupla nacionalidade portuguesa e brasileira, era considerado foragido desde Julho de 2015.

Raul Schmidt deverá contestar o pedido de extradição já solicitado pelo Brasil e “a Constituição Portuguesa garante que Portugal, por regra, não extradita os seus nacionais”, explica o advogado José António Barreiros na Rádio Renascença.

A advogada especialista em extradição e direito penal internacional Vânia Costa Ramos acrescenta na mesma estação que o empresário só pode ser extraditado se for suspeito de “terrorismo ou de criminalidade internacional organizada”.

Caso não seja extraditado, Raul Schmidt será alvo de julgamento em Portugal, à luz dos factos da investigação brasileira.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …