Caso José Sócrates levou à detenção de suspeito da Lava Jato em Lisboa

imanente / Flickr

A detenção de Raul Schmidt Felippe Júnior, suspeito no âmbito da mega-operação brasileira Lava Jato, num apartamento de luxo, em Lisboa, resulta da colaboração entre as polícias do Brasil e de Portugal, parceria que começou por causa de José Sócrates.

Autoridades portuguesas e brasileiras começaram a trabalhar juntas em meados de 2015, quando se começaram a cruzar dados da Operação Lava Jato com informações alusivas à Operação Marquês que implica José Sócrates em crimes de corrupção.

BBC Brasil reporta que investigadores dos dois lados do Atlântico têm trocado provas e descobertas no âmbito das relações entre suspeitos dos dois casos, nomeadamente quanto aos laços entre José Sócrates e Lula da Silva.

Entre as suspeitas que recaem sobre o ex-primeiro-ministro português estão as suas ligações à construtora brasileira Odebrecht, nomeadamente no âmbito do viagens do ex-presidente do Brasil a Portugal alegadamente custeadas por aquela empresa.

Há ainda escutas telefónicas que indiciarão eventuais trocas de influências entre Sócrates e Lula da Silva no sentido de favorecimento ao grupo farmacêutico Octapharma.

Na Operação Lava Jato ainda se investigarão eventuais pressões de Lula da Silva a Passos Coelho, quando este era primeiro-ministro, sobre o pretenso interesse da Odebrecht em comprar a empresa estatal portuguesa Empresa Geral de Fomento (EGF).

Por outro lado, a Operação Marquês investigará a participação da Bento Pedroso Construções, filial portuguesa da Odebrecht, na construção de uma linha de comboio de alta velocidade, de uma barragem e de parte de uma estrada, contratos obtidos em parceria com o Grupo Lena.

O Grupo Lena está no centro da Operação Marquês e o seu administrador, Joaquim Barroca, é um dos arguidos do processo.

Outro nome que se cruza nas duas investigações é o do ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos e ex-ministro, Armando Vara, suspeito na Operação Marquês pela sua intervenção de suposto favorecimento ao empreendimento turístico Vale do Lobo, no Algarve.

No âmbito da Lava Jato, estão em causa eventuais influências em favor da empresa brasileira Camargo Corrêa, no domínio do dito resort de luxo.

Raul Schmidt escondeu-se em Portugal para evitar extradição

Foi esta colaboração luso-brasileira que permitiu deter Raul Schmidt Felippe Júnior num apartamento de luxo, em Lisboa, onde se terá refugiado para evitar a extradição para o Brasil, algo que deverá conseguir por ter nacionalidade portuguesa.

O empresário, que é suspeito de pagar subornos a responsáveis da Petrobras em troca de contratos com as suas empresas, vai ser ouvido no Tribunal da Relação de Lisboa, nesta terça-feira, depois de ter sido detido num condomínio de luxo no bairro do Castelo, em Lisboa.

O Diário de Notícias apurou que Raul Schmidt vivia num apartamento avaliado em três milhões de euros, com a mulher e a filha, há cerca de seis meses, depois de ter viajado de Londres para Lisboa, alegadamente com o intuito de evitar a extradição para o Brasil, prevendo que pudesse vir a ser “apanhado” pelas autoridades brasileiras.

O empresário, que tem dupla nacionalidade portuguesa e brasileira, era considerado foragido desde Julho de 2015.

Raul Schmidt deverá contestar o pedido de extradição já solicitado pelo Brasil e “a Constituição Portuguesa garante que Portugal, por regra, não extradita os seus nacionais”, explica o advogado José António Barreiros na Rádio Renascença.

A advogada especialista em extradição e direito penal internacional Vânia Costa Ramos acrescenta na mesma estação que o empresário só pode ser extraditado se for suspeito de “terrorismo ou de criminalidade internacional organizada”.

Caso não seja extraditado, Raul Schmidt será alvo de julgamento em Portugal, à luz dos factos da investigação brasileira.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cientistas criam hidrogel que se cura a si mesmo como a pele humana

A carne artificial, que pode vir a ser essencial para futuros desenvolvimentos em robótica e dispositivos médicos, está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Cientistas na Austrália criaram um novo material gelatinoso que, asseguram, …

As estranhas "riscas de tigre" de Encélado foram finalmente explicadas

A lua gelada de Saturno, Encélado, tem despertado especial interesse na comunidade científica desde que foi observada em detalhe pela sonda espacial da NASA Cassini em 2005. Agora, uma equipa de cientistas encontrou resposta para …

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …