Detido em Lisboa suspeito procurado pela Operação Lava Jato

(dr) gallery.brasilenergia.com

Raul Schmidt Felippe Junior, operador financeiro luso-brasileiro detido no âmbito da Operação Lava Jato

A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta segunda-feira, em Lisboa, Raul Schmidt, sócio de um ex-diretor da Petrobras suspeito procurado no âmbito da Operação Lava Jato. 

O operador financeiro Raul Schmidt Felippe Junior, procurado pelas autoridades de Brasília, foi localizado pela Polícia Judiciária e detido esta manhã num apartamento de luxo no centro de Lisboa.

O Diário de Notícias reporta que a operação da PJ, que começou na madrugada, ainda está a decorrer. De acordo com o Correio da Manhã, participaram na detenção, além da PJ, um dos procuradores brasileiros que colabora da operação Lava Lato, um juiz português.

A Polícia Judiciária cumpria uma carta rogatória da Polícia Federal brasileira com vista à prisão preventiva do suspeito, que estava em fuga desde julho de 2015, no âmbito da 25ª fase da Operação Lava Jato, que investiga o escândalo de corrupção na petrolífera brasileira Petrobras, tratando-se da primeira incursão internacional da mesma, de acordo com o portal G1.

De acordo com um o comunicado da Procuradoria da República no Estado do Paraná, Raul Schmidt é suspeito de estar envolvido no pagamento de luvas a antigos diretores da Petrobras, nomeadamente Renato de Souza Duque, Nestor Cerveró e Jorge Luiz Zelada.

Além disso, terá ainda atuado como intermediário de empresas internacionais na obtenção de contratos de exploração de plataformas da Petrobras.

O operador financeiro vivia em Londres, onde tinha uma galeria de arte, mas mudou-se para Portugal quando a Operação Lava Jato começou.

“Estava verdadeiramente escondido”, afirmou uma fonte da PJ ao Observador, devido ao facto de ter sido difícil encontrá-lo no país. Uma fonte da PJ descreveu ao Público que o suspeito – cidadão brasileiro com dupla nacionalidade – não saía de casa e contaria com o apoio de familiares em Portugal.

A Operação Lava Jato, uma investigação da polícia federal brasileira, começou em março de 2014 e é vista como uma das maiores investigações a corrupção e branqueamento de capitais no Brasil.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Forças de segurança ameaçam com nova manifestação a 21 de janeiro

As associações de profissionais da PSP e da GNR que se concentraram junto ao Parlamento, esta quinta-feira, anunciaram um novo protesto para 21 de janeiro, caso o Governo não atenda às suas reivindicações. O anúncio foi feito …

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …