Detido em Lisboa suspeito procurado pela Operação Lava Jato

(dr) gallery.brasilenergia.com

Raul Schmidt Felippe Junior, operador financeiro luso-brasileiro detido no âmbito da Operação Lava Jato

A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta segunda-feira, em Lisboa, Raul Schmidt, sócio de um ex-diretor da Petrobras suspeito procurado no âmbito da Operação Lava Jato. 

O operador financeiro Raul Schmidt Felippe Junior, procurado pelas autoridades de Brasília, foi localizado pela Polícia Judiciária e detido esta manhã num apartamento de luxo no centro de Lisboa.

O Diário de Notícias reporta que a operação da PJ, que começou na madrugada, ainda está a decorrer. De acordo com o Correio da Manhã, participaram na detenção, além da PJ, um dos procuradores brasileiros que colabora da operação Lava Lato, um juiz português.

A Polícia Judiciária cumpria uma carta rogatória da Polícia Federal brasileira com vista à prisão preventiva do suspeito, que estava em fuga desde julho de 2015, no âmbito da 25ª fase da Operação Lava Jato, que investiga o escândalo de corrupção na petrolífera brasileira Petrobras, tratando-se da primeira incursão internacional da mesma, de acordo com o portal G1.

De acordo com um o comunicado da Procuradoria da República no Estado do Paraná, Raul Schmidt é suspeito de estar envolvido no pagamento de luvas a antigos diretores da Petrobras, nomeadamente Renato de Souza Duque, Nestor Cerveró e Jorge Luiz Zelada.

Além disso, terá ainda atuado como intermediário de empresas internacionais na obtenção de contratos de exploração de plataformas da Petrobras.

O operador financeiro vivia em Londres, onde tinha uma galeria de arte, mas mudou-se para Portugal quando a Operação Lava Jato começou.

“Estava verdadeiramente escondido”, afirmou uma fonte da PJ ao Observador, devido ao facto de ter sido difícil encontrá-lo no país. Uma fonte da PJ descreveu ao Público que o suspeito – cidadão brasileiro com dupla nacionalidade – não saía de casa e contaria com o apoio de familiares em Portugal.

A Operação Lava Jato, uma investigação da polícia federal brasileira, começou em março de 2014 e é vista como uma das maiores investigações a corrupção e branqueamento de capitais no Brasil.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Trump está a "ter o seu próprio Brexit": tirar os EUA da União Postal Universal

Os EUA podem estar prestes a sair de um tratado misterioso que governa a entrega global de correspondências, deixando os remetentes comerciais, gerentes de correspondência militar e milhões de americanos estrangeiros preocupados. A Casa Branca diz …

Ativista Greta Thunberg arrasa congressista republicano nos EUA

Com tranquilidade e humor, a ambientalista sueca de 16 anos Greta Thunberg mostrou na quarta-feira que é um osso duro de roer em pleno Congresso dos Estados Unidos (EUA), ao devolver o argumento usado por …

Conselho de Disciplina nega recurso e confirma suspensão de Bruno Fernandes

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) rejeitou esta sexta-feira o recurso apresentado pelo Sporting relativo à expulsão de Bruno Fernandes, tendo mantido a partida de suspensão aplicada ao médio leonino. Em …

Mães acusam escola em Lisboa de racismo na divisão de turma

A Escola Básica S. Vicente, em Telheiras, Lisboa, foi acusada de fomentar a divisão racial e está a ser investigada pela Inspecção-Geral da Educação e Ciência (IGEC).  Foi Sandra Monteiro, de 36 anos, assistente técnica num …

TripAdvisor ganha processo contra restaurante que reclamou das críticas

O juiz de um tribunal espanhol considerou que os filtros utilizados pelo TripAdvisor funcionaram e que o dono dos restaurantes poderia ter denunciado o perfil dos utilizadores que escreveram os comentários alegadamente negativos. O proprietário de …

Twitter fecha milhares de contas por divulgarem notícias falsas. Mais de 200 associadas ao PP de Espanha

O Twitter anunciou esta sexta-feira que fechou milhares de contas em todo o mundo por divulgarem notícias falsas e propaganda pró governamental, em países como os Emirados Árabes Unidos, Egito e Espanha. As contas criadas na …

Remessas de emigrantes crescem 12,5% até julho

As remessas dos emigrantes portugueses voltaram a disparar. Crescem nos primeiros sete meses deste ano em 12,5% e já valem mais de 2,3 mil milhões de euros. A manter-se este ritmo, caminham para superar largamente …

Parecer da PGR sobre empresas de familiares de políticos dá razão a António Costa

O primeiro-ministro decidiu esta sexta-feira homologar o parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades e impedimentos de políticos, no qual se recusam interpretações estritamente literais - e até inconstitucionais - …

Cuba considera "injustificada" a decisão dos Estados Unidos de expulsar diplomatas

O Governo de Cuba considerou "injustificada" a expulsão dos dois diplomatas, acusados pelos Estados Unidos de "atividades que comprometem a segurança nacional". O Governo de Cuba considerou esta quinta-feira "injustificada" a expulsão de dois dos seus …

Fisco perde recurso e vai ter de devolver parte de imposto sobre carro usado importado

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) perdeu o recurso que tinha interposto no Supremo Tribunal Administrativo (STA) e vai mesmo ter de devolver a um contribuinte parte do Imposto sobre Veículos (ISV) cobrado na importação …