Tancos. Carlos Alexandre quer ouvir António Costa presencialmente

José Sena Goulão / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

O juiz Carlos Alexandre quer ouvir o primeiro-ministro, António Costa, presencialmente durante a fase de instrução do processo de Tancos, recusando assim que o seu testemunho seja feito apenas por escrito.

De acordo com a revista Sábado, que avança a notícia, o pedido para a audição do líder do Governo já seguiu do Tribunal Central de Instrução Criminal para o Conselho de Estado, o órgão que tem de autorizar o testemunho presencial do primeiro-ministro.

Tendo em conta é membro de Conselho de Estado, António Costa só poderá vir a depor com a autorização deste mesmo órgão.

Tal como explica o jornal Observador, e caso o depoimento venha a ser autorizado, António Costa poderá, num primeiro momento, responder às perguntas de Carlos Alexandre por escrito. Contudo, e caso o magistrado considere que as respostas não são satisfatórias ou suficientes, pode avançar para uma audiência em tribunal.

O primeiro-ministro, recorde-se, é uma das nove testemunhas indicadas pela defesa do ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes, que se demitiu em outubro de 2018 na sequência do caso de Tancos. O antigo governante está acusado dos crimes de denegação de justiça, prevaricação, abuso de poder e favorecimento.

O tenente-general António Martins Pereira, seu ex-chefe de gabinete; o chefe de Estado Maior general das Forças Armadas atual, Almirante Silva Ribeiro; o anterior, general António Pina Monteiro; e o embaixador de Portugal na NATO, Almeida Sampaio, são outras das testemunhas arroladas por Azeredo Lopes.

A Sábado escreve ainda que o magistrado pretende ainda ouvir estas quatro testemunhas indicadas pelo antigo ministro da Defesa em tribunal e não por escrito.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Senhor Carlos Alexandre e só quer ouvir o António Costa presencialmente? E o P.R. não quer ouvir porque ele é superior aos restantes portugueses? Pelas notícias e pelo que alguns implicados no roubo as armas falaram ele também estava par do que se estava a passar em Tancos, ou não convém ouvir o P.R.?

  2. Há pelo menos 1 que os aperta. Foi por isso que este homem foi retirado do processo JS, que até hoje não dá para entender quando está dentro do processo. Iriamos poupar tempo e dinheiro aos contribuintes. Mas não é isso que os politicos querem.

  3. “O Passado morreu como disse o Poeta…” As armas não foram já recuperadas? Ou ainda haverá Mísseis, submarinos, aviões. carros blindados desaparecidos? Com tantas questões, mais importantes para resolver, para a maioria dos portugueses…Enfim! Política à Portuguesa… Será influência das novelas e outras séries televisivas que vão aparecendo?

    • Bom, Caríssima Lena,
      Desse modo não se fazia Justiça! O passado era passado… Venha o seguinte e novamente, seria mais um caso “passado” e assim sucessivamente!
      Há muitos casos a resolver sim, porque durante muito tempo, foram certamente considerados de menor importância… tidos como “passado” e hoje são graves problemas!!!
      Queira que a justiça se faça deste caso e de outros mais… Que se estabeleçam prioridades, isso sim! E que se faça JUSTICA com isenção e rigor. Para isto seria necessário alterar regras que existem e proporcionam este tipo de andamento da justiça… ou seja, que a mesma não aconteça e que tanto se delapide, também desta forma, o erário publico.

    • e o pombo correio da manha a encher os bolsos novamente, os saudosistas justiceiros a transpirar verborreia e o importante do caso nem se fala, o GATUNO(s), como, quando, a mando de quem, com que finalidade actuou, o tal porta mentiras da pjm onde está?. os ministros é que são os responsáveis pelo que foi cozinhado e comido no tempo do passas portas.

  4. vamos nos deixar de partidos e ser sinceros, eu não acredito que o 1ºministro sabia no principio, mas para o fim do que se passou e claro, com interesse de imagem encobriu o Azelha Lopes, pois não interressava que viesse a publico , mas veio portanto faz muito bem interrogá-lo (PM), e não acredito que o PR soubesse coisa alguma se não fosse ele isto não chegava nem a meio.

RESPONDER

Há um mecanismo que bloqueia a produção de gordura após as refeições. Pode tratar a obesidade

Um novo estudo revela um mecanismo até agora desconhecido, no qual uma hormona libertada do intestino desliga os processos de produção de gordura do corpo após as refeições. Depois de uma refeição, o nosso corpo dedica-se …

A mais recente espécie de macaco foi encontrada em laboratório e não numa expedição

A nova espécie de macaco, o Popa langur, foi descoberta em laboratório. Ao contrário do que se possa pensar, muitas das espécies descobertas não são encontradas numa expedição. A descoberta do Popa langur, um macaco encontrado …

Desapareceu tão misteriosamente como apareceu o monólito do deserto do Utah (e apareceu outro na Roménia)

O monólito de metal descoberto, na semana passada, no meio do deserto do Utah, nos EUA, desapareceu sem deixar rasto. O mistério adensa-se em torno do objecto que alguns já apelidaram de "extraterrestre", até porque …

The Crown: O que é verdade e ficção na nova temporada?

Não é novidade que as famílias reais da Europa, em especial a família real britânica, sempre despertaram muita curiosidade e interesse por parte do público. Desta forma, a plataforma de streaming Netflix decidiu investir, em …

Hubble avista possível "jogo de sombras" do disco em torno de um buraco negro

Algumas das vistas mais deslumbrantes do nosso céu ocorrem ao pôr-do-Sol, quando a luz do Sol penetra nas nuvens, criando uma mistura de raios brilhantes e escuros formados pelas sombras das nuvens e pelos feixes …

No Japão, houve mais suicídios num mês do que mortes por covid-19 no ano todo

No mês de outubro, o número de suicídios no Japão foi superior ao número de mortes por covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com os dados do governo, foram registados 2153 suicídios no …

YouTube cria o primeiro videoclipe "infinito" de sempre. Reúne todas as versões de "Bad Guy" de Billie Eilish

"Bad Guy" de Billie Eilish tornou-se o primeiro vídeo de música infinito de sempre. Celebrando o facto de ter atingido a marca de mil milhões de visualizações, a artista juntou-se ao YouTube e criou uma …

Marítimo 1 - 2 Benfica | Águia faz terapia no “divã” de Pizzi

Após duas derrotas consecutivas para o campeonato (contra o Boavista e o Braga), o Benfica regressou às vitórias, na visita ao Marítimo, por 2-1. Um resultado que não disfarça as dificuldades e a intranquilidade que …

A Coreia do Sul vai ter táxis aéreos. Serão usados em serviços de emergência e turismo

A empresa chinesa de mobilidade aérea EHang concluiu três voos de teste na Coreia do Sul para demonstrar o seu novo transporte de passageiros. Trata-se de um táxi aéreo com capacidade de resposta de emergência …

Tartarugas marinhas transportadas para a Flórida depois de sofrerem reação hipotérmica

Quarenta tartarugas marinhas em vias de extinção foram transportadas para a Florida, nos Estados Unidos, depois de sofrerem uma reação de hipotermia na costa de Massachusetts. Quando as tartarugas marinhas são expostas à água fria por …