Tancos. Carlos Alexandre quer ouvir António Costa presencialmente

José Sena Goulão / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

O juiz Carlos Alexandre quer ouvir o primeiro-ministro, António Costa, presencialmente durante a fase de instrução do processo de Tancos, recusando assim que o seu testemunho seja feito apenas por escrito.

De acordo com a revista Sábado, que avança a notícia, o pedido para a audição do líder do Governo já seguiu do Tribunal Central de Instrução Criminal para o Conselho de Estado, o órgão que tem de autorizar o testemunho presencial do primeiro-ministro.

Tendo em conta é membro de Conselho de Estado, António Costa só poderá vir a depor com a autorização deste mesmo órgão.

Tal como explica o jornal Observador, e caso o depoimento venha a ser autorizado, António Costa poderá, num primeiro momento, responder às perguntas de Carlos Alexandre por escrito. Contudo, e caso o magistrado considere que as respostas não são satisfatórias ou suficientes, pode avançar para uma audiência em tribunal.

O primeiro-ministro, recorde-se, é uma das nove testemunhas indicadas pela defesa do ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes, que se demitiu em outubro de 2018 na sequência do caso de Tancos. O antigo governante está acusado dos crimes de denegação de justiça, prevaricação, abuso de poder e favorecimento.

O tenente-general António Martins Pereira, seu ex-chefe de gabinete; o chefe de Estado Maior general das Forças Armadas atual, Almirante Silva Ribeiro; o anterior, general António Pina Monteiro; e o embaixador de Portugal na NATO, Almeida Sampaio, são outras das testemunhas arroladas por Azeredo Lopes.

A Sábado escreve ainda que o magistrado pretende ainda ouvir estas quatro testemunhas indicadas pelo antigo ministro da Defesa em tribunal e não por escrito.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Senhor Carlos Alexandre e só quer ouvir o António Costa presencialmente? E o P.R. não quer ouvir porque ele é superior aos restantes portugueses? Pelas notícias e pelo que alguns implicados no roubo as armas falaram ele também estava par do que se estava a passar em Tancos, ou não convém ouvir o P.R.?

  2. Há pelo menos 1 que os aperta. Foi por isso que este homem foi retirado do processo JS, que até hoje não dá para entender quando está dentro do processo. Iriamos poupar tempo e dinheiro aos contribuintes. Mas não é isso que os politicos querem.

  3. “O Passado morreu como disse o Poeta…” As armas não foram já recuperadas? Ou ainda haverá Mísseis, submarinos, aviões. carros blindados desaparecidos? Com tantas questões, mais importantes para resolver, para a maioria dos portugueses…Enfim! Política à Portuguesa… Será influência das novelas e outras séries televisivas que vão aparecendo?

    • Bom, Caríssima Lena,
      Desse modo não se fazia Justiça! O passado era passado… Venha o seguinte e novamente, seria mais um caso “passado” e assim sucessivamente!
      Há muitos casos a resolver sim, porque durante muito tempo, foram certamente considerados de menor importância… tidos como “passado” e hoje são graves problemas!!!
      Queira que a justiça se faça deste caso e de outros mais… Que se estabeleçam prioridades, isso sim! E que se faça JUSTICA com isenção e rigor. Para isto seria necessário alterar regras que existem e proporcionam este tipo de andamento da justiça… ou seja, que a mesma não aconteça e que tanto se delapide, também desta forma, o erário publico.

    • e o pombo correio da manha a encher os bolsos novamente, os saudosistas justiceiros a transpirar verborreia e o importante do caso nem se fala, o GATUNO(s), como, quando, a mando de quem, com que finalidade actuou, o tal porta mentiras da pjm onde está?. os ministros é que são os responsáveis pelo que foi cozinhado e comido no tempo do passas portas.

  4. vamos nos deixar de partidos e ser sinceros, eu não acredito que o 1ºministro sabia no principio, mas para o fim do que se passou e claro, com interesse de imagem encobriu o Azelha Lopes, pois não interressava que viesse a publico , mas veio portanto faz muito bem interrogá-lo (PM), e não acredito que o PR soubesse coisa alguma se não fosse ele isto não chegava nem a meio.

RESPONDER

588 condecorações, 17 vetos e 16 visitas de Estado. Os números de Marcelo e um aviso para o último mandato

Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito Presidente da República há quatro anos, conseguindo arrecadar 52% dos votos dos portugueses. Desde então, atribuiu mais de 500 condecorações, vetou 17 leis e fez 16 visitas de Estado.  …

"Rúbenball", quatro expulsos e lenços brancos. Sporting cai com estrondo em Braga

O Sporting caiu nas meias-finais da Allianz Cup, num jogo que terminou com quatro expulsões. Uma entrada dura de Mathieu despoletou uma enorme confusão dentro de campo. O Sporting de Braga está na final da Allianz …

Luanda Leaks. Administradores não executivos da NOS chamados pelo Comité de Ética

O Comité de Ética e a Comissão de Governo Societário da NOS decidiu chamar os três administradores não executivos da operadora citados no escândalo Luanda Leaks. Esta decisão foi tomada antes de uma reunião do …

"Ataque contra a imprensa livre." Justiça brasileira acusa jornalista Glenn Greenwald de cometer cibercrimes

O Ministério Público Federal acusou o jornalista Glenn Greenwald por "auxiliar, orientar e incentivar" um grupo de hackers que acedeu aos telemóveis do ex-juiz e ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e dos …

United faz nova proposta por Bruno Fernandes. Saída pode ficar fechada esta quarta-feira

Sporting e Manchester United retomaram as negociações por Bruno Fernandes esta semana, podendo a saída do médio dos leões ser confirmada ainda esta quarta-feira, segundo escreve o desportivo A Bola. De acordo com o jornal, …

Portugal tem de ser "implacável" no combate à corrupção, diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, assegurou na terça-feira que o Governo vai continuar a aprofundar a cooperação com Angola, a respeitar a independência judicial e "não ser precipitado a tirar conclusões", após as …

Ministério das Finanças já admite “documento de trabalho” sobre injeção no Novo Banco

Depois de negar ter recebido uma proposta do Banco de Portugal (BdP) com a hipótese de uma injeção final de 1,4 mil milhões no Novo Banco, o Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, já …

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …