Tancos. Carlos Alexandre quer ouvir António Costa presencialmente

José Sena Goulão / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

O juiz Carlos Alexandre quer ouvir o primeiro-ministro, António Costa, presencialmente durante a fase de instrução do processo de Tancos, recusando assim que o seu testemunho seja feito apenas por escrito.

De acordo com a revista Sábado, que avança a notícia, o pedido para a audição do líder do Governo já seguiu do Tribunal Central de Instrução Criminal para o Conselho de Estado, o órgão que tem de autorizar o testemunho presencial do primeiro-ministro.

Tendo em conta é membro de Conselho de Estado, António Costa só poderá vir a depor com a autorização deste mesmo órgão.

Tal como explica o jornal Observador, e caso o depoimento venha a ser autorizado, António Costa poderá, num primeiro momento, responder às perguntas de Carlos Alexandre por escrito. Contudo, e caso o magistrado considere que as respostas não são satisfatórias ou suficientes, pode avançar para uma audiência em tribunal.

O primeiro-ministro, recorde-se, é uma das nove testemunhas indicadas pela defesa do ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes, que se demitiu em outubro de 2018 na sequência do caso de Tancos. O antigo governante está acusado dos crimes de denegação de justiça, prevaricação, abuso de poder e favorecimento.

O tenente-general António Martins Pereira, seu ex-chefe de gabinete; o chefe de Estado Maior general das Forças Armadas atual, Almirante Silva Ribeiro; o anterior, general António Pina Monteiro; e o embaixador de Portugal na NATO, Almeida Sampaio, são outras das testemunhas arroladas por Azeredo Lopes.

A Sábado escreve ainda que o magistrado pretende ainda ouvir estas quatro testemunhas indicadas pelo antigo ministro da Defesa em tribunal e não por escrito.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Senhor Carlos Alexandre e só quer ouvir o António Costa presencialmente? E o P.R. não quer ouvir porque ele é superior aos restantes portugueses? Pelas notícias e pelo que alguns implicados no roubo as armas falaram ele também estava par do que se estava a passar em Tancos, ou não convém ouvir o P.R.?

  2. Há pelo menos 1 que os aperta. Foi por isso que este homem foi retirado do processo JS, que até hoje não dá para entender quando está dentro do processo. Iriamos poupar tempo e dinheiro aos contribuintes. Mas não é isso que os politicos querem.

  3. “O Passado morreu como disse o Poeta…” As armas não foram já recuperadas? Ou ainda haverá Mísseis, submarinos, aviões. carros blindados desaparecidos? Com tantas questões, mais importantes para resolver, para a maioria dos portugueses…Enfim! Política à Portuguesa… Será influência das novelas e outras séries televisivas que vão aparecendo?

    • Bom, Caríssima Lena,
      Desse modo não se fazia Justiça! O passado era passado… Venha o seguinte e novamente, seria mais um caso “passado” e assim sucessivamente!
      Há muitos casos a resolver sim, porque durante muito tempo, foram certamente considerados de menor importância… tidos como “passado” e hoje são graves problemas!!!
      Queira que a justiça se faça deste caso e de outros mais… Que se estabeleçam prioridades, isso sim! E que se faça JUSTICA com isenção e rigor. Para isto seria necessário alterar regras que existem e proporcionam este tipo de andamento da justiça… ou seja, que a mesma não aconteça e que tanto se delapide, também desta forma, o erário publico.

    • e o pombo correio da manha a encher os bolsos novamente, os saudosistas justiceiros a transpirar verborreia e o importante do caso nem se fala, o GATUNO(s), como, quando, a mando de quem, com que finalidade actuou, o tal porta mentiras da pjm onde está?. os ministros é que são os responsáveis pelo que foi cozinhado e comido no tempo do passas portas.

  4. vamos nos deixar de partidos e ser sinceros, eu não acredito que o 1ºministro sabia no principio, mas para o fim do que se passou e claro, com interesse de imagem encobriu o Azelha Lopes, pois não interressava que viesse a publico , mas veio portanto faz muito bem interrogá-lo (PM), e não acredito que o PR soubesse coisa alguma se não fosse ele isto não chegava nem a meio.

RESPONDER

Governo aberto para suspender pagamento por conta do IRC

O deputado do PEV José Luís Ferreira afirmou hoje que o Governo demonstrou abertura para suspender este ano o pagamento por conta do IRC e para criar um fundo de tesouraria destinado às pequenas e …

Consumo de vinho aumentou "acentuadamente" durante confinamento

Um estudo europeu divulgado esta segunda-feira concluiu que a frequência do consumo de vinho "aumentou acentuadamente" em Espanha, França, Itália e Portugal com o confinamento e que as principais fontes de abastecimento foram os supermercados …

João Félix lesiona-se a poucos dias do regresso da La Liga

João Félix contraiu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo durante um treino, informou esta segunda-feira o Atlético de Madrid. "João Félix sofreu uma entorse do ligamento colateral medial de baixo grau do joelho …

"Agiu com responsabilidade, legalidade e integridade". Boris Johnson segura assessor

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apoiou este domingo o seu principal conselheiro, Dominic Cummings, acusado de violar as regras de confinamento impostas para combater a pandemia covid-19, assegurando que o assessor agiu legalmente e com …

Dieselgate. Volkswagen condenada a indemnizar cliente

A justiça alemã condenou hoje a Volkswagen a indemnizar em parte um cliente que comprou um automóvel equipado com um motor diesel falsificado, numa sentença que deve influenciar dezenas de milhares de processos cinco anos …

Caso prazo das moratórias não seja alargado "terão de ser criadas outras medidas extraordinárias"

Caso as "as moratórias dos créditos não forem prolongadas, ou o Governo ou a Assembleia da República terão de criar outras medidas extraordinárias para as apoiar", disse a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) …

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …