Carlos Alexandre, o juiz que canta rap, usou Vistos Gold como cortina para caso Sócrates

José Sena Goulão / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

Um “juiz obstinado” que gosta de contar anedotas e cantar rap, eis como Carlos Alexandre é apresentado no livro “O Juiz” que revela que o homem que lidera alguns dos processos judiciais mais mediáticos do país usou os Vistos Gold como cortina para o caso Sócrates.

“O Juiz”, escrito pelas jornalistas Inês David Bastos e Raquel Lito, é apresentado esta quarta-feira, em Lisboa, e pode ser considerado uma biografia autorizada. Inês David Bastos revela na TSF que Carlos Alexandre foi confrontado com a preparação da obra e que deu uma “ajuda” a esclarecer “alguns dados sobre a sua vida biográfica”.

Mas “deixou logo claro que não falaria de nada a partir do momento em que se tinha tornado juiz”, aponta a jornalista.

Apesar disso, as autoras analisam várias decisões de Carlos Alexandre nos principais casos mediáticos que tem liderado, entre os quais estão as operações “Marquês”, “Furacão” e “Labirinto”, os casos “BPN”, “Monte Branco”, “Face Oculta” e “BES-GES”, ou ainda os processos dos submarinos e da Portucale.

As duas jornalistas revelam que o juiz, que decretou as prisões preventivas de José Sócrates e de Ricardo Salgado, usou a “Operação Labirinto”, que investiga ilegalidades na atribuição dos chamados Vistos Gold, como cortina para fazer avançar a “Operação Marquês”, que tem no ex-primeiro-ministro o principal arguido.

“Mostrar lado humano descascando-o como uma cebola”

A obra baseou-se em conversas mantidas pelas autoras com amigos e familiares de Carlos Alexandre, pela consulta de alguns dos processos por que é responsável e por entrevistas feitas a quem lhe critica a actuação como juiz.

A biografia aborda a infância em Mação, no Ribatejo, os tempos da escola e as dificuldades económicas da família, que o obrigaram a começar a trabalhar cedo, como servente de pedreiro, carteiro e vigia florestal, e como aproveitava os turnos da noite para “enriquecer o vocabulário” lendo um dicionário.

O objectivo é “mostrar o lado humano do juiz”, conforme destaca Raquel Lito na TSF, notando que traçar o perfil de Carlos Alexandre foi como descascar “uma cebola”.

“Vai-se descascando, camada por camada, a primeira mostra um homem austero, distante, conflituoso, truculento, e depois, aos poucos, vai-se percebendo que também gosta de contar anedotas, que é divertido, que canta rap e é sarcástico“, relata à rádio.

“É um juiz obstinado e determinado, o que pode ser visto por muitos como uma qualidade e por outros como o defeito dele”, salienta, por seu turno, Isabel David Bastos, frisando que estes consideram que essa atitude lhe retira “a capacidade de fazer auto-análise”.

Raquel Lito conta ainda que Carlos Alexandre “tem uma rede de amigos muito próximos que estão em permanente contacto e que o protegem” e que, mal um estranho chega a Mação a perguntar por ele, o informam logo.

SV, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Sem dúvida que a ambiguidade que o caracteriza, tem tantas ou mais camadas que uma cebola. O tratamento que lhe mereceu o caso Portucale e os submarinos é bem significativo da coerência que tenta impingir. Como aquela de nunca ter pedido dinheiro a ninguém, ter que fazer horas extraordinárias para cobrir as suas despesas, tadinho… quando afinal “pediu” ao procurador orlando figueiredo emprestado uns trocados. Claro que não tem nada a ver c/o arquivamento dos processo do vice de Angola.

  1. Gosto das analogias literárias do “descascar da cebola”, o desgraçado deve estar voltas na campa, por saber que as suas influências foram parar à área da justiça.

  2. Se o Juiz, coitado, revela um complexada perdonaludade que surpreebde nao ter sido detectada durante a sua formavao na Escila de Omandos do Limoeiro ( CEJ), as pobres das autoras sao de uma pibreza intelectual que roça a indigência!!
    Bem podem, todos, o tipo de Maçao e elas, limpatem o rabinho aos ” cortinados” …
    Que tristeza… Será que o C Superior continua a arquivar estas cousas!!!? Será que vivemos uma ditadura judiciária, onde se cinfunde justiça com instrumento de tortura!!! Que critério!? comparem os criterios usados por este senhor na aplicacao de medidas de coaccao!!!
    Aumentos de vencimento para esta gajada!? era pô-lis a ” ferros” …

RESPONDER

Francisco Rodrigues dos Santos: "No CDS não existem Joacines"

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje ter uma "confiança inabalável em todos os deputados" que representam o partido na Assembleia da República, e remeteu para mais tarde a questão da liderança …

Cada vez mais freiras sofrem de burnout no Vaticano

Há cada vez mais freiras a sofrerem de burnout no Vaticano. Várias irmãs denunciaram excesso de trabalho, stress, exploração laboral e abusos por parte dos superiores. Sem contrato de trabalho ou horários definidos, muitas freiras que …

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …