Buscas no Google por “abrigo nuclear” disparam desde a vitória de Trump

Gage Skidmore / Flickr

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

O Presidente eleito Donald Trump

Pessoas de todo o mundo parecem estar tão preocupadas com as repercussões de Trump como Presidente dos EUA que as pesquisas no Google por “abrigos nucleares” dispararam desde a sua eleição na passada quarta-feira.

Enquanto os norte-americanos recorrem ao Google com perguntas do tipo “Porque é que Trump ganhou?” ou “Porque é que Hillary se vestiu de roxo no discurso da derrota?”, pessoas de outros países parecem estar preocupadas com uma questão bem diferente: o apocalipse.

Pelo menos é o que acontece no Reino Unido, país onde as buscas por “abrigo nuclear” dispararam desde que Donald Trump venceu a corrida para a Presidência dos Estados Unidos, relata o The Independent.

Um fenómeno semelhante, mas bem menos dramático, tinha acontecido quando o “sim” deu uma vitória inesperada ao Brexit, tendo os britânicos de recorrer em massa ao Google para entender o que acabara de acontecer.

Agora, países tão distantes como a Austrália e a Irlanda fazem parte deste grupo que anda a pesquisar sobre abrigos nucleares na Internet.

Durante a campanha eleitoral nos EUA, muitos acusaram o magnata de ser demasiado impulsivo para assumir um cargo em que, supostamente, terá o poder de ordenar ataques nucleares.

No entanto, o chefe de Estado norte-americano só autoriza os lançamentos dos mísseis o que, na verdade, é feito por dois oficiais militares a partir de uma sala secreta.

Embora a decisão seja feita em poucos minutos, em todo o processo estão envolvidas muitas pessoas e todas com o poder de cancelar o lançamento. Assim, em teoria, o presidente dos EUA não pode simplesmente decidir lançar um ataque nuclear por conta própria.

ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …

Esqueletos revelam que fosso entre ricos e pobres começou a abrir-se há 6.600 anos

A análise a ossos encontrados numa sepultura na Polónia mostram que o fosse entre ricos e pobres na Europa começou a abrir-se muito antes daquilo que se pensava. O desaparecimento da classe média é um problema …