/

Buscas no Google por “abrigo nuclear” disparam desde a vitória de Trump

Gage Skidmore / Flickr

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

O Presidente eleito Donald Trump

Pessoas de todo o mundo parecem estar tão preocupadas com as repercussões de Trump como Presidente dos EUA que as pesquisas no Google por “abrigos nucleares” dispararam desde a sua eleição na passada quarta-feira.

Enquanto os norte-americanos recorrem ao Google com perguntas do tipo “Porque é que Trump ganhou?” ou “Porque é que Hillary se vestiu de roxo no discurso da derrota?”, pessoas de outros países parecem estar preocupadas com uma questão bem diferente: o apocalipse.

Pelo menos é o que acontece no Reino Unido, país onde as buscas por “abrigo nuclear” dispararam desde que Donald Trump venceu a corrida para a Presidência dos Estados Unidos, relata o The Independent.

Um fenómeno semelhante, mas bem menos dramático, tinha acontecido quando o “sim” deu uma vitória inesperada ao Brexit, tendo os britânicos de recorrer em massa ao Google para entender o que acabara de acontecer.

Agora, países tão distantes como a Austrália e a Irlanda fazem parte deste grupo que anda a pesquisar sobre abrigos nucleares na Internet.

Durante a campanha eleitoral nos EUA, muitos acusaram o magnata de ser demasiado impulsivo para assumir um cargo em que, supostamente, terá o poder de ordenar ataques nucleares.

No entanto, o chefe de Estado norte-americano só autoriza os lançamentos dos mísseis o que, na verdade, é feito por dois oficiais militares a partir de uma sala secreta.

Embora a decisão seja feita em poucos minutos, em todo o processo estão envolvidas muitas pessoas e todas com o poder de cancelar o lançamento. Assim, em teoria, o presidente dos EUA não pode simplesmente decidir lançar um ataque nuclear por conta própria.

ZAP / Sputnik News

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.