Pessoas de todo o mundo parecem estar tão preocupadas com as repercussões de Trump como Presidente dos EUA que as pesquisas no Google por “abrigos nucleares” dispararam desde a sua eleição na passada quarta-feira.
Enquanto os norte-americanos recorrem ao Google com perguntas do tipo “Porque é que Trump ganhou?” ou “Porque é que Hillary se vestiu de roxo no discurso da derrota?”, pessoas de outros países parecem estar preocupadas com uma questão bem diferente: o apocalipse.
Pelo menos é o que acontece no Reino Unido, país onde as buscas por “abrigo nuclear” dispararam desde que Donald Trump venceu a corrida para a Presidência dos Estados Unidos, relata o The Independent.
Um fenómeno semelhante, mas bem menos dramático, tinha acontecido quando o “sim” deu uma vitória inesperada ao Brexit, tendo os britânicos de recorrer em massa ao Google para entender o que acabara de acontecer.
Agora, países tão distantes como a Austrália e a Irlanda fazem parte deste grupo que anda a pesquisar sobre abrigos nucleares na Internet.
Durante a campanha eleitoral nos EUA, muitos acusaram o magnata de ser demasiado impulsivo para assumir um cargo em que, supostamente, terá o poder de ordenar ataques nucleares.
No entanto, o chefe de Estado norte-americano só autoriza os lançamentos dos mísseis o que, na verdade, é feito por dois oficiais militares a partir de uma sala secreta.
Embora a decisão seja feita em poucos minutos, em todo o processo estão envolvidas muitas pessoas e todas com o poder de cancelar o lançamento. Assim, em teoria, o presidente dos EUA não pode simplesmente decidir lançar um ataque nuclear por conta própria.
ZAP / Sputnik News
Eleições nos EUA
-
27 Novembro, 2016 Donald Trump considera “ridículo” pedido de recontagem dos votos
-
26 Novembro, 2016 Votos do Wisconsin vão ser recontados