Jorge Brito Pereira deixa de ser advogado de Isabel dos Santos

(dr) Uría Menéndez

O advogado Jorge Brito Pereira

O advogado anunciou, esta sexta-feira, que saiu da sociedade de advogados Uría Menéndez Proença de Carvalho, suspendeu a atividade profissional e, como consequência, vai cessar “o patrocínio jurídico” à empresária angolana.

“Face às informações publicadas nos últimos dias a propósito dos designados Luanda Leaks, sem qualquer admissão de culpa, entendi que, ouvidos alguns dos meus sócios, para não prejudicar o bom nome e a reputação da Uria Menéndez Proença de Carvalho, devia renunciar à minha condição de sócio com efeitos imediatos”, disse à agência Lusa Jorge Brito Pereira, numa resposta por escrito, acrescentando que apresentou “na tarde de ontem [quinta-feira] essa mesma carta de renúncia”.

“Foi também meu entendimento que, face à minha decisão de interromper o compromisso que tinha com o escritório, deveria fazer uma suspensão da minha atividade profissional como advogado e aproveitar os meses que se seguem para, além de ponderar tudo o que ocorreu nas últimas semanas, finalizar a minha tese de doutoramento”, prosseguiu.

Assim, acrescentou, “como consequência imediata e necessária desta decisão, cessarei também o patrocínio jurídico à engenheira Isabel dos Santos e às sociedades que lhe estão associadas e, por isso mesmo, renunciarei, nos próximos dias, a todos os cargos que ocupava em órgãos sociais relacionados com as ditas sociedades”, concluiu.

Jorge Brito Pereira salientou que esta informação foi comunicada, na quinta-feira, à empresária angolana, que, segundo os media, esteve ontem em Lisboa numa visita rápida, no mesmo dia em que o Procurador-Geral de Angola, Hélder Pitta Grós, se reuniu com a homóloga portuguesa, Lucília Gago.

A saída do advogado ocorre depois de já ter renunciado à presidência do conselho de administração da NOS, da mesa de assembleia geral do BFA e da Efacec.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Enquanto houve mama, tudo bem !……… Agora que se vai descobrindo um pouco de tudo, e que todos os que participaram nas mais diversas “Negociatas milionárias”; vão como ratos abandonando o navio enquanto ele se afunda. Pensam desta forma, e isso se Justiça houver, serem poupados de se sentarem no mocho, sejam como testemunhas ou arguidos. Todo um Universo das mais varias personagens de “Poder” que gravitaram em volta da Família de J.E dos Santos, devem ser notificadas em Tribunal e se for o caso condenadas, em Angola como em Portugal. Tanta vigarice e corrupção num País tão pequeno como Portugal, é inimaginável e intolerável !…É caso de dizer chega de ver processos sem fim a vista!

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …