/

Britânicos vacinados já podem viajar para Portugal sem ter de cumprir quarentena no regresso

1

Luís Forra / EPA

Os britânicos vacinados contra a covid-19 que viajem para Portugal já não precisam de cumprir quarentena no regresso. A medida entra em vigor a partir desta segunda-feira.

Os cidadãos britânicos já vacinados contra a covid-19 que quiserem visitar Portugal já o poderão fazer sem terem de cumprir a quarentena de dez dias para poderem entrar em Inglaterra. A medida foi anunciada há duas semanas pelo secretário dos transportes, Grant Shapps, e entra em vigor a partir desta segunda-feira.

À exceção da Madeira que está na lista verde, Portugal consta da lista âmbar do Reino Unido. Esta medida surge na sequência de o Governo britânico ter deixado cair a exigência de quarentena no regresso para os cidadãos vacinados que visitem os países que estão atualmente nesta lista, considerada de risco médio.

Esta alteração pode vir a dar um novo fôlego ao turismo, principalmente na zona do Algarve, que recebe anualmente muitos turistas britânicos durante as férias de verão.

Também a partir desta segunda-feira, o uso de máscara e outras medidas de distanciamento social deixam de ser obrigatórias em Inglaterra, apesar de o país estar a atravessar uma nova vaga de infeções provocada pela variante Delta.

O “Dia da Liberdade” fica marcado pelo facto de os ingleses só usarem máscara se quiserem, seja em lojas ou transportes públicos. Terminam também as regras de distanciamento social, bem como os limites de pessoas em espaços abertos ou fechados.

Esta é uma aposta do Governo britânico na responsabilidade pessoal de cada um, em vez de obrigações legais.

Liliana Malainho, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.