Britânicos vacinados já podem viajar para Portugal sem ter de cumprir quarentena no regresso

Luís Forra / EPA

Os britânicos vacinados contra a covid-19 que viajem para Portugal já não precisam de cumprir quarentena no regresso. A medida entra em vigor a partir desta segunda-feira.

Os cidadãos britânicos já vacinados contra a covid-19 que quiserem visitar Portugal já o poderão fazer sem terem de cumprir a quarentena de dez dias para poderem entrar em Inglaterra. A medida foi anunciada há duas semanas pelo secretário dos transportes, Grant Shapps, e entra em vigor a partir desta segunda-feira.

À exceção da Madeira que está na lista verde, Portugal consta da lista âmbar do Reino Unido. Esta medida surge na sequência de o Governo britânico ter deixado cair a exigência de quarentena no regresso para os cidadãos vacinados que visitem os países que estão atualmente nesta lista, considerada de risco médio.

Esta alteração pode vir a dar um novo fôlego ao turismo, principalmente na zona do Algarve, que recebe anualmente muitos turistas britânicos durante as férias de verão.

Também a partir desta segunda-feira, o uso de máscara e outras medidas de distanciamento social deixam de ser obrigatórias em Inglaterra, apesar de o país estar a atravessar uma nova vaga de infeções provocada pela variante Delta.

O “Dia da Liberdade” fica marcado pelo facto de os ingleses só usarem máscara se quiserem, seja em lojas ou transportes públicos. Terminam também as regras de distanciamento social, bem como os limites de pessoas em espaços abertos ou fechados.

Esta é uma aposta do Governo britânico na responsabilidade pessoal de cada um, em vez de obrigações legais.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …