Bloco irritado. Governo adia mudanças nos recibos verdes para 2019

Tiago Petinga / Lusa

Catarina Martins

Além de adiar a entrada em vigor do novo regime dos recibos verdes para 2019, a proposta do Governo ignora ainda algumas das propostas do Bloco de Esquerda.

Segundo o Público, apesar de as mudanças no regime dos recibos verdes estarem prometidas desde 2015, o Governo voltou a adiar o novo regime que só deverá entrar em vigor em janeiro de 2019.

O jornal escreve que este novo prazo, previsto num documento do Ministério do Trabalho, deixou “o Bloco de Esquerda em polvorosa”, partido que exige ao Executivo que as novas regras entrem em vigor já no início de 2018, mesmo que seja necessário definir um período transitório de três meses ou um pouco mais.

A nova data é justificada pelo Governo com base na “extrema complexidade associada à operacionalização do novo regime e à necessidade, não só, de assegurar a respetiva entrada em vigor sem constrangimento e sem problemas, mas também de promover um período alargado de divulgação e clarificação do novo regime”, cita o diário.

“Evidentemente que o novo regime não pode entrar em vigor de um dia para o outro, porque implica a adaptação dos serviços e do sistema informático, mas esse trabalho já devia estar feito”, afirma José Soeiro, responsável do BE pela área da Segurança Social, em declarações ao Público.

Além de adiar a entrada em vigor das novas regras, a proposta do Executivo mantém a taxa contributiva dos trabalhadores independentes nos 29,5%; não revê as isenções; mantém as restrições no acesso ao subsídio de desemprego e não altera o conceito de entidade contratante.

O compromisso é fazer um novo regime e não um remendo temporal ao regime, reduzindo apenas o período de referência para o apuramento do rendimento relevante”, critica Soeiro. “Não seria aceitável que o compromisso ficasse pelo caminho”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pois as antes das eleições promessa não faltam. As eleições já foram e estão na mó de cima toca a retirar o que anteriormente tinham anunciado. Típico destas politicos…!!

  2. O que o Bloco de Esquerda propõe e quer fazer valer irá prejudicar milhares de “falsos” trabalhadores independentes que para poderem receber algumas centenas de euros por ano executando trabalhos em áreas de dança,canto,teatro,etc. obrigam-nos a passarem recibos verdes como “prestação de serviços”.
    A maior parte destes “artistas” descontam para a segurança social como trabalhadores dependentes e agora ficam isentos de fazerem descontos para a SS sobre estes valores.
    Ora o bloco quer que também aqui se façam descontos para a segurança social.Se isso acontecer haverá milhares destes trabalhadores que vão ficar muito prejudicados.Já basta este pouco rendimento agravar o IRS.O partido socialista “empurra” este assunto porque sabe que pode perder muitos votos e não arrisca.

  3. Porque o estado não financia, os descontos do recibos verdes! Para segurança social além que os próprios ja descontao? Para de futuro tenhao o minimo de sobrevivência.

RESPONDER

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …