/

Bloco de Esquerda com o melhor resultado de sempre

9

*Bloco / Flickr

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda

A cabeça de lista do BE por Lisboa, Mariana Mortágua, afirmou este domingo que todas as projeções indicam que o BE pode estar à beira do melhor resultado de sempre, vendo com muita preocupação a possível vitória da direita.

“Todas as projeções que conhecemos até agora indicam que o partido pode estar à beira do melhor resultado de sempre”, disse Mariana Mortágua na sede da noite eleitoral do Bloco de Esquerda (BE), o cinema São Jorge, em Lisboa.

A cabeça de lista do BE por Lisboa realçou, no entanto, que o partido vê “com muita preocupação as projeções que apontam para uma possível vitória da direita nestas eleições”.

“Aguardamos com toda a serenidade o apuramento final dos resultados, assim como a distribuição dos mandatos”, assegurou.

“Mas uma coisa sabemos: o BE sai reforçado e com responsabilidade para cumprir o compromisso eleitoral que assumimos, defender salários, defender pensões, defender a dignidade do trabalho, combater a austeridade e combater o empobrecimento”, diz Mariana Mortágua.

As projeções da RTP, SIC e TVI dão a vitória à coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP) nas eleições legislativas de hoje, com alguns intervalos máximos próximos da maioria absoluta.

Todas as projeções indicam ainda que o PS ficou em segundo lugar e que o BE poderá ser a terceira força política mais votada, à frente da CDU, que junta PCP e “Os Verdes”.

Perdendo maioria, PSD/CDS perde governo

O líder da bancada parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, disse hoje esperar que “a direita não chegue à maioria absoluta” nestas eleições legislativas, porque assim “perdem também o Governo”.

Em ambiente visivelmente de festa no quartel general do BE para esta noite eleitoral – as projeções dão o BE como a terceira força política mais votada, ultrapassando a CDU – Pedro Filipe Soares falou de um resultado dos bloquistas que vê “muita emoção”, porque pode ser um “resultado histórico”.

“Sabemos que há ainda a possibilidade de PSD/CDS terem maioria absoluta. Para nós era importante que isso não acontecesse. Porque perdendo a maioria absoluta, perdem também o Governo”, disse.

Não será pelo BE que direita formará Governo, diz Catarina Martins

«A confirmar-se que a direita não tem a maioria, se o Presidente da República, por filiação partidária ou pouca atenção aos votos, convidar a direita para um Governo, saiba que o Bloco de Esquerda, como é um partido de palavra, vai rejeitar no Parlamento essa possibilidade e o programa de um Governo de direita», disse hoje Catarina Martins na sede do BE da noite eleitoral, em Lisboa.

A porta-voz do BE afirmou que o partido teve «hoje o seu melhor resultado de sempre numas eleições», com «mais votos, mais mandatos e mais força do que nunca», a concretizarem-se as projeções, deixando um aviso claro: «se a coligação de direita não tiver maioria, fique bem claro que não será pelo BE que conseguirá formar Governo».

“Uma coligação de direita minoritária não será Governo em Portugal se a democracia não lhe der maioria. Pelo BE não será certamente“, disse, esperando agora a resposta dos outros partidos já que a do BE é clara.

/Lusa

9 Comments

    • Não vejo diferença entre estes dois partidos da utopia. CDU ou Bloco de esquerda.
      As palavras são muito bonitas e até eu sou capaz de as pronunciar, mas não tenho coragem de mentir às pessoas.
      Eu gostava que estes partidos em vez de enganar o povo, desse exemplos e que não estivessem com rodeios ao responder.
      Eu gostava que dessem o exemplo ao povo de um pais comunista onde os sindicalistas não fossem perseguidos, houvesse liberdade de expressão, e liberdade de sair e entrar no pais quando quisessem , pudessem comprar carne, peixe, sapatos, vestuário,etc, etc., sem senhas
      Só quero um exemplo.

  1. Oh H.V.GARCIA e eu gostava que essa k7 do meter medo dos partidos comunistas e dos extremistas de esquerda etc etc..acabasse de vez..!! E tambem nao acaba..Por isso , podemos resolver isto a chapada se quiser, nada me daria mais gozo que poder acabar com uns quantos da sua laia..!!

    • Valentão!
      Acabavas com uns quantos da outra laia à chapada?!
      Por essa lógica, como é que os das outras laias deveriam acabar com os FdP da tua espécie?!
      Tu és da laia dos democratas tipo estalinista ou serás mais do tipo norte coreano?!
      Para vós a democracia continua a ser algo que se impõe à maneira de alguns – é uma democracia de chiqueiro onde todos são iguais mas há alguns que são mais iguais que os outros, e esses “alguns” reservam-se o direito de impor as suas regras à chapada!
      Onde é que já vi ou ouvi isto?!

    • Aos pioneiros, aos dos “comités”, aos revolucionários do proletariado, àqueles do “poder ao povo”, da “revolução cultural” da reforma agrária, dos “povos amigos”, da “morte aos traidores”, das ocupações selvagens, afinal eternamente “orgulhosamente sós”!
      Nem a URSS, nem china, a ex-Alemanha de Leste, Cuba… Lhes permitiu vislumbrar para além das palas impostas por polícias políticas, pelos comités de bairro, pela “revolução cultural”, pela censura sistemática, pelas liberdades fundamentais sonegadas… É povo que se presta à mole sem rumo arrebanhados por procissões sem átrio em actos de fé duvidosa e invariavelmente com um “grande líder” à frente!
      Grandes “pequeninos” da cubanização internacional por vingar?

  2. Para o JIM que deve ter a personalidade de Kim Jong-un vou-lhe recordar que na entrevista da TVI quando Judite de Sousa perguntou ao tio Jerónimo qual era o país comunista que lhe servia de referência como exemplo comunista o homem vacilou um pouco e respondeu que não estava a ver nenhum, “azar dos diabos!”, quanto ás lindas palavras da menina Catarina sempre muito preocupada com problemas dos homossexuais ela está exatamente como o seu camarada Tsipras prometeu revolucionar tudo e de que maneira, acabou em lambe-botas tanto da troika como da UE obrigado a isso segundo afirma agora, o artista no entanto não teve a dignidade de abandonar ao sentir que teria de fazer tudo ao contrário do que prometeu ao povo grego, isto é do que há de mais ordinário num ser humano e esta menina no poder faria exatamente a mesma coisa só e apenas e por paixão ao mesmo.

  3. Amigos e compatriotas Portugueses, quero pedir perdão. Esqueci-me dos óculos em casa e votei nos Palhacitos da TVI. Confundi totalmente tudo…e acontece que como estou muito satisfeito com a MEO (kkkkk) votei nos Palhacitos, mas aquele…o mais alto…esse é o maximo! Foi ele que me motivou a votar na Catarininha (um doce, tão linda) e a satisfação total que tenho com os serviços da MEO…kkk
    Pena que os palhacitos, não vêm mais..por agora.., voltam quando houver mais eleiçoes…afina a Catarininha e todos os do balãosinho..merecem! kkkk
    Bem o director da informação da TVI…está tão orgulhoso dos palhacitos e afins..que vai apostar de novo….
    Até às novas eleições…MEO..MEO…MEO…Sempre..kkkk…Só com um propósito..o da Catarininha e do Syriza….distribuir pelos pobres…ou tirar…agora estou confuso 🙂
    Afinal eu Zé Povinho, nasci para estes circos..tão lindos…a melhor venda de sempre..enganei-me..a melhor votação de sempre…do Syriza…outra vez…engano…da Catarinhinha e amiguinhos….kkk
    E assim, vai o mundo….e depois digam que isto é sério…:)
    Bora lá…um xarro…uma foto semi nua….um yes men…uma confusão do carago, meu Povo!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.