Autoridades italianas fazem buscas na sede da Volkswagen em Verona

A polícia fiscal italiana fez esta quinta-feira buscas na sede do grupo Volkswagen em Verona e na subsidiária Lamborghini em Bolonha, relacionadas com o escândalo das emissões fraudulentas dos motores a gasóleo..

O Ministério Público italiano iniciou uma investigação sobre o caso das emissões de veículos do grupo Volkswagen em Itália perante a suspeita de que terá cometido um delito de fraude comercial, informaram os meios locais, citados pela Efe.

No centro da investigação estão algumas pessoas que compõem a liderança da marca em Itália.

As buscas incidem em documentos relacionados com o caso dos motores a gasóleo equipados com o ‘kit’ fraudulento de alguns veículos do grupo Volkswagen.

O grupo Volkswagen Italia é uma empresa subsidiária da gigante alemã de automóveis e importa, para além da Volkswagen, veículos Audi, Seat e Skoda.

O grupo anunciou que em Itália existem 648.458 veículos com motores que alteraram os dados sobre as emissões de gases de efeito estufa.

De acordo com um comunicado do grupo em Itália, por marca, há 361.432 carros Volkswagen afetados, sendo que 197.421 são Audi, 35.348 Seat, 38.966 Skoda e 15.291 de outros veículos comerciais.

No passado 18 de setembro, as autoridades norte-americanas revelaram que milhares de carros a ‘diesel’ do grupo alemão tinham no motor um ‘software’ que manipulava os dados das emissões poluentes, uma informação que foi confirmada pelo grupo Volkswagen.

Este escândalo levou à demissão do presidente executivo do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, sendo que o novo gestor, Matthias Müller, afirmou que em janeiro irão começar a chamar os 11 milhões de veículos afetados às oficinas, uma operação que espera concluir nos finais de 2016.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Enganaram-nos no sofware .
    Pedem perdão , porque foram apanhados . Se não tivessem sido detetados…continuariam.
    Como saberemos qual vai ser o próximo «engano» destes senhores?
    Estúpidos e gananciosos deitam fora o principal capital que usufruíam :
    A CONFIANÇA .
    Para quê?

RESPONDER

"Infortúnios" vão chegar "mais cedo do que o esperado". Marcelo pede mais crescimento económico

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que o país precisa de mais crescimento económico. "Este que temos não chega", porque "os infortúnios" vão chegar mais cedo do que o previsto. Esta terça-feira, o …

Arqueólogo encontra dezenas de sítios maia graças a um mapa online gratuito

Um arqueólogo norte-americano descobriu 27 sítios maias com 3.000 anos graças a um mapa online gratuito, escreve o jornal The New York Times. Takeshi Inomata, arqueólogo da Universidade do Arizona, nos Estado Unidos, utilizou um mapa …

39 pessoas encontradas mortas dentro de um camião no Reino Unido

Um camião foi encontrado, esta quarta-feira, em Essex, no Reino Unido, com 39 pessoas sem vida no seu interior. O condutor já foi detido. Segundo o The Guardian, as autoridades britânicas já iniciaram uma investigação, depois …

Hospital das Forças Armadas não operou um único doente do SNS

O Hospital das Forças Armadas (HFAR) ainda não apresentou qualquer candidatura para ser “convencionado pelo Serviço Nacional de Saúde”. No ano passado, os ministérios da Defesa e da Saúde assinaram um acordo para que o Hospital …

Chuvas torrenciais fazem um morto em Espanha e inundações em França

Em Espanha, uma pessoa morreu e pelo menos outras duas estão desaparecidas. No sul de França, a tempestade Dana também já causou várias inundações. Segundo o jornal La Vanguardia, as chuvas torrenciais registadas, esta madrugada, na …

Falta de condições para emergência médica obriga INEM a transferir helicóptero para Viseu

A falta de condições para operações de emergência médica no heliporto de Santa Comba Dão obrigou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a transferir o seu helicóptero para o aeródromo de Viseu, foi anunciado …

Macacos "arrasaram" humanos num simples jogo de computador

Quando se trata de ganhar jogos e resolver quebra-cabeças, às vezes os macacos fazem-no de forma mais inteligente do que os humanos. Para além das suas incríveis capacidades físicas, os macacos também mostram uma incrível "flexibilidade …

Morreu Marieke Vervoort, a campeã paralímpica belga que recorreu à eutanásia

Morreu Marieke Vervoort, de 40 anos, que sofria de uma doença muscular degenerativa sem cura. Decidiu pôr termo à vida com recurso à morte assistida. A belga era campeã paralímpica com conquistas de medalhas de ouro …

China pode substituir chefe de governo de Hong Kong face aos recentes protestos

A China estará a equacionar substituir Carrie Lam, chefe do governo de Hong Kong, por um líder interino, na sequência dos protestos violentos que decorrem na cidade há cinco meses. De acordo com o Financial Times, …

Presidente do Chile anuncia pacote de medidas sociais para travar protestos

O Presidente chileno anunciou na terça-feira um pacote de medidas sociais para travar os protestos que duram há cinco dias e que já causaram 15 mortos, após o anúncio de um aumento nos preços do …