Autoridades italianas fazem buscas na sede da Volkswagen em Verona

A polícia fiscal italiana fez esta quinta-feira buscas na sede do grupo Volkswagen em Verona e na subsidiária Lamborghini em Bolonha, relacionadas com o escândalo das emissões fraudulentas dos motores a gasóleo..

O Ministério Público italiano iniciou uma investigação sobre o caso das emissões de veículos do grupo Volkswagen em Itália perante a suspeita de que terá cometido um delito de fraude comercial, informaram os meios locais, citados pela Efe.

No centro da investigação estão algumas pessoas que compõem a liderança da marca em Itália.

As buscas incidem em documentos relacionados com o caso dos motores a gasóleo equipados com o ‘kit’ fraudulento de alguns veículos do grupo Volkswagen.

O grupo Volkswagen Italia é uma empresa subsidiária da gigante alemã de automóveis e importa, para além da Volkswagen, veículos Audi, Seat e Skoda.

O grupo anunciou que em Itália existem 648.458 veículos com motores que alteraram os dados sobre as emissões de gases de efeito estufa.

De acordo com um comunicado do grupo em Itália, por marca, há 361.432 carros Volkswagen afetados, sendo que 197.421 são Audi, 35.348 Seat, 38.966 Skoda e 15.291 de outros veículos comerciais.

No passado 18 de setembro, as autoridades norte-americanas revelaram que milhares de carros a ‘diesel’ do grupo alemão tinham no motor um ‘software’ que manipulava os dados das emissões poluentes, uma informação que foi confirmada pelo grupo Volkswagen.

Este escândalo levou à demissão do presidente executivo do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, sendo que o novo gestor, Matthias Müller, afirmou que em janeiro irão começar a chamar os 11 milhões de veículos afetados às oficinas, uma operação que espera concluir nos finais de 2016.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Enganaram-nos no sofware .
    Pedem perdão , porque foram apanhados . Se não tivessem sido detetados…continuariam.
    Como saberemos qual vai ser o próximo «engano» destes senhores?
    Estúpidos e gananciosos deitam fora o principal capital que usufruíam :
    A CONFIANÇA .
    Para quê?

RESPONDER

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …

"Emergência nacional". Deputados pedem a Boris que convoque imediatamente o Parlamento

Mais de 100 deputados britânicos pediram, numa carta divulgada este domingo, ao primeiro-ministro Boris Johnson para convocar imediatamente o Parlamento e voltar a debater o Brexit. As férias de verão do Parlamento terminam normalmente a 03 …