Autoridades italianas fazem buscas na sede da Volkswagen em Verona

A polícia fiscal italiana fez esta quinta-feira buscas na sede do grupo Volkswagen em Verona e na subsidiária Lamborghini em Bolonha, relacionadas com o escândalo das emissões fraudulentas dos motores a gasóleo..

O Ministério Público italiano iniciou uma investigação sobre o caso das emissões de veículos do grupo Volkswagen em Itália perante a suspeita de que terá cometido um delito de fraude comercial, informaram os meios locais, citados pela Efe.

No centro da investigação estão algumas pessoas que compõem a liderança da marca em Itália.

As buscas incidem em documentos relacionados com o caso dos motores a gasóleo equipados com o ‘kit’ fraudulento de alguns veículos do grupo Volkswagen.

O grupo Volkswagen Italia é uma empresa subsidiária da gigante alemã de automóveis e importa, para além da Volkswagen, veículos Audi, Seat e Skoda.

O grupo anunciou que em Itália existem 648.458 veículos com motores que alteraram os dados sobre as emissões de gases de efeito estufa.

De acordo com um comunicado do grupo em Itália, por marca, há 361.432 carros Volkswagen afetados, sendo que 197.421 são Audi, 35.348 Seat, 38.966 Skoda e 15.291 de outros veículos comerciais.

No passado 18 de setembro, as autoridades norte-americanas revelaram que milhares de carros a ‘diesel’ do grupo alemão tinham no motor um ‘software’ que manipulava os dados das emissões poluentes, uma informação que foi confirmada pelo grupo Volkswagen.

Este escândalo levou à demissão do presidente executivo do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, sendo que o novo gestor, Matthias Müller, afirmou que em janeiro irão começar a chamar os 11 milhões de veículos afetados às oficinas, uma operação que espera concluir nos finais de 2016.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Enganaram-nos no sofware .
    Pedem perdão , porque foram apanhados . Se não tivessem sido detetados…continuariam.
    Como saberemos qual vai ser o próximo «engano» destes senhores?
    Estúpidos e gananciosos deitam fora o principal capital que usufruíam :
    A CONFIANÇA .
    Para quê?

RESPONDER

A Cidade do México proibiu tampões menstruais com aplicador. Agora, as mulheres estão furiosas

A Cidade do México já tinha proibido outros objetos compostos por plástico, como é o caso de copos e palhinhas, mas agora foi mais longe e resolveu banir os tampões menstruais que contém aplicadores. No …

Benfica 2-0 Rio Ave | Águia volta a voar

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS, três jogos depois. A formação “encarnada” recebeu e venceu o Rio Ave por 2-0, com os dois golos apontados por Haris Seferovic e Pizzi numa segunda parte …

Criança de dois anos cai do 12º andar (mas acaba por ser salva por estafeta)

No passado domingo, em Honói, na capital do Vietname, um estafeta salvou a vida de uma criança de dois anos que caiu do 12° andar de um prédio. Nguyen Ngoc Manh é agora conhecido como …

Em França, livrarias e lojas de discos são agora "comércio essencial"

O decreto de lei do Governo francês, publicado na última sexta-feira, incluiu as livrarias e lojas de discos na lista do chamado "comércio essencial", podendo permanecer abertas em caso de confinamento. Em declarações à agência France-Presse, …

Icebergue maior que Nova Iorque parte-se perto de estação de investigação na Antártida

Um icebergue gigante partiu-se esta sexta-feira na plataforma de gelo de Brunt, na Antártida, perto de um posto de investigação do British Antartic Survey (BAS). O bloco de gelo, com 1.270 quilómetros quadrados, será ainda maior …

A Greenpeace está a atirar pedras gigantes para o Mar do Norte. Eis a razão

Na semana passada, a Greenpeace atirou pedras gigantes ao mar ao redor do Reino Unido. Esta ação faz parte do objetivo da organização de acabar com os barcos de pesca de arrasto no fundo do …

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: pouco Festival no FC Porto-Sporting

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-0-0-sporting-o-musical Está bem: Futebol Clube do Porto contra Sporting Clube de Portugal. Segundo classificado recebe o líder. Jogo que pode praticamente definir o novo campeão nacional de futebol. O encontro é naquele estádio junto ao centro …

Índia e Paquistão comprometem-se a respeitar cessar-fogo em Caxemira

Na quinta-feira, o Paquistão e a Índia alcançaram um acordo para fazer cumprir o cessar-fogo na região de Caxemira, reivindicada pelos dois países. A fronteira entre ambos é palco frequente de ataques que deixam soldados …

Governo quer rever norma da dádiva de sangue que exclui homossexuais

O Governo determinou, esta segunda-feira, a constituição de um grupo de trabalho para rever a norma que exclui dadores "por comportamento sexual". De acordo com o SAPO24, o Ministério da Saúde determinou a constituição de um …