Aulas presenciais do 11.º e 12.º ano recomeçam a 18 de maio. Creches reabrem a 1 de junho

As aulas presenciais para o ensino secundário, 11º e 12.º anos, são as primeiras no setor da educação a regressar. Segundo avançou o jornal Público, os alunos voltam às escolas a 18 de maio.

De acordo com o jornal, está previsto que as aulas presenciais do 11.º e 12.º ano sejam retomadas no próximo dia 18 de maio.

As datas fazem parte de um plano do Governo para a retoma faseada e monitorizada da economia e da sociedade, em setores como a Educação, ao abrigo da medida de exceção do estado de calamidade a partir de 4 de maio.

O Observador recorda que, na passada sexta-feira, quando falou à comunicação social, o primeiro-ministro António Costa repetiu a expressão “4 – 18 – 1”, falando do desconfinamento gradual que irá existir no país.

Assim, 4 deverá referir-se ao dia 4 de maio, quando se inicia o plano de desconfinamento gradual, 18 a 18 de maio, quando o 11.º e 12.º anos regressam às escolas e 1 a 1 de junho, dia da Criança, altura em que as creches reabrem.

O Observador e TSF tentaram confirmar estas datas junto do Ministério da Educação, que remeteu o anúncio de qualquer decisão para quinta-feira, 30 de abril.

Na quinta-feira, ficarão definidas as normas de desconfinamento para os setores de atividade e que entrarão em vigor de 15 em 15 dias. Os setores vão abrir progressivamente, a 4 de maio, 18 de maio e 1 de junho.

Esta terça-feira, haverá a habitual reunião no Infarmed onde serão mais uma vez apresentados e analisados os dados da situação epidemiológica do país por especialistas da Direção-Geral da Saúde.

O estado de emergência termina este sábado e o Governo está a ponderar decretar o estado de calamidade pública, ao mesmo tempo em que se preparam o fim das restrições de confinamento gradualmente.

No último debate quinzenal, Costa prometeu apresentar um calendário para a reabertura gradual das atividades económicas. O pequeno comércio de bairro, de proximidade, vai ser o primeiro a abrir. De acordo com o Jornal de Notícias, o pequeno comércio a abrir a 4 de maio e o maior a 1 de junho.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Caro ZAP, boa tarde.
    Bem sei que o meu comentário não terá muito a ver c/o tema da reabertura das aulas, mas não consideram a fotografia que ilustra o artigo um pouco estranha? Só um pouco… digo eu. É que me parece muito mais uma série de outras situações do que uma reabertura de aulas do 11º e 12º anos…
    Muito obrigada e bom trabalho. 🙂

      • Caro ZAP, bom dia 🙂 e muito obrigada pela resposta e concordância.
        Já me conhecem um bocadinho e não gosto de dizer o que quer que seja só porque sim.
        Bom trabalho.

RESPONDER

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …