Aulas presenciais do 11.º e 12.º ano recomeçam a 18 de maio. Creches reabrem a 1 de junho

As aulas presenciais para o ensino secundário, 11º e 12.º anos, são as primeiras no setor da educação a regressar. Segundo avançou o jornal Público, os alunos voltam às escolas a 18 de maio.

De acordo com o jornal, está previsto que as aulas presenciais do 11.º e 12.º ano sejam retomadas no próximo dia 18 de maio.

As datas fazem parte de um plano do Governo para a retoma faseada e monitorizada da economia e da sociedade, em setores como a Educação, ao abrigo da medida de exceção do estado de calamidade a partir de 4 de maio.

O Observador recorda que, na passada sexta-feira, quando falou à comunicação social, o primeiro-ministro António Costa repetiu a expressão “4 – 18 – 1”, falando do desconfinamento gradual que irá existir no país.

Assim, 4 deverá referir-se ao dia 4 de maio, quando se inicia o plano de desconfinamento gradual, 18 a 18 de maio, quando o 11.º e 12.º anos regressam às escolas e 1 a 1 de junho, dia da Criança, altura em que as creches reabrem.

O Observador e TSF tentaram confirmar estas datas junto do Ministério da Educação, que remeteu o anúncio de qualquer decisão para quinta-feira, 30 de abril.

Na quinta-feira, ficarão definidas as normas de desconfinamento para os setores de atividade e que entrarão em vigor de 15 em 15 dias. Os setores vão abrir progressivamente, a 4 de maio, 18 de maio e 1 de junho.

Esta terça-feira, haverá a habitual reunião no Infarmed onde serão mais uma vez apresentados e analisados os dados da situação epidemiológica do país por especialistas da Direção-Geral da Saúde.

O estado de emergência termina este sábado e o Governo está a ponderar decretar o estado de calamidade pública, ao mesmo tempo em que se preparam o fim das restrições de confinamento gradualmente.

No último debate quinzenal, Costa prometeu apresentar um calendário para a reabertura gradual das atividades económicas. O pequeno comércio de bairro, de proximidade, vai ser o primeiro a abrir. De acordo com o Jornal de Notícias, o pequeno comércio a abrir a 4 de maio e o maior a 1 de junho.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Caro ZAP, boa tarde.
    Bem sei que o meu comentário não terá muito a ver c/o tema da reabertura das aulas, mas não consideram a fotografia que ilustra o artigo um pouco estranha? Só um pouco… digo eu. É que me parece muito mais uma série de outras situações do que uma reabertura de aulas do 11º e 12º anos…
    Muito obrigada e bom trabalho. 🙂

      • Caro ZAP, bom dia 🙂 e muito obrigada pela resposta e concordância.
        Já me conhecem um bocadinho e não gosto de dizer o que quer que seja só porque sim.
        Bom trabalho.

RESPONDER

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …