Aulas presenciais do 11.º e 12.º ano recomeçam a 18 de maio. Creches reabrem a 1 de junho

As aulas presenciais para o ensino secundário, 11º e 12.º anos, são as primeiras no setor da educação a regressar. Segundo avançou o jornal Público, os alunos voltam às escolas a 18 de maio.

De acordo com o jornal, está previsto que as aulas presenciais do 11.º e 12.º ano sejam retomadas no próximo dia 18 de maio.

As datas fazem parte de um plano do Governo para a retoma faseada e monitorizada da economia e da sociedade, em setores como a Educação, ao abrigo da medida de exceção do estado de calamidade a partir de 4 de maio.

O Observador recorda que, na passada sexta-feira, quando falou à comunicação social, o primeiro-ministro António Costa repetiu a expressão “4 – 18 – 1”, falando do desconfinamento gradual que irá existir no país.

Assim, 4 deverá referir-se ao dia 4 de maio, quando se inicia o plano de desconfinamento gradual, 18 a 18 de maio, quando o 11.º e 12.º anos regressam às escolas e 1 a 1 de junho, dia da Criança, altura em que as creches reabrem.

O Observador e TSF tentaram confirmar estas datas junto do Ministério da Educação, que remeteu o anúncio de qualquer decisão para quinta-feira, 30 de abril.

Na quinta-feira, ficarão definidas as normas de desconfinamento para os setores de atividade e que entrarão em vigor de 15 em 15 dias. Os setores vão abrir progressivamente, a 4 de maio, 18 de maio e 1 de junho.

Esta terça-feira, haverá a habitual reunião no Infarmed onde serão mais uma vez apresentados e analisados os dados da situação epidemiológica do país por especialistas da Direção-Geral da Saúde.

O estado de emergência termina este sábado e o Governo está a ponderar decretar o estado de calamidade pública, ao mesmo tempo em que se preparam o fim das restrições de confinamento gradualmente.

No último debate quinzenal, Costa prometeu apresentar um calendário para a reabertura gradual das atividades económicas. O pequeno comércio de bairro, de proximidade, vai ser o primeiro a abrir. De acordo com o Jornal de Notícias, o pequeno comércio a abrir a 4 de maio e o maior a 1 de junho.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Caro ZAP, boa tarde.
    Bem sei que o meu comentário não terá muito a ver c/o tema da reabertura das aulas, mas não consideram a fotografia que ilustra o artigo um pouco estranha? Só um pouco… digo eu. É que me parece muito mais uma série de outras situações do que uma reabertura de aulas do 11º e 12º anos…
    Muito obrigada e bom trabalho. 🙂

      • Caro ZAP, bom dia 🙂 e muito obrigada pela resposta e concordância.
        Já me conhecem um bocadinho e não gosto de dizer o que quer que seja só porque sim.
        Bom trabalho.

RESPONDER

Parker Solar Probe deteta sinal de rádio na atmosfera de Vénus

Para se aproximar do Sol, a sonda Parker Solar Probe, da NASA, usa o impulso de Vénus para mudar a sua órbita e reduzir o seu periélio em cada uma das passagens ao redor da …

Cartas de amor entre Saint-Exupéry e a mulher publicadas em França

Antoine e Consuelo de Saint-Exupéry deixaram para trás a lembrança de uma relação tempestuosa, uma obra-prima que ele escreveu e ela inspirou, "O Principezinho", e um conflito entre herdeiros, mas a publicação em França de …

Luva sensorial pode ajudar pessoas com tricotilomania

A tricotilomania é um problema que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, sendo que consiste em puxar o cabelo compulsivamente. Agora, um novo dispositivo pode trazer uma solução viável à vida destes indivíduos. O …

Menu de 1913 é encontrado em restaurante britânico durante obras de recuperação

Um grupo de construtores de Liverpool descobriu, de forma acidental, um menu intacto que data de 1913. A relíquia caiu do teto durante um projeto de recuperação do atual espaço. O menu, datado de 15 de …

No primeiro complô da CIA contra os Castros, Fidel não era o alvo

A CIA tentou por várias vezes matar Fidel Castro. No entanto, no primeiro complô americano contra a família Castro, Raúl, irmão de Fidel, era o alvo. Fidel Castro foi um político e revolucionário cubano que governou …

Merkel opõe-se a proposta dos EUA de levantar patentes de vacinas

O Governo alemão mostrou oposição à proposta dos EUA para o levantamento de patentes de vacinas contra a covid-19, descolando da posição de vários países e da própria União Europeia (UE). "A proteção à propriedade intelectual …

Perdeu-se há 176 anos. Identificado o primeiro membro da expedição de Franklin ao Ártico

Pela primeira vez, a identidade dos restos mortais de um membro da expedição Franklin de 1845 foi confirmada com ADN e análises genealógicas por uma equipa de investigadores. A última notícia que a família de John …

Benfica 1 - 1 FC Porto | Empate com sabor a derrota para rivais

Um empate com sabor a derrota para Benfica e FC Porto, no “clássico” da 31ª jornada da Liga NOS. Na tarde desta quinta-feira, “águias” e “dragões” anularam-se e não foram além de um 1-1, que …

Seychelles, o país mais vacinado do mundo, regressa ao confinamento após subida de casos

As Seychelles, o país que já imunizou 62,2% da população com as duas doses da vacina, fechou escolas e cancelou atividades desportivas durante duas semanas devido à subida de casos de covid-19. Além disso, proibiu encontros …

Donald Trump tem um novo site onde vai poder falar "livremente"

Depois de ter sido banido do Twitter e do Facebook, Donald Trump tem um novo site onde pode partilhar as suas opiniões. "É um farol de liberdade" num "tempo de silêncio e mentiras". Donald Trump, ex-Presidente …