Armando Vara detido para interrogatório e ouvido por Carlos Alexandre

Mário Cruz / Lusa

O ex-ministro Armando Vara

O ex-ministro Armando Vara

O antigo ministro socialista Armando Vara foi detido esta noite, no âmbito do Caso Sócrates, para interrogatório.

Segundo avançou a CMTV, a detenção de Armando Vara estará relacionada com uma comissão de 12 milhões de euros que terá sido paga por Hélder Bataglia no caso Monte Branco, relacionado com o empreendimento turístico de Vale de Lobo.

A comissão em causa, alega a investigação, terá sido paga na sequência de um empréstimo de 194 milhões de euros concedido pela Caixa Geral de Depósitos, de que na altura Armando Vara era um dos administradores, com um pelouro de supervisão de negócios imobiliários.

Além deste empréstimo, a CGD avançou também para a compra de 25% do empreendimento turístico de Vale do Lobo, no Algarve, operação com a qual o banco estatal incorreu em perdas superiores a 100 milhões de euros.

Os 12 milhões de euros de comissão, acrescenta a CMTV, terão sido transferidos para a conta de Joaquim Barroca, administrador do Grupo Lena.

Barroca alegou no dia 1 deste mês que terá sido apenas “barriga de aluguer” do dinheiro, que se destinava a Carlos Santos Silva, amigo a quem José Sócrates terá pedido avultados empréstimos.

Armando Vara foi já o ano passado condenado a 5 anos de prisão, por três crimes de tráfico de influência, no âmbito do processo Face Oculta.

Segundo adiantou a TVI, decorreram por todo o país dezenas de buscas, nomeadamente na residência de Armando Vara, ordenadas pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal.

O  ex-ministro de António Guterres foi entretanto levado para o Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, onde passou a noite.

Segundo nota do Ministério Público, divulgada à imprensa ontem à noite, “estão em causa factos susceptíveis de integrarem os crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais”.

Armando Vara é interrogado na manhã desta sexta-feira pelo juiz Carlos Alexandre, no Tribunal Central de Instrução Criminal.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Ou adiantam as eleições ou metade do PS vai lá parar dentro, por sorte vai ser tudo solto mal se mude o governo com escutas destruídas e artimanhas do género.

    Lá vai ter o Sócrates que autografar livros a procuradores em jantares…

    • Metade do PS vai dentro… enquanto que todos os outros ficam cá fora a dirigir a banda! E olha que não são poucos os outros com sintomas de corrupção…
      Se não se votar PS por serem corruptos, teremos que decidir em que corruptos é que votamos então.
      PC ou Bloco de Esquerda, porque a esses ainda não foi dada a oportunidade de se corromperem…

      • Atenção que eu não tenho cor partidária e nas últimas eleições votei nos corruptos que lá estão que apesar de roubarem bem devem de ter roubado um pouco menos que os que nos meteram nesta situação, talvez seja altura de dar a ganhar algum a corruptos que ainda não governaram

  2. Mais um político condenado e a caminho da coação máxima, espero, porque este senhor já deveria estar à sombra há muito tempo.
    Mais uma vez repete-se a clássica história da rã e do escorpião. Estas tramóias dizimam Portugal e os Portugueses, mas resultam da intrínseca natureza destes senhores, Está-lhes no sangue!
    Aguarde-se até ao próximo cartaz: Armando Vara sempre.

  3. Não percebo esta mania de colocar o nome do juiz no titulo da noticia. Dá um tom pessoal ao assunto, não há razão para isto. Dá a ideia que o juiz é um justiceiro quando todos os juizes seguem as mesmas regras, não é o juiz A ou B, é UM juiz.

    Ora vejam lá o exemplo: “Ladrão apanhado pelo guarda Antunes”

    Tentem assim:”Armando Vara detido para ser interrogado por juiz”

    A gerencia agradece.

  4. ”… na altura Armando Vara era um dos administradores da CGD, com um pelouro de supervisão de negócios imobiliários … empréstimo de 194 milhões de euros concedido pela Caixa Geral de Depósitos … além deste empréstimo, a CGD avançou também para a compra de 25% do empreendimento turístico de Vale do Lobo, no Algarve, operação com a qual o banco estatal incorreu em perdas superiores a 100 milhões de euros”.
    Então que raio de país é este onde um administrador de uma empresa pública acarreta danos de centenas de milhões à empresa que lhe paga para zelar pelos seus interesses e não é preso imediatamente para averiguações? Este senhor já há muito deveria estar a fazer companhia ao Sócrates para nãofalar no Godinho das sucatas que foi quem arcou SOZINHO com toda a tramóia. Para já o Vara já está a dever tempo ao presídio pois foi condenado. Só me falta ver preso o Condecorado Teixeira dos Santos (o Cavaco condecora qualquer um, até o costureiro da madame Silva foi agraciado) pelo prejuízo de milhares de milhões que infligiu ao país e aos pobres do contribuintes com a nacionalização do BPN.
    E é este senhor professor universitário na faculdade de economia??? Coitados dos alunos. Seria melhor aprenderem a fazer contas com o Senhor Manel da tasca da esquina.

RESPONDER

JPMorgan Chase prepara mudança para Paris após o Brexit

O banco norte-americano JPMorgan Chase anunciou no domingo que comprou um novo edifício no centro de Paris capaz de disponibilizar 450 postos de trabalho, o mais recente passo nos seus planos para sair de Londres …

Benfica contrata Samuel Pedro ao Boavista

O extremo, que se estreou esta temporada pelos seniores do Boavista, assinou contrato com o Benfica, anunciou o clube encarnado, esta segunda-feira, no seu site oficial. Samuel Pedro, de 18 anos, fez a sua estreia na I …

Prendas aos deputados acima de 150 euros serão divulgadas na Internet

PS, PSD e Bloco aprovaram, esta terça-feira, em votação final na Comissão Parlamentar de Transparência, o conjunto de critérios orientadores em matéria de ofertas e hospitalidade de deputados, diploma que teve a oposição do PAN. Estes …

Metro do Porto compra 18 novos veículos e assegura mais 60 mil lugares por dia

A Metro do Porto assinou esta terça-feira o contrato para a aquisição, por 49,6 milhões de euros, de 18 composições à empresa chinesa CRC Tangsthan que permitirão disponibilizar mais 60 mil lugares diários, estima a …

Catarina Martins diz que Carlos Costa "não tem condições" para ser governador

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, disparou contra aqueles que considera serem "cúmplices" do "assalto ao povo angolano". Tanto a Justiça como o Governo português têm de agir, considera o Bloco de Esquerda, na sequência …

Pedro Sánchez vai reunir-se com líder do governo regional catalão

O primeiro-ministro espanhol e líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, anunciou na segunda-feira que se reunirá com o líder do governo regional da Catalunha, Quim Torra, no início de fevereiro. Em entrevista à televisão …

Governo confirma que nunca avaliou impacto dos vistos gold. Só 5% foram recusados

O Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou que não foram realizadas avaliações ao impacto dos vistos gold e que não cabe ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) controlar as origens do capital investido em …

Conselho de Finanças Públicas alerta para "risco de desvio significativo" no ritmo de ajustamento estrutural

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alerta para um "risco de desvio significativo" do ritmo de ajustamento estrutural da economia portuguesa em 2020, avisando que a evolução programada da despesa no OE2020 "não cumpre o …

Carolina Salgado condenada a pena de quatro meses de prisão, substituída por multa de 600 euros

Carolina Salgado não cumpriu sentença do processo de difamação a Pinto da Costa. Além das 300 horas de trabalho comunitário devia ter publicado o texto da sentença no jornal e não o fez. Carolina Salgado foi …

Taiwan deteta primeiro paciente com pneumonia originária da China

A Agência Central de Notícias de Taiwan disse que uma mulher, que esteve recentemente na cidade chinesa de Wuhan, está a ser tratada e foi colocada sob quarentena, depois de se ter dirigido voluntariamente aos …