Armando Vara detido para interrogatório e ouvido por Carlos Alexandre

Mário Cruz / Lusa

O ex-ministro Armando Vara

O ex-ministro Armando Vara

O antigo ministro socialista Armando Vara foi detido esta noite, no âmbito do Caso Sócrates, para interrogatório.

Segundo avançou a CMTV, a detenção de Armando Vara estará relacionada com uma comissão de 12 milhões de euros que terá sido paga por Hélder Bataglia no caso Monte Branco, relacionado com o empreendimento turístico de Vale de Lobo.

A comissão em causa, alega a investigação, terá sido paga na sequência de um empréstimo de 194 milhões de euros concedido pela Caixa Geral de Depósitos, de que na altura Armando Vara era um dos administradores, com um pelouro de supervisão de negócios imobiliários.

Além deste empréstimo, a CGD avançou também para a compra de 25% do empreendimento turístico de Vale do Lobo, no Algarve, operação com a qual o banco estatal incorreu em perdas superiores a 100 milhões de euros.

Os 12 milhões de euros de comissão, acrescenta a CMTV, terão sido transferidos para a conta de Joaquim Barroca, administrador do Grupo Lena.

Barroca alegou no dia 1 deste mês que terá sido apenas “barriga de aluguer” do dinheiro, que se destinava a Carlos Santos Silva, amigo a quem José Sócrates terá pedido avultados empréstimos.

Armando Vara foi já o ano passado condenado a 5 anos de prisão, por três crimes de tráfico de influência, no âmbito do processo Face Oculta.

Segundo adiantou a TVI, decorreram por todo o país dezenas de buscas, nomeadamente na residência de Armando Vara, ordenadas pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal.

O  ex-ministro de António Guterres foi entretanto levado para o Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, onde passou a noite.

Segundo nota do Ministério Público, divulgada à imprensa ontem à noite, “estão em causa factos susceptíveis de integrarem os crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais”.

Armando Vara é interrogado na manhã desta sexta-feira pelo juiz Carlos Alexandre, no Tribunal Central de Instrução Criminal.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Ou adiantam as eleições ou metade do PS vai lá parar dentro, por sorte vai ser tudo solto mal se mude o governo com escutas destruídas e artimanhas do género.

    Lá vai ter o Sócrates que autografar livros a procuradores em jantares…

    • Metade do PS vai dentro… enquanto que todos os outros ficam cá fora a dirigir a banda! E olha que não são poucos os outros com sintomas de corrupção…
      Se não se votar PS por serem corruptos, teremos que decidir em que corruptos é que votamos então.
      PC ou Bloco de Esquerda, porque a esses ainda não foi dada a oportunidade de se corromperem…

      • Atenção que eu não tenho cor partidária e nas últimas eleições votei nos corruptos que lá estão que apesar de roubarem bem devem de ter roubado um pouco menos que os que nos meteram nesta situação, talvez seja altura de dar a ganhar algum a corruptos que ainda não governaram

  2. Mais um político condenado e a caminho da coação máxima, espero, porque este senhor já deveria estar à sombra há muito tempo.
    Mais uma vez repete-se a clássica história da rã e do escorpião. Estas tramóias dizimam Portugal e os Portugueses, mas resultam da intrínseca natureza destes senhores, Está-lhes no sangue!
    Aguarde-se até ao próximo cartaz: Armando Vara sempre.

  3. Não percebo esta mania de colocar o nome do juiz no titulo da noticia. Dá um tom pessoal ao assunto, não há razão para isto. Dá a ideia que o juiz é um justiceiro quando todos os juizes seguem as mesmas regras, não é o juiz A ou B, é UM juiz.

    Ora vejam lá o exemplo: “Ladrão apanhado pelo guarda Antunes”

    Tentem assim:”Armando Vara detido para ser interrogado por juiz”

    A gerencia agradece.

  4. ”… na altura Armando Vara era um dos administradores da CGD, com um pelouro de supervisão de negócios imobiliários … empréstimo de 194 milhões de euros concedido pela Caixa Geral de Depósitos … além deste empréstimo, a CGD avançou também para a compra de 25% do empreendimento turístico de Vale do Lobo, no Algarve, operação com a qual o banco estatal incorreu em perdas superiores a 100 milhões de euros”.
    Então que raio de país é este onde um administrador de uma empresa pública acarreta danos de centenas de milhões à empresa que lhe paga para zelar pelos seus interesses e não é preso imediatamente para averiguações? Este senhor já há muito deveria estar a fazer companhia ao Sócrates para nãofalar no Godinho das sucatas que foi quem arcou SOZINHO com toda a tramóia. Para já o Vara já está a dever tempo ao presídio pois foi condenado. Só me falta ver preso o Condecorado Teixeira dos Santos (o Cavaco condecora qualquer um, até o costureiro da madame Silva foi agraciado) pelo prejuízo de milhares de milhões que infligiu ao país e aos pobres do contribuintes com a nacionalização do BPN.
    E é este senhor professor universitário na faculdade de economia??? Coitados dos alunos. Seria melhor aprenderem a fazer contas com o Senhor Manel da tasca da esquina.

RESPONDER

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …

Vladimir Putin vai poder governar a Rússia até 2036

Os eleitores russos devem aprovar, com larga maioria, as emendas constitucionais que permitem ao Presidente Vladimir Putin concorrer a outros dois mandatos, de acordo com os primeiros resultados do referendo. A Comissão Central de Eleições disse …