Arafat afinal não morreu envenenado

Hans Jørn Storgaard Andersen / wikimedia

Yasser Arafat (foto: Hans Jørn Storgaard Andersen / wikimedia)

Yasser Arafat

Os peritos franceses encarregados de investigar a morte de Yasser Arafat afastaram esta terça-feira a hipótese de envenenamento do líder palestino, segundo fonte próxima do processo citada pela imprensa francesa.

“O relatório afasta a tese de envenenamento e vai no sentido de morte natural”, disse a fonte. Os peritos franceses concluíram que Arafat morreu devido a “uma infeção generalizada”.

A conclusão difere da anunciada em novembro por peritos suíços, que indicaram ter detectado nos restos mortais de Arafat concentrações de polónio 210 até 20 vezes superiores às normais.

Foram examinadas 60 amostras por três equipes de investigadores suíços, franceses e russos, que trabalharam separadamente e sem contacto umas com as outras.

Em Paris, ao saber que especialistas franceses excluíram a hipótese de envenenamento, a viúva Suha Arafat pediu que se cruzem os dados das investigações sobre a morte do marido. Em entrevista, Suha disse que confia “na Justiça e na ciência” e defendeu a comparação dos resultados encontrados pelos peritos suíços com as concluções dos investigadores franceses.

Yasser Arafat morreu a 11 de novembro de 2004 num hospital militar francês, em Paris, após sofrer um derrame cerebral e uma hemorragia provocados por uma infecção desconhecida, sem que os médicos soubessem determinar a causa exacta da morte. O corpo não foi autopsiado na altura, a pedido da viúva, Suha Arafat.

Em julho do ano passado, no entanto, a viúva apresentou na Justiça francesa uma queixa contra desconhecidos, depois da descoberta de elevados níveis de polónio 210, uma substância radioactiva altamente tóxica, nos objectos pessoais do marido. Os juízes de instrução encarregados da investigação ordenaram a exumação do cadáver, o que foi feito em novembro.

Arafat foi durante 35 anos o líder da Organização para a Libertação da Palestina (OLP). Em 1994, tornou-se presidente da Autoridade Nacional Palestina.

/ABr /BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A mãozinha sionista a comandar estes pseudo-cientistas franceses.

    Não fosse a França, desde os tempos de Napoleão, um país completamente dominado pela judearia sionista.

RESPONDER

França e Reino Unido mobilizam navios para Jersey e aumentam a tensão no Canal da Mancha

A Marinha francesa respondeu esta quinta-feira ao envio de dois navios-patrulha britânicos para Jersey, na véspera, e mobilizou as suas próprias embarcações militares para as imediações da ilha, contribuindo, dessa forma, para o aumento da …

Governo aprova a criação da tarifa social de internet. Preço ainda vai ser definido

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a criação de uma tarifa social de acesso a serviços de internet em banda larga, conhecida como tarifa social de internet, anunciou o ministro de Estado …

Cerca sanitária em Odemira diminuiu casos para menos de metade, garante Governo

O ministro da Administração Interna salientou hoje que a cerca sanitária em Longueira-Almograve e São Teotónio permitiu baixar os casos de infeção por covid-19 em Odemira para menos de metade e acusou a direita de …

Joshua Wong condenado a mais dez meses de prisão por participar em vigília que lembrava "massacre de Tiananmen"

O ativista de Hong Kong Joshua Wong foi condenado a dez meses de prisão por participar em 4 de junho de 2020 numa vigília para lembrar o chamado "massacre de Tiananmen", que Pequim não reconhece. A …

Um polícia morto e vários feridos em tiroteio durante operação no Rio de Janeiro

Um polícia morreu e várias outras pessoas ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira durante uma operação da polícia contra o tráfico de droga na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, noticiou a imprensa. Segundo …

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …

Em breve será possível usar mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e Passaporte

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, disse esta quinta-feira que “em breve” será possível utilizar os mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e no Passaporte ou ativar a …

Rio diz que Governo “vai levar ao colo” Medina. Moedas ataca o rival e diz que as suas promessas não valem nada

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que o Governo “vai levar ao colo” o candidato socialista à Câmara Municipal de Lisboa, porque “pelas guerras e desequilíbrios internos” não pode perder a eleição …

Portugal regista cinco mortos e 373 novos casos nas últimas 24 horas

O boletim desta quinta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS) regista cinco óbitos e 373 novos casos de covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas. Há ainda mais 538 recuperados. O boletim da DGS, do dia 6 …

“Quem não nasceu com o apelido Espírito Santo tem de ir à luta”, diz Gama Leão

João Gama Leão deixou uma dívida de mais de 300 milhões de euros ao Novo Banco através da Prebuild, um dos grandes devedores do banco. O empresário assumiu a responsabilidade pelos créditos em incumprimento, fez …