Arafat afinal não morreu envenenado

Hans Jørn Storgaard Andersen / wikimedia

Yasser Arafat (foto: Hans Jørn Storgaard Andersen / wikimedia)

Yasser Arafat

Os peritos franceses encarregados de investigar a morte de Yasser Arafat afastaram esta terça-feira a hipótese de envenenamento do líder palestino, segundo fonte próxima do processo citada pela imprensa francesa.

“O relatório afasta a tese de envenenamento e vai no sentido de morte natural”, disse a fonte. Os peritos franceses concluíram que Arafat morreu devido a “uma infeção generalizada”.

A conclusão difere da anunciada em novembro por peritos suíços, que indicaram ter detectado nos restos mortais de Arafat concentrações de polónio 210 até 20 vezes superiores às normais.

Foram examinadas 60 amostras por três equipes de investigadores suíços, franceses e russos, que trabalharam separadamente e sem contacto umas com as outras.

Em Paris, ao saber que especialistas franceses excluíram a hipótese de envenenamento, a viúva Suha Arafat pediu que se cruzem os dados das investigações sobre a morte do marido. Em entrevista, Suha disse que confia “na Justiça e na ciência” e defendeu a comparação dos resultados encontrados pelos peritos suíços com as concluções dos investigadores franceses.

Yasser Arafat morreu a 11 de novembro de 2004 num hospital militar francês, em Paris, após sofrer um derrame cerebral e uma hemorragia provocados por uma infecção desconhecida, sem que os médicos soubessem determinar a causa exacta da morte. O corpo não foi autopsiado na altura, a pedido da viúva, Suha Arafat.

Em julho do ano passado, no entanto, a viúva apresentou na Justiça francesa uma queixa contra desconhecidos, depois da descoberta de elevados níveis de polónio 210, uma substância radioactiva altamente tóxica, nos objectos pessoais do marido. Os juízes de instrução encarregados da investigação ordenaram a exumação do cadáver, o que foi feito em novembro.

Arafat foi durante 35 anos o líder da Organização para a Libertação da Palestina (OLP). Em 1994, tornou-se presidente da Autoridade Nacional Palestina.

/ABr /BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A mãozinha sionista a comandar estes pseudo-cientistas franceses.

    Não fosse a França, desde os tempos de Napoleão, um país completamente dominado pela judearia sionista.

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …