António Costa continua a adiar apoio a Sampaio da Nóvoa

Steven Governo / Lusa

Desminto, mas não confirmo. Eis como António Costa nega que o PS tenha a intenção de retirar o apoio à candidatura de Sampaio da Nóvoa às eleições presidenciais, mas adia também a confirmação do apoio ao ex-reitor da Universidade de Lisboa.

Na sexta-feira surgiram notícias nos jornais Sol e i sobre a possibilidade de o PS retirar o apoio à candidatura de Sampaio da Nóvoa para apoiar Maria de Belém Roseira, caso esta se apresentasse como candidata às Presidenciais.

“Não se pode confiar em todas as notícias”, diz António Costa, em declarações divulgadas pelo Diário de Notícias. “Não disse nada”, acrescenta o líder do PS que continua a adiar a confirmação do apoio do PS a Sampaio da Nóvoa.

“No momento próprio o PS pronunciar-se-á sobre as eleições presidenciais”, diz António Costa, citado pelo mesmo jornal. “Esse momento não está definido, a nossa prioridade são as eleições legislativas“, acrescenta.

Uma posição que tem o apoio de outros históricos do partido, nomeadamente Manuel Alegre e Edite Estrela, mas que está a irritar outras figuras socialistas, como é o caso do ex-militante e fundador do PS Alfredo Barroso que diz que o PS “vai de disparate em disparate” na questão das Presidenciais.

Também citado pelo Diário de Notícias, Alfredo Barroso diz que não apoia Sampaio da Nóvoa, mas que “ainda menos apoiaria” Maria de Belém Roseira, justificando que a ex-presidente do PS não tem perfil político para o cargo de Presidente da República.

O facto de Sampaio da Nóvoa não reunir consenso entre os socialistas poderá ser uma das causas que está a adiar este eventual apoio declarado do PS ao candidato.

Mas isso também se poderá explicar pelo facto de o ex-reitor da Universidade de Lisboa não estar bem cotado nas sondagens que têm sido feitas – uma recente colocou os ainda não candidatos Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio muito à frente de Sampaio da Nóvoa e de Henrique Neto, outro candidato presidencial com ligações ao PS.

António Costa parece estar à espera de um candidato mais forte para tomar uma decisão final.

SV, ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Os amigalhaços do investimento público das pppês e do FMI – Gostam tanto que já os convidaram 3 vezes desde aquele Abril!
    Apesar dos lugares na fila da frente, havia que perceber o que daria o nome chutado para canditato, qual peão de brega!

  2. O votar num PR é assunto de cidadão,Ainda não sei em quem votarei.Uma coisa é certa estou-me nas tintas,neste caso para os apoios ou não dos partidos políticos sejam eles quais forem. Soi cidadão livre e voto pela minha vontade e análise própria.
    Os comentários de comentadores também nada me dizem.
    Oxalá que a maioria dos cidadãos comece a dar o seu grito do Ipiranga.
    Há muito que tento não ser peça de rebanho.

    • Assuntos de cidadania de livre vontade e “em consciência” (análise própria) são faces da mesma montanha no topo da qual até se pode gritar aos quatro ventos as suas próprias “libertações” desmanadas…
      Não é que do reino do Brasil e do reino de Portugal ficou o Ipiranga? Afinal 2 POVOS e a consciência comum de independência e certa multiculturalidade!
      Relevante é que cada um, como cidadão, pai, profissional, como doente, como aluno, integra muitos e variados “rebanhos”. A forma como cada qual procura e preenche o seu espaço, o que faz com ele (individualidade) independentemente dos grupos (com ou sem vida própria) a que se ache pertencer… O das camisas à “pescador”, dos solteiros, dos agnósticos etc. etc.

  3. O PS já tinha dado apoio? Uns senhores do Partido é que lançaram este desconhecido como candidato. Espero outra pessoa para Belém. Já bastam 10 anos perdidos!!

  4. Pois. Naquele partido de senhores – Soaristas, Alegristas, Eanistas(PRD), Constancionistas, Sampaístas, Guterristas, Rosetistas, Ferristas, Socratistas, Seguristas, Costistas – Os rumos são traçados conforme agitam as águas e percecionam a onda à vista “Temos que criar um mecanismo de indexação automática anual para o ordenado mínimo nacional! Se fossemos governo há 4 anos neste momento o OMN era de 525,00€” -A.Costa

  5. O PS ou qualquer outro partido só apoia um candidato que faça o mesmo que o fantoche que está em Belem faz apoiar incondicionalmente o partido e daí o Sampaio da Novoa não dar essas garantias

  6. O que mais gosto nesta página é a fotografia. Vou imprimí-la e colocar-lhe uma moldura em oiro. Vou colocá-la no sítio da casa onde a possa ver o máximo de vezes. Está o máximo!!!

  7. …O grupo da vida airada (FMI por 3 vezes desde aquele Abril)
    Ali Soares intrigado com a alegria reinante – Eleições à vista – “ainda não perceberam que o outro que está dentro é que devia ser o candidato a 1º ministro?”

RESPONDER

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …

Rússia e Síria vão partilhar controlo do nordeste sírio

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse hoje que a Turquia e a Rússia alcançaram um acordo pelo qual as forças curdas da Síria vão recuar 30 quilómetros a partir da zona fronteiriça do nordeste …

Câmara dos Comuns aprova acordo do Brexit (mas rejeita calendário apertado)

A Câmara dos Comuns aprovou esta terça-feira a primeira votação do acordo para o Brexit. No entanto, a calendarização da saída foi rejeitada numa segunda votação, deixando um impasse na data para o Brexit. Pela primeira …