António Costa continua a adiar apoio a Sampaio da Nóvoa

Steven Governo / Lusa

Desminto, mas não confirmo. Eis como António Costa nega que o PS tenha a intenção de retirar o apoio à candidatura de Sampaio da Nóvoa às eleições presidenciais, mas adia também a confirmação do apoio ao ex-reitor da Universidade de Lisboa.

Na sexta-feira surgiram notícias nos jornais Sol e i sobre a possibilidade de o PS retirar o apoio à candidatura de Sampaio da Nóvoa para apoiar Maria de Belém Roseira, caso esta se apresentasse como candidata às Presidenciais.

“Não se pode confiar em todas as notícias”, diz António Costa, em declarações divulgadas pelo Diário de Notícias. “Não disse nada”, acrescenta o líder do PS que continua a adiar a confirmação do apoio do PS a Sampaio da Nóvoa.

“No momento próprio o PS pronunciar-se-á sobre as eleições presidenciais”, diz António Costa, citado pelo mesmo jornal. “Esse momento não está definido, a nossa prioridade são as eleições legislativas“, acrescenta.

Uma posição que tem o apoio de outros históricos do partido, nomeadamente Manuel Alegre e Edite Estrela, mas que está a irritar outras figuras socialistas, como é o caso do ex-militante e fundador do PS Alfredo Barroso que diz que o PS “vai de disparate em disparate” na questão das Presidenciais.

Também citado pelo Diário de Notícias, Alfredo Barroso diz que não apoia Sampaio da Nóvoa, mas que “ainda menos apoiaria” Maria de Belém Roseira, justificando que a ex-presidente do PS não tem perfil político para o cargo de Presidente da República.

O facto de Sampaio da Nóvoa não reunir consenso entre os socialistas poderá ser uma das causas que está a adiar este eventual apoio declarado do PS ao candidato.

Mas isso também se poderá explicar pelo facto de o ex-reitor da Universidade de Lisboa não estar bem cotado nas sondagens que têm sido feitas – uma recente colocou os ainda não candidatos Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio muito à frente de Sampaio da Nóvoa e de Henrique Neto, outro candidato presidencial com ligações ao PS.

António Costa parece estar à espera de um candidato mais forte para tomar uma decisão final.

SV, ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Os amigalhaços do investimento público das pppês e do FMI – Gostam tanto que já os convidaram 3 vezes desde aquele Abril!
    Apesar dos lugares na fila da frente, havia que perceber o que daria o nome chutado para canditato, qual peão de brega!

  2. O votar num PR é assunto de cidadão,Ainda não sei em quem votarei.Uma coisa é certa estou-me nas tintas,neste caso para os apoios ou não dos partidos políticos sejam eles quais forem. Soi cidadão livre e voto pela minha vontade e análise própria.
    Os comentários de comentadores também nada me dizem.
    Oxalá que a maioria dos cidadãos comece a dar o seu grito do Ipiranga.
    Há muito que tento não ser peça de rebanho.

    • Assuntos de cidadania de livre vontade e “em consciência” (análise própria) são faces da mesma montanha no topo da qual até se pode gritar aos quatro ventos as suas próprias “libertações” desmanadas…
      Não é que do reino do Brasil e do reino de Portugal ficou o Ipiranga? Afinal 2 POVOS e a consciência comum de independência e certa multiculturalidade!
      Relevante é que cada um, como cidadão, pai, profissional, como doente, como aluno, integra muitos e variados “rebanhos”. A forma como cada qual procura e preenche o seu espaço, o que faz com ele (individualidade) independentemente dos grupos (com ou sem vida própria) a que se ache pertencer… O das camisas à “pescador”, dos solteiros, dos agnósticos etc. etc.

  3. O PS já tinha dado apoio? Uns senhores do Partido é que lançaram este desconhecido como candidato. Espero outra pessoa para Belém. Já bastam 10 anos perdidos!!

  4. Pois. Naquele partido de senhores – Soaristas, Alegristas, Eanistas(PRD), Constancionistas, Sampaístas, Guterristas, Rosetistas, Ferristas, Socratistas, Seguristas, Costistas – Os rumos são traçados conforme agitam as águas e percecionam a onda à vista “Temos que criar um mecanismo de indexação automática anual para o ordenado mínimo nacional! Se fossemos governo há 4 anos neste momento o OMN era de 525,00€” -A.Costa

  5. O PS ou qualquer outro partido só apoia um candidato que faça o mesmo que o fantoche que está em Belem faz apoiar incondicionalmente o partido e daí o Sampaio da Novoa não dar essas garantias

  6. O que mais gosto nesta página é a fotografia. Vou imprimí-la e colocar-lhe uma moldura em oiro. Vou colocá-la no sítio da casa onde a possa ver o máximo de vezes. Está o máximo!!!

  7. …O grupo da vida airada (FMI por 3 vezes desde aquele Abril)
    Ali Soares intrigado com a alegria reinante – Eleições à vista – “ainda não perceberam que o outro que está dentro é que devia ser o candidato a 1º ministro?”

RESPONDER

O que era uma brincadeira de amigos, leva Bernardo Silva a ser investigado por racismo

A Federação Inglesa de futebol está a investigar um tweet do português Bernardo Silva sobre o seu colega de equipa Benjamin Mendy, por alegado racismo. Amigos e parceiros da bola há vários anos, Bernardo Silva e …

Clientes do Espírito Santo no Dubai lesados em 630 milhões de euros

O Espírito Santo Bankers Dubai terá retirado milhões de euros das contas dos clientes para investir na compra de papel comercial da Rioforte e do Espírito Santo Bank Panamá. O Espírito Santo Bankers Dubai, antigo banco …

Indonésia diz que falhas em modelo da Boeing contribuíram para queda de avião da Lion Air

As autoridades indonésias apontaram que problemas no projeto e supervisão do Boeing 737 MAX desempenharam um papel importante no acidente da aeronave Lion Air na Indonésia em 2018. De acordo com as conclusões preliminares de um …

Há "incompatibilidade claríssima" no family gate, mas lei é "absurda"

Em Paris, Rui Rio deu a entender que concorda com o parecer do MP sobre as incompatibilidades familiares no Governo: A lei foi violada? Foi. É absurda? É. O presidente do PSD, Rui Rio, diz que …

Der Spiegel analisa mandato de Costa e compara estabilidade portuguesa à "aldeia de Astérix"

A revista alemã Der Spiegel" dedica um artigo à avaliação do mandato do executivo do "simpático Senhor Costa" e à "receita" da governação do "socialista confiável", como lhe chama no título, comparando a estabilidade portuguesa …

OMS acusa Tanzânia de não dar informações sobre suspeitas de casos de ébola no país

A Organização Mundial de Saúde diz que sabe da existência de casos suspeitos de ébola na Tanzânia e acusa as autoridades de recusarem informar sobre o assunto. A Organização Mundial de Saúde (OMS) acusa a Tanzânia …

Esqueleto do século XIII revela primeiros sinais de tortura em Itália

A História está cheia de mortes horrendas mas, de todas as formas cruéis de perder a vida, poucas são tão terroríficas como aquela documentada num esqueleto do século XIII recentemente descoberto em Itália. Segundo o IFLScience, …

"Resultados de Centeno são bons, mas o caminho para lá chegar não"

Assunção Cristas, líder do CDS, admitiu em entrevista ao Jornal de Negócios que os resultados do ministro das Finanças, Mário Centeno, são bons, mas a forma como foram alcançados não. Se a ex-professora universitária tivesse de …

Irão vai permitir que mulheres entrem nos estádios

A jovem iraniana Sahar Khodayari, de 29 anos, imolou-se em frente a um tribunal de Teerão depois de ter sido condenada a seis meses de prisão por tentar ir a um jogo. A sua morte …

Thomas Cook anuncia falência e obriga a repatriamento maciço de 600 mil turistas

O operador turístico britânico Thomas Cook anunciou falência depois de não ter conseguido encontrar, durante o fim de semana, fundos necessários para garantir a sua sobrevivência e, por isso, entrará em “liquidação imediata”. “Apesar dos esforços …