António Costa continua a adiar apoio a Sampaio da Nóvoa

Steven Governo / Lusa

Desminto, mas não confirmo. Eis como António Costa nega que o PS tenha a intenção de retirar o apoio à candidatura de Sampaio da Nóvoa às eleições presidenciais, mas adia também a confirmação do apoio ao ex-reitor da Universidade de Lisboa.

Na sexta-feira surgiram notícias nos jornais Sol e i sobre a possibilidade de o PS retirar o apoio à candidatura de Sampaio da Nóvoa para apoiar Maria de Belém Roseira, caso esta se apresentasse como candidata às Presidenciais.

“Não se pode confiar em todas as notícias”, diz António Costa, em declarações divulgadas pelo Diário de Notícias. “Não disse nada”, acrescenta o líder do PS que continua a adiar a confirmação do apoio do PS a Sampaio da Nóvoa.

“No momento próprio o PS pronunciar-se-á sobre as eleições presidenciais”, diz António Costa, citado pelo mesmo jornal. “Esse momento não está definido, a nossa prioridade são as eleições legislativas“, acrescenta.

Uma posição que tem o apoio de outros históricos do partido, nomeadamente Manuel Alegre e Edite Estrela, mas que está a irritar outras figuras socialistas, como é o caso do ex-militante e fundador do PS Alfredo Barroso que diz que o PS “vai de disparate em disparate” na questão das Presidenciais.

Também citado pelo Diário de Notícias, Alfredo Barroso diz que não apoia Sampaio da Nóvoa, mas que “ainda menos apoiaria” Maria de Belém Roseira, justificando que a ex-presidente do PS não tem perfil político para o cargo de Presidente da República.

O facto de Sampaio da Nóvoa não reunir consenso entre os socialistas poderá ser uma das causas que está a adiar este eventual apoio declarado do PS ao candidato.

Mas isso também se poderá explicar pelo facto de o ex-reitor da Universidade de Lisboa não estar bem cotado nas sondagens que têm sido feitas – uma recente colocou os ainda não candidatos Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio muito à frente de Sampaio da Nóvoa e de Henrique Neto, outro candidato presidencial com ligações ao PS.

António Costa parece estar à espera de um candidato mais forte para tomar uma decisão final.

SV, ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Os amigalhaços do investimento público das pppês e do FMI – Gostam tanto que já os convidaram 3 vezes desde aquele Abril!
    Apesar dos lugares na fila da frente, havia que perceber o que daria o nome chutado para canditato, qual peão de brega!

  2. O votar num PR é assunto de cidadão,Ainda não sei em quem votarei.Uma coisa é certa estou-me nas tintas,neste caso para os apoios ou não dos partidos políticos sejam eles quais forem. Soi cidadão livre e voto pela minha vontade e análise própria.
    Os comentários de comentadores também nada me dizem.
    Oxalá que a maioria dos cidadãos comece a dar o seu grito do Ipiranga.
    Há muito que tento não ser peça de rebanho.

    • Assuntos de cidadania de livre vontade e “em consciência” (análise própria) são faces da mesma montanha no topo da qual até se pode gritar aos quatro ventos as suas próprias “libertações” desmanadas…
      Não é que do reino do Brasil e do reino de Portugal ficou o Ipiranga? Afinal 2 POVOS e a consciência comum de independência e certa multiculturalidade!
      Relevante é que cada um, como cidadão, pai, profissional, como doente, como aluno, integra muitos e variados “rebanhos”. A forma como cada qual procura e preenche o seu espaço, o que faz com ele (individualidade) independentemente dos grupos (com ou sem vida própria) a que se ache pertencer… O das camisas à “pescador”, dos solteiros, dos agnósticos etc. etc.

  3. O PS já tinha dado apoio? Uns senhores do Partido é que lançaram este desconhecido como candidato. Espero outra pessoa para Belém. Já bastam 10 anos perdidos!!

  4. Pois. Naquele partido de senhores – Soaristas, Alegristas, Eanistas(PRD), Constancionistas, Sampaístas, Guterristas, Rosetistas, Ferristas, Socratistas, Seguristas, Costistas – Os rumos são traçados conforme agitam as águas e percecionam a onda à vista “Temos que criar um mecanismo de indexação automática anual para o ordenado mínimo nacional! Se fossemos governo há 4 anos neste momento o OMN era de 525,00€” -A.Costa

  5. O PS ou qualquer outro partido só apoia um candidato que faça o mesmo que o fantoche que está em Belem faz apoiar incondicionalmente o partido e daí o Sampaio da Novoa não dar essas garantias

  6. O que mais gosto nesta página é a fotografia. Vou imprimí-la e colocar-lhe uma moldura em oiro. Vou colocá-la no sítio da casa onde a possa ver o máximo de vezes. Está o máximo!!!

  7. …O grupo da vida airada (FMI por 3 vezes desde aquele Abril)
    Ali Soares intrigado com a alegria reinante – Eleições à vista – “ainda não perceberam que o outro que está dentro é que devia ser o candidato a 1º ministro?”

RESPONDER

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …

Kibus: o aparelho que vai revolucionar a forma como os nossos cães se alimentam

Ter cães como melhores amigos pode ser muito benéfico, mas também traz a sua dose de trabalho e responsabilidades. Levar ao veterinário, dar banho, levar a passear, brincar, dar de comer... No fundo é como …