Marcelo e Rio ainda nem são candidatos, mas já ganham a Neto e Nóvoa

PSD / Flickr

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio ainda não confirmaram que são candidatos à Presidência da República, podem nem chegar a ser candidatos, mas batem por larga margem os já anunciados candidatos Sampaio da Nóvoa e Henrique Neto. Uma sondagem coloca os dois homens conotados com o PSD amplamente destacados relativamente à concorrência de esquerda.

No barómetro de Junho do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica, divulgado pelo DN, 47% dos inquiridos admitem votar em Marcelo Rebelo de Sousa, caso venha a candidatar-se a Belém.

Desse valor, 24% assumem como “bastante provável” essa possibilidade, enquanto 23% consideram que é “muito provável”. Assim, os portugueses parecem estar dispostos a eleger o comentador da TVI logo na primeira volta.

No caso de Rui Rio, os números são menos expressivos, com 33% dos inquiridos a admitirem o voto no ex-presidente da Câmara do Porto, sendo que 20% falam desse cenário como “bastante provável” e 13% como “muito provável”.

Em termos da expectativa de Rui Rio vir a ser eleito Presidente da República, 42% dos inquiridos acreditam que isso pode suceder, enquanto 57% apostam em Marcelo Rebelo de Sousa para a sucessão a Cavaco Silva.

Já os dois candidatos assumidos, Sampaio da Nóvoa e Henrique Neto, têm muito menor expressividades nestes indicadores e, de resto, são até quase desconhecidos de muitos portugueses.

No caso de Henrique Neto, 68% dos inquiridos não sabem quem é. No caso de Sampaio da Nóvoa são 46% os que não o conhecem.

E quando confrontados com a possibilidade de votarem nos dois candidatos conotados à esquerda, a resposta “nada provável” foi dada por 51% dos inquiridos relativamente a Henrique Neto e por 40% no caso de Sampaio da Nóvoa.

Do lado favorável, apenas 3% disse ser “bastante provável” votar em Henrique Neto, enquanto 11% admitiram o mesmo relativamente a Sampaio da Nóvoa.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Investiguem um concurso para professor catedrático na Universidade Nova de Lisboa onde o Marcelo fez parte do júri. O concurso foi feito para um gaijo A e concorreu outro gaijo B. O concurso abriu e fechou durante as férias. O gaijo A esqueceu-se de concorrer dentro do prazo e admitiram o gaijo B que concorreu no prazo. Depois vieram dizer que o gaijo B não podia concorrer e eliminaram-no de forma ilegal e corrupta.

  1. Acho verdadeiramente escandaloso a abusiva censura que a comunicação social faz à candidatura há muito oficializada de Paulo Morais!!!…

    Ainda no outro dia era a Judite de Sousa no programa “Olhos nos Olhos” que tal como este artigo, ao enumerar os candidatos à Presidência, falava de Rui Rio e Marcelo que ainda nem oficializaram as candidaturas, falava de Neto e Nóvoa… Mas de Paulo Morais, o Homem que mais tem feito guerra à corrupção, ao tráfico de influências e à promiscuidade entre poder político e interesses financeiros, sobre esse…. Ninguém abre a boca.

    Suspeito e compreensível… Não interessa falar nele, nem interessa sequer que as pessoas reparem nele.

    • Caro Miguel Queiroz,
      Obrigado pelo seu comentário.
      Não temos nenhuma razão para não dar cobertura à candidatura do candidato Paulo Morais.
      Este artigo reporta a uma sondagem do DN que efectivamente apenas questionou os inquiridos acerca de quatro candidatos.

  2. Marcelo vigarista. Investiguem um concurso para professor catedrático na Universidade Nova de Lisboa onde o Marcelo fez parte do júri. O concurso foi feito para um gaijo A e concorreu outro gaijo B. O concurso abriu e fechou durante as férias. O gaijo A esqueceu-se de concorrer dentro do prazo e admitiram o gaijo B que concorreu no prazo. Depois vieram dizer que o gaijo B não podia concorrer e eliminaram-no de forma ilegal e corrupta.

RESPONDER

Parar de comer quando se está cheio nem sempre é fácil (e há uma razão para isso)

Com alguns alimentos, parar de comer — mesmo quando se está cheio — nem sempre é fácil. Isto porque algumas destas comidas podem ter sido feitas de forma a que tal aconteça. Nenhum alimento é criado …

Há milhares de misteriosos buracos no fundo do mar da Califórnia

Surgiu um novo mistério perto da costa de Big Sur, na Califórnia, no fundo do Oceano Pacífico: há milhares de pequenos fragmentos redondos retirados dos sedimentos do fundo do mar.   A descoberta foi feita como parte …

NASA apresenta "mapa do tesouro" para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho - isto é, à …

Já se sabe como é que planetas florescem a partir de pequenos pedaços de poeira

Uma equipa de investigadores validou uma teoria que pode explicar como é que os planetas crescem a partir de pequenos pedaços de poeira interestelar. O crescimento de um pequeno pedaço de poeira até um planeta inteiro …

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …