Marcelo e Rio ainda nem são candidatos, mas já ganham a Neto e Nóvoa

PSD / Flickr

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio ainda não confirmaram que são candidatos à Presidência da República, podem nem chegar a ser candidatos, mas batem por larga margem os já anunciados candidatos Sampaio da Nóvoa e Henrique Neto. Uma sondagem coloca os dois homens conotados com o PSD amplamente destacados relativamente à concorrência de esquerda.

No barómetro de Junho do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica, divulgado pelo DN, 47% dos inquiridos admitem votar em Marcelo Rebelo de Sousa, caso venha a candidatar-se a Belém.

Desse valor, 24% assumem como “bastante provável” essa possibilidade, enquanto 23% consideram que é “muito provável”. Assim, os portugueses parecem estar dispostos a eleger o comentador da TVI logo na primeira volta.

No caso de Rui Rio, os números são menos expressivos, com 33% dos inquiridos a admitirem o voto no ex-presidente da Câmara do Porto, sendo que 20% falam desse cenário como “bastante provável” e 13% como “muito provável”.

Em termos da expectativa de Rui Rio vir a ser eleito Presidente da República, 42% dos inquiridos acreditam que isso pode suceder, enquanto 57% apostam em Marcelo Rebelo de Sousa para a sucessão a Cavaco Silva.

Já os dois candidatos assumidos, Sampaio da Nóvoa e Henrique Neto, têm muito menor expressividades nestes indicadores e, de resto, são até quase desconhecidos de muitos portugueses.

No caso de Henrique Neto, 68% dos inquiridos não sabem quem é. No caso de Sampaio da Nóvoa são 46% os que não o conhecem.

E quando confrontados com a possibilidade de votarem nos dois candidatos conotados à esquerda, a resposta “nada provável” foi dada por 51% dos inquiridos relativamente a Henrique Neto e por 40% no caso de Sampaio da Nóvoa.

Do lado favorável, apenas 3% disse ser “bastante provável” votar em Henrique Neto, enquanto 11% admitiram o mesmo relativamente a Sampaio da Nóvoa.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Investiguem um concurso para professor catedrático na Universidade Nova de Lisboa onde o Marcelo fez parte do júri. O concurso foi feito para um gaijo A e concorreu outro gaijo B. O concurso abriu e fechou durante as férias. O gaijo A esqueceu-se de concorrer dentro do prazo e admitiram o gaijo B que concorreu no prazo. Depois vieram dizer que o gaijo B não podia concorrer e eliminaram-no de forma ilegal e corrupta.

  1. Acho verdadeiramente escandaloso a abusiva censura que a comunicação social faz à candidatura há muito oficializada de Paulo Morais!!!…

    Ainda no outro dia era a Judite de Sousa no programa “Olhos nos Olhos” que tal como este artigo, ao enumerar os candidatos à Presidência, falava de Rui Rio e Marcelo que ainda nem oficializaram as candidaturas, falava de Neto e Nóvoa… Mas de Paulo Morais, o Homem que mais tem feito guerra à corrupção, ao tráfico de influências e à promiscuidade entre poder político e interesses financeiros, sobre esse…. Ninguém abre a boca.

    Suspeito e compreensível… Não interessa falar nele, nem interessa sequer que as pessoas reparem nele.

    • Caro Miguel Queiroz,
      Obrigado pelo seu comentário.
      Não temos nenhuma razão para não dar cobertura à candidatura do candidato Paulo Morais.
      Este artigo reporta a uma sondagem do DN que efectivamente apenas questionou os inquiridos acerca de quatro candidatos.

  2. Marcelo vigarista. Investiguem um concurso para professor catedrático na Universidade Nova de Lisboa onde o Marcelo fez parte do júri. O concurso foi feito para um gaijo A e concorreu outro gaijo B. O concurso abriu e fechou durante as férias. O gaijo A esqueceu-se de concorrer dentro do prazo e admitiram o gaijo B que concorreu no prazo. Depois vieram dizer que o gaijo B não podia concorrer e eliminaram-no de forma ilegal e corrupta.

RESPONDER

A NASA pode já ter encontrado o misterioso Planeta X

O misterioso Planeta X, um planeta gigante desconhecido nos confins do Sistema Solar e que mexe com as órbitas de algumas das rochas do Cinturão de Kuiper, pode já ter sido visto pela NASA. Acredita-se que …

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …