Marcelo e Rio ainda nem são candidatos, mas já ganham a Neto e Nóvoa

5

PSD / Flickr

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio ainda não confirmaram que são candidatos à Presidência da República, podem nem chegar a ser candidatos, mas batem por larga margem os já anunciados candidatos Sampaio da Nóvoa e Henrique Neto. Uma sondagem coloca os dois homens conotados com o PSD amplamente destacados relativamente à concorrência de esquerda.

No barómetro de Junho do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica, divulgado pelo DN, 47% dos inquiridos admitem votar em Marcelo Rebelo de Sousa, caso venha a candidatar-se a Belém.

Desse valor, 24% assumem como “bastante provável” essa possibilidade, enquanto 23% consideram que é “muito provável”. Assim, os portugueses parecem estar dispostos a eleger o comentador da TVI logo na primeira volta.

No caso de Rui Rio, os números são menos expressivos, com 33% dos inquiridos a admitirem o voto no ex-presidente da Câmara do Porto, sendo que 20% falam desse cenário como “bastante provável” e 13% como “muito provável”.

Em termos da expectativa de Rui Rio vir a ser eleito Presidente da República, 42% dos inquiridos acreditam que isso pode suceder, enquanto 57% apostam em Marcelo Rebelo de Sousa para a sucessão a Cavaco Silva.

Já os dois candidatos assumidos, Sampaio da Nóvoa e Henrique Neto, têm muito menor expressividades nestes indicadores e, de resto, são até quase desconhecidos de muitos portugueses.

No caso de Henrique Neto, 68% dos inquiridos não sabem quem é. No caso de Sampaio da Nóvoa são 46% os que não o conhecem.

E quando confrontados com a possibilidade de votarem nos dois candidatos conotados à esquerda, a resposta “nada provável” foi dada por 51% dos inquiridos relativamente a Henrique Neto e por 40% no caso de Sampaio da Nóvoa.

Do lado favorável, apenas 3% disse ser “bastante provável” votar em Henrique Neto, enquanto 11% admitiram o mesmo relativamente a Sampaio da Nóvoa.

ZAP

5 Comments

    • Investiguem um concurso para professor catedrático na Universidade Nova de Lisboa onde o Marcelo fez parte do júri. O concurso foi feito para um gaijo A e concorreu outro gaijo B. O concurso abriu e fechou durante as férias. O gaijo A esqueceu-se de concorrer dentro do prazo e admitiram o gaijo B que concorreu no prazo. Depois vieram dizer que o gaijo B não podia concorrer e eliminaram-no de forma ilegal e corrupta.

  1. Acho verdadeiramente escandaloso a abusiva censura que a comunicação social faz à candidatura há muito oficializada de Paulo Morais!!!…

    Ainda no outro dia era a Judite de Sousa no programa “Olhos nos Olhos” que tal como este artigo, ao enumerar os candidatos à Presidência, falava de Rui Rio e Marcelo que ainda nem oficializaram as candidaturas, falava de Neto e Nóvoa… Mas de Paulo Morais, o Homem que mais tem feito guerra à corrupção, ao tráfico de influências e à promiscuidade entre poder político e interesses financeiros, sobre esse…. Ninguém abre a boca.

    Suspeito e compreensível… Não interessa falar nele, nem interessa sequer que as pessoas reparem nele.

    • Caro Miguel Queiroz,
      Obrigado pelo seu comentário.
      Não temos nenhuma razão para não dar cobertura à candidatura do candidato Paulo Morais.
      Este artigo reporta a uma sondagem do DN que efectivamente apenas questionou os inquiridos acerca de quatro candidatos.

  2. Marcelo vigarista. Investiguem um concurso para professor catedrático na Universidade Nova de Lisboa onde o Marcelo fez parte do júri. O concurso foi feito para um gaijo A e concorreu outro gaijo B. O concurso abriu e fechou durante as férias. O gaijo A esqueceu-se de concorrer dentro do prazo e admitiram o gaijo B que concorreu no prazo. Depois vieram dizer que o gaijo B não podia concorrer e eliminaram-no de forma ilegal e corrupta.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.