Marcelo e Rio ainda nem são candidatos, mas já ganham a Neto e Nóvoa

PSD / Flickr

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio ainda não confirmaram que são candidatos à Presidência da República, podem nem chegar a ser candidatos, mas batem por larga margem os já anunciados candidatos Sampaio da Nóvoa e Henrique Neto. Uma sondagem coloca os dois homens conotados com o PSD amplamente destacados relativamente à concorrência de esquerda.

No barómetro de Junho do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica, divulgado pelo DN, 47% dos inquiridos admitem votar em Marcelo Rebelo de Sousa, caso venha a candidatar-se a Belém.

Desse valor, 24% assumem como “bastante provável” essa possibilidade, enquanto 23% consideram que é “muito provável”. Assim, os portugueses parecem estar dispostos a eleger o comentador da TVI logo na primeira volta.

No caso de Rui Rio, os números são menos expressivos, com 33% dos inquiridos a admitirem o voto no ex-presidente da Câmara do Porto, sendo que 20% falam desse cenário como “bastante provável” e 13% como “muito provável”.

Em termos da expectativa de Rui Rio vir a ser eleito Presidente da República, 42% dos inquiridos acreditam que isso pode suceder, enquanto 57% apostam em Marcelo Rebelo de Sousa para a sucessão a Cavaco Silva.

Já os dois candidatos assumidos, Sampaio da Nóvoa e Henrique Neto, têm muito menor expressividades nestes indicadores e, de resto, são até quase desconhecidos de muitos portugueses.

No caso de Henrique Neto, 68% dos inquiridos não sabem quem é. No caso de Sampaio da Nóvoa são 46% os que não o conhecem.

E quando confrontados com a possibilidade de votarem nos dois candidatos conotados à esquerda, a resposta “nada provável” foi dada por 51% dos inquiridos relativamente a Henrique Neto e por 40% no caso de Sampaio da Nóvoa.

Do lado favorável, apenas 3% disse ser “bastante provável” votar em Henrique Neto, enquanto 11% admitiram o mesmo relativamente a Sampaio da Nóvoa.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Investiguem um concurso para professor catedrático na Universidade Nova de Lisboa onde o Marcelo fez parte do júri. O concurso foi feito para um gaijo A e concorreu outro gaijo B. O concurso abriu e fechou durante as férias. O gaijo A esqueceu-se de concorrer dentro do prazo e admitiram o gaijo B que concorreu no prazo. Depois vieram dizer que o gaijo B não podia concorrer e eliminaram-no de forma ilegal e corrupta.

  1. Acho verdadeiramente escandaloso a abusiva censura que a comunicação social faz à candidatura há muito oficializada de Paulo Morais!!!…

    Ainda no outro dia era a Judite de Sousa no programa “Olhos nos Olhos” que tal como este artigo, ao enumerar os candidatos à Presidência, falava de Rui Rio e Marcelo que ainda nem oficializaram as candidaturas, falava de Neto e Nóvoa… Mas de Paulo Morais, o Homem que mais tem feito guerra à corrupção, ao tráfico de influências e à promiscuidade entre poder político e interesses financeiros, sobre esse…. Ninguém abre a boca.

    Suspeito e compreensível… Não interessa falar nele, nem interessa sequer que as pessoas reparem nele.

    • Caro Miguel Queiroz,
      Obrigado pelo seu comentário.
      Não temos nenhuma razão para não dar cobertura à candidatura do candidato Paulo Morais.
      Este artigo reporta a uma sondagem do DN que efectivamente apenas questionou os inquiridos acerca de quatro candidatos.

  2. Marcelo vigarista. Investiguem um concurso para professor catedrático na Universidade Nova de Lisboa onde o Marcelo fez parte do júri. O concurso foi feito para um gaijo A e concorreu outro gaijo B. O concurso abriu e fechou durante as férias. O gaijo A esqueceu-se de concorrer dentro do prazo e admitiram o gaijo B que concorreu no prazo. Depois vieram dizer que o gaijo B não podia concorrer e eliminaram-no de forma ilegal e corrupta.

RESPONDER

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …

Roubar aos ricos para dar aos pobres. Misterioso grupo de hackers desviou dinheiro para doar à caridade

Um misterioso grupo de hackers, conhecidos como hackers Darkside, doou dinheiro a duas instituições de caridade - mas esse dinheiro foi roubado pelo mesmo grupo a grandes corporações através de um ataque de ransomware. Quase podia …

Desatualizados e com erros. IA vai vasculhar milhares de documentos da Casa Branca

O Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca (OMB) disse que as agências federais vão usar inteligência artificial (IA) para eliminar requisitos desatualizados, obsoletos e inconsistentes em dezenas de milhares de páginas de regulamentos …

EUA abre processo contra a Google por monopólio ilegal e anticoncorrência

O Departamento de Justiça norte-americano entrou esta terça-feira com uma ação judicial contra a Google por violar leis antitrust, alegando monopólio ilegal dos mercados de publicidade e de buscas na Internet, prejudicando consumidores e …

Rio acusa Governo de falhar preparação da 2.ª vaga (e alerta que a economia pode voltar a parar)

O presidente do PSD, Rui Rio, acusou esta quarta-feira o Governo de falhar na preparação da resposta à segunda vaga da pandemia da covid-19, alertando que a economia pode voltar a parar mesmo sem decisão …