Marcelo e Rio ainda nem são candidatos, mas já ganham a Neto e Nóvoa

PSD / Flickr

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio ainda não confirmaram que são candidatos à Presidência da República, podem nem chegar a ser candidatos, mas batem por larga margem os já anunciados candidatos Sampaio da Nóvoa e Henrique Neto. Uma sondagem coloca os dois homens conotados com o PSD amplamente destacados relativamente à concorrência de esquerda.

No barómetro de Junho do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica, divulgado pelo DN, 47% dos inquiridos admitem votar em Marcelo Rebelo de Sousa, caso venha a candidatar-se a Belém.

Desse valor, 24% assumem como “bastante provável” essa possibilidade, enquanto 23% consideram que é “muito provável”. Assim, os portugueses parecem estar dispostos a eleger o comentador da TVI logo na primeira volta.

No caso de Rui Rio, os números são menos expressivos, com 33% dos inquiridos a admitirem o voto no ex-presidente da Câmara do Porto, sendo que 20% falam desse cenário como “bastante provável” e 13% como “muito provável”.

Em termos da expectativa de Rui Rio vir a ser eleito Presidente da República, 42% dos inquiridos acreditam que isso pode suceder, enquanto 57% apostam em Marcelo Rebelo de Sousa para a sucessão a Cavaco Silva.

Já os dois candidatos assumidos, Sampaio da Nóvoa e Henrique Neto, têm muito menor expressividades nestes indicadores e, de resto, são até quase desconhecidos de muitos portugueses.

No caso de Henrique Neto, 68% dos inquiridos não sabem quem é. No caso de Sampaio da Nóvoa são 46% os que não o conhecem.

E quando confrontados com a possibilidade de votarem nos dois candidatos conotados à esquerda, a resposta “nada provável” foi dada por 51% dos inquiridos relativamente a Henrique Neto e por 40% no caso de Sampaio da Nóvoa.

Do lado favorável, apenas 3% disse ser “bastante provável” votar em Henrique Neto, enquanto 11% admitiram o mesmo relativamente a Sampaio da Nóvoa.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Investiguem um concurso para professor catedrático na Universidade Nova de Lisboa onde o Marcelo fez parte do júri. O concurso foi feito para um gaijo A e concorreu outro gaijo B. O concurso abriu e fechou durante as férias. O gaijo A esqueceu-se de concorrer dentro do prazo e admitiram o gaijo B que concorreu no prazo. Depois vieram dizer que o gaijo B não podia concorrer e eliminaram-no de forma ilegal e corrupta.

  1. Acho verdadeiramente escandaloso a abusiva censura que a comunicação social faz à candidatura há muito oficializada de Paulo Morais!!!…

    Ainda no outro dia era a Judite de Sousa no programa “Olhos nos Olhos” que tal como este artigo, ao enumerar os candidatos à Presidência, falava de Rui Rio e Marcelo que ainda nem oficializaram as candidaturas, falava de Neto e Nóvoa… Mas de Paulo Morais, o Homem que mais tem feito guerra à corrupção, ao tráfico de influências e à promiscuidade entre poder político e interesses financeiros, sobre esse…. Ninguém abre a boca.

    Suspeito e compreensível… Não interessa falar nele, nem interessa sequer que as pessoas reparem nele.

    • Caro Miguel Queiroz,
      Obrigado pelo seu comentário.
      Não temos nenhuma razão para não dar cobertura à candidatura do candidato Paulo Morais.
      Este artigo reporta a uma sondagem do DN que efectivamente apenas questionou os inquiridos acerca de quatro candidatos.

  2. Marcelo vigarista. Investiguem um concurso para professor catedrático na Universidade Nova de Lisboa onde o Marcelo fez parte do júri. O concurso foi feito para um gaijo A e concorreu outro gaijo B. O concurso abriu e fechou durante as férias. O gaijo A esqueceu-se de concorrer dentro do prazo e admitiram o gaijo B que concorreu no prazo. Depois vieram dizer que o gaijo B não podia concorrer e eliminaram-no de forma ilegal e corrupta.

RESPONDER

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …

Mais oito mortes e 342 novos casos. Mais 305 pessoas dadas como recuperadas

Portugal regista este sábado mais oito mortes por covid-19 e mais 342 casos confirmados em relação a sexta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS, há 46.221 casos …

Ainda há esperança para os gorilas mais raros do mundo. Foram fotografados com crias

Os gorilas do rio Cross, os mais raros do mundo, foram fotografados na Nigéria com algumas crias, aumentando a esperança para esta espécie de primatas. A fotografias foram divulgadas por uma organização não-governamental nigeriana, a …

"Já sofreu muito". Trump comuta pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comutou a pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone, que foi condenado em fevereiro a 40 meses de prisão, anunciou sexta-feira a Casa Branca. Roger …

Armas, droga, sucata e prostituição financiam neonazis portugueses (mas lucros não vão todos para a causa)

Os grupos neonazis portugueses são "bastante desorganizados" e financiam-se com dinheiro obtido em negócios ilícitos, como o tráfico de armas, de droga e de mulheres para prostituição e a sucata. Mas os ganhos obtidos não …

"Nem de perto nem de longe". DGS não recomenda reabertura de parques infantis

A reabertura de parques infantis não é “nem de perto nem de longe” recomendada pela Direção-Geral de Saúde (DGS), disse a diretora-geral que explicou que as crianças devem brincar no modelo de “bolhas familiares”. “Pela sua …

Pastor presbiteriano é o novo (e quarto) ministro da Educação de Bolsonaro

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, nomeou esta sexta-feira o professor e pastor presbiteriano Milton Ribeiro para ministro da Educação, sucedendo no cargo a Carlos Decotelli, que se demitiu antes de tomar posse. É o quarto ministro …