António Costa abandona Câmara de Lisboa antes da campanha eleitoral

SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

-

António Costa deverá sair da Câmara de Lisboa antes do início da campanha eleitoral, apesar da lei exigir que o faça apenas depois das eleições, caso vença.

De acordo com o jornal i, uma das hipóteses sobre a mesa é que o secretário-geral do PS possa abandonar a presidência da Câmara Municipal da capital quando o Presidente marcar a data das eleições, apesar de a data concreta ainda não estar definida.

A lei prevê que as eleições sejam marcadas com 60 dias de antecedência. Se Cavaco Silva decidir agendar as legislativas para o dia 27 de setembro, a data terá que ser anunciada antes de ir de férias, no fim de julho.

Entretanto, a permanência de António Costa à frente da Câmara Municipal tem gerado algum burburinho, já que o autarca disse sempre que deixaria a câmara de Lisboa “no momento oportuno” para se dedicar a 100% ao cargo de secretário-geral do PS.

De notar, no entanto, que em 2011, para justificar a decisão de não se candidatar a secretário-geral como sucessor de José Sócrates, foi o próprio Costa a afirmar a incompatibilidade dos dois cargos.

O i recorda que, em 1991, o facto do então secretário-geral do Partido Socialista, Jorge Sampaio, ser presidente da Câmara de Lisboa foi considerado penalizador para o partido, que veio a perder as eleições de outubro desse ano, com Cavaco Silva a renovar a maioria absoluta do PSD.

O jornal conclui que a permanência de António Costa na Câmara de Lisboa enquanto faz campanha eleitoral para as legislativas está “fora de todas as probabilidades”.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. São todos iguais e, por isso, nada valem. vamos arranjar políticos sérios e honestos que governem para o desenvolvimento e bem-estar dos portugueses e não para as máquinas partidárias. Acabem com os jobs for the boys. não acham que já chega??? tenham em atenção que tudo tem um limite, inclusive a paciência dos portugueses.

  2. Lamentável. Então o compromisso com os cidadãos lisbonenses. Vale tudo, não há políticos honestos em Portugal.

RESPONDER

PSD dá um salto nas sondagens e Rio é o único com avaliação positiva

O PS subiu nas intenções de voto, mas é o PSD que dá o maior salto. Depois da polémica das golas antifumo, Costa tem avaliação negativa, deixando Rio como único líder com avaliação positiva. A duas …

O que era uma brincadeira de amigos, leva Bernardo Silva a ser investigado por racismo

A Federação Inglesa de futebol está a investigar um tweet do português Bernardo Silva sobre o seu colega de equipa Benjamin Mendy, por alegado racismo. Amigos e parceiros da bola há vários anos, Bernardo Silva e …

Clientes do Espírito Santo no Dubai lesados em 630 milhões de euros

O Espírito Santo Bankers Dubai terá retirado milhões de euros das contas dos clientes para investir na compra de papel comercial da Rioforte e do Espírito Santo Bank Panamá. O Espírito Santo Bankers Dubai, antigo banco …

Indonésia diz que falhas em modelo da Boeing contribuíram para queda de avião da Lion Air

As autoridades indonésias apontaram que problemas no projeto e supervisão do Boeing 737 MAX desempenharam um papel importante no acidente da aeronave Lion Air na Indonésia em 2018. De acordo com as conclusões preliminares de um …

Há "incompatibilidade claríssima" no family gate, mas lei é "absurda"

Em Paris, Rui Rio deu a entender que concorda com o parecer do MP sobre as incompatibilidades familiares no Governo: A lei foi violada? Foi. É absurda? É. O presidente do PSD, Rui Rio, diz que …

Der Spiegel analisa mandato de Costa e compara estabilidade portuguesa à "aldeia de Astérix"

A revista alemã Der Spiegel" dedica um artigo à avaliação do mandato do executivo do "simpático Senhor Costa" e à "receita" da governação do "socialista confiável", como lhe chama no título, comparando a estabilidade portuguesa …

OMS acusa Tanzânia de não dar informações sobre suspeitas de casos de ébola no país

A Organização Mundial de Saúde diz que sabe da existência de casos suspeitos de ébola na Tanzânia e acusa as autoridades de recusarem informar sobre o assunto. A Organização Mundial de Saúde (OMS) acusa a Tanzânia …

Esqueleto do século XIII revela primeiros sinais de tortura em Itália

A História está cheia de mortes horrendas mas, de todas as formas cruéis de perder a vida, poucas são tão terroríficas como aquela documentada num esqueleto do século XIII recentemente descoberto em Itália. Segundo o IFLScience, …

"Resultados de Centeno são bons, mas o caminho para lá chegar não"

Assunção Cristas, líder do CDS, admitiu em entrevista ao Jornal de Negócios que os resultados do ministro das Finanças, Mário Centeno, são bons, mas a forma como foram alcançados não. Se a ex-professora universitária tivesse de …

Irão vai permitir que mulheres entrem nos estádios

A jovem iraniana Sahar Khodayari, de 29 anos, imolou-se em frente a um tribunal de Teerão depois de ter sido condenada a seis meses de prisão por tentar ir a um jogo. A sua morte …