Além de Maria Luís Albuquerque, há mais 37 deputados que acumulam rendimentos

PSD / Flickr

-

Maria Luís Albuquerque não é a única deputada que acumula as funções no Parlamento com um cargo suplementar remunerado. Há mais 37 deputados que o fazem.

Um dado apurado pelo Correio da Manhã, no rescaldo do anúncio de que Maria Luís Albuquerque foi contratada pela empresa Arrow Global, uma gestora de dívidas britânica que teve negócios com o Banif.

De acordo com o jornal, além da ex-ministra, há 37 deputados que têm uma actividade remunerada para lá das suas funções na Assembleia da República.

Isto dá um total de 16,5% no universo total de 230 deputados, com o PSD a surgir à cabeça com mais casos, respectivamente 21. O PS conta 11 deputados que acumulam rendimentos, o CDS-PP soma 5 e o PCP contabiliza 1.

Apenas o Bloco de Esquerda, Os Verdes e o PAN não têm deputados com actividades remuneradas para lá do Parlamento.

O CM sustenta, contudo, que nem todos os deputados apresentaram o seu registo de interesses, pelo que o número poderá ser maior.

Entre as profissões exercidas fora do Parlamento, o jornal refere que a maioria são advogados (21) e professores (6).

Um deputado tem um ordenado mensal base de 3.624 euros, que pode aumentar para os 5 mil euros com as ajudas de custo.

Em termos brutos, feitos os descontos, um deputado pode ganhar cerca de 3.500 euros. Em regime de exclusividade tem ainda direito a mais 300 euros por mês.

No caso de Maria Luís Albuquerque, a ex-ministra vai receber 5 mil euros por mês pelas suas funções não executivas e em part-time na Arrow Global.

ZAP

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Assim vale apenas… trabalhar para o estado com ordenados de 5000€/mês mais, um parte-time com outros 5000€/mês…
    Que eu saiba não é proibido ter vários empregos!
    Mas é uma vergonha (“político não tem vergonha”) andaram a gozar com o Zé todos os dias e ainda dizem que não ganham para as desprezas! Assim o desemprego não vai diminuir… os bons empregos são sempre para os mesmos!
    O problema é que estes empregos são fruto dos arranjinhos, os governos dão a estas empresas com uma mão e depois estas empresas dão aos ex-governantes com a outra… Engenhoso não?

  2. A maioria são de direita porque os de esquerda não servem para trabalhar. Só para protestar. Basta ver que o Bloco de Esquerda não tem ninguém com emprego. Imaginem só o Francisco Louçã a trabalhar numa empresa. Passaria os dias com demagogia a querer reformular as suas funções, por em causa a legitimidade das chefias e protestar contra a exploração do proletariado. É que ele não sabe fazer mais nada.

  3. Carta a’ autoridade de regulacao dos media.
    Esxmos Srs,
    Junto anexo evidencia de descarada censura politica levada a cabo pelo media “http://zap.aeiou.pt/”.
    Por mais de uma vez, estes senhores exerceram censura e bloquearam , sem dar explicacoes, opinioes que contrariavam nao so’ a orientacao de direita de artigos, como de outros comentadores de direita extrema.
    Nao existe outra explicacao plausivel. O tom, nao e’ – pululam comentarios identificando nomes de esquerda como gatunos, corruptos, que deveriam ser presos ou pior.
    As opinioes censuradas sao directamente relacionadas com o tema. Nao pode ser pela dimensao – foram censuradas opinioes curtas e opinioes longas, e existem comentarios mais longos que os censurados.
    E’ legal? Se sim, e’ triste que o seja, mas certamente viola a etica.
    No minimo, estes senhores devem ser denunciados como um media que usa o lapiz azul fascista, e nao pode ser permitido terem a aura de “media” com respeito pela democracia.
    Cumprimentos,
    segue-se assinatura.

  4. Aqui estao os media controlados pelo Comite Central PAFioso a vir em socorro, obedientemente, da Luisinha Albuquerque.
    O que esta’ em causa nao e’ deputados com outros empregos. E’ que este emprego da ex-Ministra e’ com uma empresa cujo negocio e’ lucrar com as bancarrotas – incluindo e especialmente com a bancarrota que esta ministra ajudou a criar – o BANIF.
    Acresce que um deputado continuar a ser professor, nada tem de extraordinario, mas o curriculum desta senhora na area em causa, daria quando muito para ela ser estagiaria, nunca com esse salario obsceno. A empresa esta’ a comprar conhecimento privelegiado que ela tem sobre a situacao de bancos, por ter sido a ministra com poderes para ter informacao especial.
    E’ escandaloso que a senhora va’ ganhar dinheiro com quem lucra dos dislates da banca, e ainda por cima tendo informacao que deveria ser EXCLUSIVAMENTE para uso de funcoes PUBLICAs e nunca privadas.
    Eis porque e’ uma manobra descarada tentar “dissolver” o “caso”, no facto de haver mais deputados com outros empregos. A grande vantagem deste artigo e’ que DEMONSTRA, mais uma vez, a intencao politica e a agenda politica destes “Jornalistas” e destes jornais.

  5. Portanto, se bem percebo, a “notícia” é que há muitos vigaristas a servirem-se do lugar de deputado na Assembleia da República e não é só a Marilú. Grande novidade!

  6. Eis a resposta a todos aqueles que, com desdém, falam dos partidos de esquerda como sendo os xuxas, etc.
    Olhando para a lista dá bem para ver que os xuxas afinal têm tons alaranjados…

RESPONDER

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministro decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …

Podem ter sido encontradas as pegadas de Neandertal mais antigas da Europa

Há cerca de 100 mil anos, uma grande família de Neandertais caminhou ao longo de uma praia naquilo que hoje é o sul de Espanha. Tal como qualquer criança que se preze, os mais novos …

Biden e Merkel pedem a retirada de militares russos (mas já há navios dos EUA a caminho)

Um dia depois de a Rússia anunciar que estava a realizar "exercícios militares" perto da fronteira ucraniana, a Ucrânia indicou também estar a proceder a manobras militares. Joe Biden e Angela Merkel apelaram esta quarta-feira …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: FC Porto com baliza tão longe...no Irão

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/chelsea-0-1-fc-porto-o-musical Tu, que estás aí desse lado, admite: nunca tinhas ouvido estes acordes: Eu apresento: é o hino oficial da Liga dos Campeões, a competição mais mediática de clubes no futebol. E é nessa competição que continuava …