Maria Luís Albuquerque contratada por gestora de crédito que negociou com o Banif

EU Council Eurozone / Flickr

A Ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

Maria Luís Albuquerque, ex-ministra das Finanças, acaba de ser nomeada para diretora não executiva do Arrow Global, grupo britânico de gestão de crédito que tem em Portugal clientes como o Banif, o BCP ou o Montepio.

Num comunicado publicado na sua página oficial, o grupo Arrow Global informa que indicou a atual deputada do PSD como diretora não executiva com efeitos a partir de segunda-feira, para integrar o Comité de Auditoria e Risco da líder europeia de aquisição e gestão de portefólios de crédito.

O presidente do conselho de administração do grupo, Jonathan Bloomer, afirma estar “encantado” com a nomeação da ex-ministra das Finanças de Passos Coelho para o conselho de administração, destacando os cargos públicos desempenhados por Maria Luís Albuquerque.

Jonathan Bloomer considera que a experiência de Maria Luís Albuquerque como governante e na Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) “vai enriquecer” o grupo, que prevê “expandir-se a novas geografias e novas classes de ativos”.

A notícia da contratação já foi comentada por Catarina Martins, porta-voz do Bloco de Esquerda, que denuncia os “lucros recorde” da Global Arrow em 2015, “graças a negócios em Portugal e na Holanda”. “Comprou duas empresas do setor em Portugal, Whitestar e Gesphone, que sabemos estar envolvidas na compra de ativos do Banif“, escreve a líder do BE.

Maria Luís Albuquerque já veio a público assegurar que “a função de administradora não executiva não tem nenhuma incompatibilidade ou impedimento legal pelo facto de ter sido ministra de Estado e das Finanças e de ser deputada”.

“As funções que vou desempenhar são de natureza estritamente não executiva, isto é, sem participação nas decisões sobre negócios em concreto em Portugal ou noutros países”, lê-se no comunicado distribuído esta tarde pela ex-ministra.

No que toca ao seu papel durante o período enquanto ministra das Finanças – em que tutelava o sector da banca, nomeadamente em 2014, quando a Arrow comprou créditos do Banif -, a atual parlamentar do PSD garante que “nenhuma decisão tomada pela empresa no passado foi condicionada ou influenciada por qualquer tipo de decisão que eu tenha tomado”.

“Qualquer outra leitura que possa ser feita desta nomeação só pode ser entendida como mero aproveitamento politico partidário”, defende Maria Luís Albuquerque.

Crédito malparado do Banif

No portal esquerda.net, ligado ao Bloco de Esquerda, é referido que o grupo Arrow Global, sediado em Londres, “tornou-se líder da gestão de crédito malparado em Portugal, ao adquirir no ano passado a Whitestar e a Gesphone, duas empresas do mesmo ramo. A Whitestar está também envolvida na gestão de crédito malparado do Banif”.

No ano passado, a Arrow Global adquiriu a Whitestar por 48 milhões de euros à Carval Investors, que tinha cerca de 300 colaboradores em Portugal. A Whitestar, que operava no mercado nacional desde 2007, pertenceu ao falido Lehman Brothers e esteve depois sob gestão da consultora PricewaterhouseCoopers (PwC) até 2014, quando foi vendida à Carval.

Segundo uma apresentação a investidores do verão em 2015, publicada no site do grupo, a Arrow Global gere em Portugal uma carteira de crédito de 5,5 mil milhões de euros, tendo entre os clientes os bancos Santander, Banif, Millennium BCP, Banco Popular, Montepio, Finibanco, Crédito Agrícola, Cofidis, entre outras empresas de renome do setor financeiro.

No setor não financeiro, entre os clientes da Arrow Global estão as companhias de seguros Açoreana e AXA e ainda a Vodafone.

ZAP

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Será o prémio pelos bons serviços que prestou à Global Arrow
    relativamente à forma como geriu as politicas para a resolução do Banif?

  2. Tanto bom gestor por esse mundo fora e logo esta nomeação veio cair no colo da nossa eficiente ex-ministra…
    … já parece a cagadela da andorinha na cabeça do espectador do jogo de futebol com 80.000 espectadores.

  3. É no mínimo de muito mau gosto este novo “emprego” da Maria Luisa; será que lhe estão a pagar algum favor pela forma, desastrosa para o erário publico, de como conduziu as negociações referentes ao Banif?
    A diva do governo do Coelho e do Irrevogável afinal tinha (também) pés de barro.

  4. … razão para não nós surpreendermos do des interesse pela politica, por parte do cidadāo comum…como eu, por exemplo.

  5. Ora bem!
    Também a maria trata de preparar um lugar ao sol e por salvaguardar o seu futuro! Tudo isso depois de como anterior ministra da Finanças ter tratado de se servir e de servir os amigos. Porque se há algo que destingue os políticos hoje em dia é o facto de irem para a coisa pública, não para servirem o povo ou o país, mas antes para SE SERVIREM a eles próprios. Desengane-se quem pensava o contrário. E, por regra, acabam deixando a politica ricos e abastados, com uma valente reforma!

  6. Mas ….. pior que esta senhora, foi o anterior chefe dela.
    Esse saiu da cadeira do Ministério directamente para a entidade com quem negociou os empréstimos a Portugal.
    Já para não falar do Ministro da Economia do mesmo Governo.
    —–
    Se pensam que estes senhores saem de multinacionais a ganhar rios de dinheiro, para Ministros a ganhar tuta e meia, só pela vontade de serem úteis ao País, desenganem-se.
    —–
    Já dizia Salazar que quem quer ser Ministro é para regressar ao mercado a ganhar 10 vezes mais !!!!
    ……
    E, felizmente, desta gente desinteressada, há-os de todos os quadrantes políticos.

  7. São as máfias a exercerem o seu poder, sendo que os povos estão completamente desamparados.
    Ás armas,
    Ás armas,
    Pela Pátria lutar,
    Ás armas…

  8. Está implicito que a Arrow já ganhou muito com as aquisições que fez, esta é uma forma corrupta de agradecimento…. mas desta senhora e do marido tudo se espera!

  9. Marilu o que fizeste tu? 3 meses ministra das finanças foste para um fundo britânico que tinha negócios que só prejudicar AM p Estado Português e agora marilu!! vais representá-los! Es uma vergonha marilu nem o lugar de deputada mereces marilu vai….

  10. Ora então a madame marilú já se orientou.
    É escandalosa a forma como esta gentalha se comporta! Aqui há uns anos os governantes de treta ainda tinham algum decoro mas agora….

    Como alguém já aqui escreveu, a marilú tem algum extraordinário curriculo que justifique esta nomeação relampago para a Arrow? Não, não tem! E isto leva-nos a questionar, com total legitimidade, porque carga de agua foi a marilú presenteada.
    Da suspeita já não se livra mas será sol de pouca dura pois alguns jornalecos e outros meios de comunicação “serios” que por ai andam, tratarão de trazer o Socrates à baila outra vez, para entreter o povão e desviar atenções. E o giro é que funciona mesmo!

RESPONDER

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …