Maria Luís Albuquerque contratada por gestora de crédito que negociou com o Banif

EU Council Eurozone / Flickr

A Ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

Maria Luís Albuquerque, ex-ministra das Finanças, acaba de ser nomeada para diretora não executiva do Arrow Global, grupo britânico de gestão de crédito que tem em Portugal clientes como o Banif, o BCP ou o Montepio.

Num comunicado publicado na sua página oficial, o grupo Arrow Global informa que indicou a atual deputada do PSD como diretora não executiva com efeitos a partir de segunda-feira, para integrar o Comité de Auditoria e Risco da líder europeia de aquisição e gestão de portefólios de crédito.

O presidente do conselho de administração do grupo, Jonathan Bloomer, afirma estar “encantado” com a nomeação da ex-ministra das Finanças de Passos Coelho para o conselho de administração, destacando os cargos públicos desempenhados por Maria Luís Albuquerque.

Jonathan Bloomer considera que a experiência de Maria Luís Albuquerque como governante e na Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) “vai enriquecer” o grupo, que prevê “expandir-se a novas geografias e novas classes de ativos”.

A notícia da contratação já foi comentada por Catarina Martins, porta-voz do Bloco de Esquerda, que denuncia os “lucros recorde” da Global Arrow em 2015, “graças a negócios em Portugal e na Holanda”. “Comprou duas empresas do setor em Portugal, Whitestar e Gesphone, que sabemos estar envolvidas na compra de ativos do Banif“, escreve a líder do BE.

Maria Luís Albuquerque já veio a público assegurar que “a função de administradora não executiva não tem nenhuma incompatibilidade ou impedimento legal pelo facto de ter sido ministra de Estado e das Finanças e de ser deputada”.

“As funções que vou desempenhar são de natureza estritamente não executiva, isto é, sem participação nas decisões sobre negócios em concreto em Portugal ou noutros países”, lê-se no comunicado distribuído esta tarde pela ex-ministra.

No que toca ao seu papel durante o período enquanto ministra das Finanças – em que tutelava o sector da banca, nomeadamente em 2014, quando a Arrow comprou créditos do Banif -, a atual parlamentar do PSD garante que “nenhuma decisão tomada pela empresa no passado foi condicionada ou influenciada por qualquer tipo de decisão que eu tenha tomado”.

“Qualquer outra leitura que possa ser feita desta nomeação só pode ser entendida como mero aproveitamento politico partidário”, defende Maria Luís Albuquerque.

Crédito malparado do Banif

No portal esquerda.net, ligado ao Bloco de Esquerda, é referido que o grupo Arrow Global, sediado em Londres, “tornou-se líder da gestão de crédito malparado em Portugal, ao adquirir no ano passado a Whitestar e a Gesphone, duas empresas do mesmo ramo. A Whitestar está também envolvida na gestão de crédito malparado do Banif”.

No ano passado, a Arrow Global adquiriu a Whitestar por 48 milhões de euros à Carval Investors, que tinha cerca de 300 colaboradores em Portugal. A Whitestar, que operava no mercado nacional desde 2007, pertenceu ao falido Lehman Brothers e esteve depois sob gestão da consultora PricewaterhouseCoopers (PwC) até 2014, quando foi vendida à Carval.

Segundo uma apresentação a investidores do verão em 2015, publicada no site do grupo, a Arrow Global gere em Portugal uma carteira de crédito de 5,5 mil milhões de euros, tendo entre os clientes os bancos Santander, Banif, Millennium BCP, Banco Popular, Montepio, Finibanco, Crédito Agrícola, Cofidis, entre outras empresas de renome do setor financeiro.

No setor não financeiro, entre os clientes da Arrow Global estão as companhias de seguros Açoreana e AXA e ainda a Vodafone.

ZAP

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Será o prémio pelos bons serviços que prestou à Global Arrow
    relativamente à forma como geriu as politicas para a resolução do Banif?

  2. Tanto bom gestor por esse mundo fora e logo esta nomeação veio cair no colo da nossa eficiente ex-ministra…
    … já parece a cagadela da andorinha na cabeça do espectador do jogo de futebol com 80.000 espectadores.

  3. É no mínimo de muito mau gosto este novo “emprego” da Maria Luisa; será que lhe estão a pagar algum favor pela forma, desastrosa para o erário publico, de como conduziu as negociações referentes ao Banif?
    A diva do governo do Coelho e do Irrevogável afinal tinha (também) pés de barro.

  4. … razão para não nós surpreendermos do des interesse pela politica, por parte do cidadāo comum…como eu, por exemplo.

  5. Ora bem!
    Também a maria trata de preparar um lugar ao sol e por salvaguardar o seu futuro! Tudo isso depois de como anterior ministra da Finanças ter tratado de se servir e de servir os amigos. Porque se há algo que destingue os políticos hoje em dia é o facto de irem para a coisa pública, não para servirem o povo ou o país, mas antes para SE SERVIREM a eles próprios. Desengane-se quem pensava o contrário. E, por regra, acabam deixando a politica ricos e abastados, com uma valente reforma!

  6. Mas ….. pior que esta senhora, foi o anterior chefe dela.
    Esse saiu da cadeira do Ministério directamente para a entidade com quem negociou os empréstimos a Portugal.
    Já para não falar do Ministro da Economia do mesmo Governo.
    —–
    Se pensam que estes senhores saem de multinacionais a ganhar rios de dinheiro, para Ministros a ganhar tuta e meia, só pela vontade de serem úteis ao País, desenganem-se.
    —–
    Já dizia Salazar que quem quer ser Ministro é para regressar ao mercado a ganhar 10 vezes mais !!!!
    ……
    E, felizmente, desta gente desinteressada, há-os de todos os quadrantes políticos.

  7. São as máfias a exercerem o seu poder, sendo que os povos estão completamente desamparados.
    Ás armas,
    Ás armas,
    Pela Pátria lutar,
    Ás armas…

  8. Está implicito que a Arrow já ganhou muito com as aquisições que fez, esta é uma forma corrupta de agradecimento…. mas desta senhora e do marido tudo se espera!

  9. Marilu o que fizeste tu? 3 meses ministra das finanças foste para um fundo britânico que tinha negócios que só prejudicar AM p Estado Português e agora marilu!! vais representá-los! Es uma vergonha marilu nem o lugar de deputada mereces marilu vai….

  10. Ora então a madame marilú já se orientou.
    É escandalosa a forma como esta gentalha se comporta! Aqui há uns anos os governantes de treta ainda tinham algum decoro mas agora….

    Como alguém já aqui escreveu, a marilú tem algum extraordinário curriculo que justifique esta nomeação relampago para a Arrow? Não, não tem! E isto leva-nos a questionar, com total legitimidade, porque carga de agua foi a marilú presenteada.
    Da suspeita já não se livra mas será sol de pouca dura pois alguns jornalecos e outros meios de comunicação “serios” que por ai andam, tratarão de trazer o Socrates à baila outra vez, para entreter o povão e desviar atenções. E o giro é que funciona mesmo!

RESPONDER

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …