Maria Luís vai receber 5 mil euros por mês por menos de uma semana de trabalho

PSD / Flickr

A ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

A ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

A ex-ministra das Finanças irá receber cinco mil euros por menos de uma semana de trabalho por mês, aos quais se somam os cerca de 3400 euros que ainda recebe como deputada.

Maria Luís Albuquerque inicia funções como nova administradora não executiva da Arrow Global já esta segunda-feira mas será no próximo dia 24 que se dirige até à sede da empresa, em Manchester, para uma primeira reunião, avança o Diário de Notícias.

Segundo uma fonte próxima da ex-ministra, em declarações ao mesmo jornal, está previsto que Maria Luís “trabalhe uma média de dois a quatro dias por mês“, sendo por isso perfeitamente possível que continue a assumir o cargo de deputada.

Ainda no início desta semana, a subcomissão de ética se deverá pronunciar para dizer se existe, ou não, incompatibilidade entre o seu novo emprego e o trabalho enquanto deputada.

A ex-governante ficará responsável por aconselhar a empresa na área de auditoria e avaliação de risco, “não lhe cabendo a tomada de decisões operacionais” ou ter “sequer contacto,  mesmo indiretamente, com potenciais clientes”, diz a mesma fonte.

Ao que apurou o mesmo jornal, tendo em conta o relatório e contas da Arrow, a remuneração prevista para o seu cargo é um total de 53 mil libras anuais, cerca de 70 mil euros.

Assim, a ex-ministra deverá receber cinco mil euros por mês, aos quais se somam ainda os 3426,48 euros que recebe como deputada, um lugar do qual não pretende abdicar.

Porém, o Correio da Manhã avança um valor de 100 mil euros anuais porque, aos anteriores 70 mil, somar-se-á um prémio em função dos resultados anuais obtidos.

Segundo o DN, os impostos sobre os rendimentos arrecadados serão pagos em Portugal, visto que Maria Luís tem morada fiscal registada no país, o que se traduz no pagamento da sobretaxa máxima (3,5%)  e entrada no escalão de topo do IRS (acima dos 80 mil euros anuais).

 ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Houve quem dissesse que o melhor emprego em Portugal seria o de Ex-Ministro… Bem verdade! Mas a Maria Luis exagera! Infelizmente nada vai acontecer e a mulher vai-se ficar a rir… E ainda falam dos xuxas… Se o dinheiro sujo existisse, seria laranja!

  2. Ora bem, a sra Maria Luís não podia ir para empregada de limpeza, embora tenha perfil. Logo teria de ir para deputada porque as suas intervenções fazem tanta falta a Portugal como a fome e também teria de ir vender os segredos de tesouraria e finanças públicas desta nossa velha e tonta pátria aos nossos velhos e traidores aliados, pela ninharia conjunta de 10 mil euros. Mas hás-de morrer, Maria Luísa, e tudo aqui deixarás dos proventos de tão despudorada conduta. A ganância e a mania das grandezas nunca foram boas conselheiras… espera-se ao menos que mates a fome mensalmente a meia dúzia de pelintras de Braga dos muitos que por lá há.

  3. Mas alguém acredita que esta mulher esteve no governo para tentar resolver os problemas do país? Estão bem enganados, pois ela e todos os políticos vão para o governo para se governarem a eles, alisarem terreno, favorecer vergonhosamente os amigalhaços, em desfavor do povo. O que esta mulher fez foi isto, e agora tem a paga.

  4. Isto realmente até tem graça sem ter graça nenhuma. Como é que toda esta gentalha só fala que é preciso austeridade, mais austeridade quando eles só querem euros, euros e mais euros. São realmente uma corja do pior que existe

RESPONDER

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …