Maria Luís vai receber 5 mil euros por mês por menos de uma semana de trabalho

PSD / Flickr

A ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

A ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

A ex-ministra das Finanças irá receber cinco mil euros por menos de uma semana de trabalho por mês, aos quais se somam os cerca de 3400 euros que ainda recebe como deputada.

Maria Luís Albuquerque inicia funções como nova administradora não executiva da Arrow Global já esta segunda-feira mas será no próximo dia 24 que se dirige até à sede da empresa, em Manchester, para uma primeira reunião, avança o Diário de Notícias.

Segundo uma fonte próxima da ex-ministra, em declarações ao mesmo jornal, está previsto que Maria Luís “trabalhe uma média de dois a quatro dias por mês“, sendo por isso perfeitamente possível que continue a assumir o cargo de deputada.

Ainda no início desta semana, a subcomissão de ética se deverá pronunciar para dizer se existe, ou não, incompatibilidade entre o seu novo emprego e o trabalho enquanto deputada.

A ex-governante ficará responsável por aconselhar a empresa na área de auditoria e avaliação de risco, “não lhe cabendo a tomada de decisões operacionais” ou ter “sequer contacto,  mesmo indiretamente, com potenciais clientes”, diz a mesma fonte.

Ao que apurou o mesmo jornal, tendo em conta o relatório e contas da Arrow, a remuneração prevista para o seu cargo é um total de 53 mil libras anuais, cerca de 70 mil euros.

Assim, a ex-ministra deverá receber cinco mil euros por mês, aos quais se somam ainda os 3426,48 euros que recebe como deputada, um lugar do qual não pretende abdicar.

Porém, o Correio da Manhã avança um valor de 100 mil euros anuais porque, aos anteriores 70 mil, somar-se-á um prémio em função dos resultados anuais obtidos.

Segundo o DN, os impostos sobre os rendimentos arrecadados serão pagos em Portugal, visto que Maria Luís tem morada fiscal registada no país, o que se traduz no pagamento da sobretaxa máxima (3,5%)  e entrada no escalão de topo do IRS (acima dos 80 mil euros anuais).

 ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Houve quem dissesse que o melhor emprego em Portugal seria o de Ex-Ministro… Bem verdade! Mas a Maria Luis exagera! Infelizmente nada vai acontecer e a mulher vai-se ficar a rir… E ainda falam dos xuxas… Se o dinheiro sujo existisse, seria laranja!

  2. Ora bem, a sra Maria Luís não podia ir para empregada de limpeza, embora tenha perfil. Logo teria de ir para deputada porque as suas intervenções fazem tanta falta a Portugal como a fome e também teria de ir vender os segredos de tesouraria e finanças públicas desta nossa velha e tonta pátria aos nossos velhos e traidores aliados, pela ninharia conjunta de 10 mil euros. Mas hás-de morrer, Maria Luísa, e tudo aqui deixarás dos proventos de tão despudorada conduta. A ganância e a mania das grandezas nunca foram boas conselheiras… espera-se ao menos que mates a fome mensalmente a meia dúzia de pelintras de Braga dos muitos que por lá há.

  3. Mas alguém acredita que esta mulher esteve no governo para tentar resolver os problemas do país? Estão bem enganados, pois ela e todos os políticos vão para o governo para se governarem a eles, alisarem terreno, favorecer vergonhosamente os amigalhaços, em desfavor do povo. O que esta mulher fez foi isto, e agora tem a paga.

  4. Isto realmente até tem graça sem ter graça nenhuma. Como é que toda esta gentalha só fala que é preciso austeridade, mais austeridade quando eles só querem euros, euros e mais euros. São realmente uma corja do pior que existe

RESPONDER

Parar de comer quando se está cheio nem sempre é fácil (e há uma razão para isso)

Com alguns alimentos, parar de comer — mesmo quando se está cheio — nem sempre é fácil. Isto porque algumas destas comidas podem ter sido feitas de forma a que tal aconteça. Nenhum alimento é criado …

Há milhares de misteriosos buracos no fundo do mar da Califórnia

Surgiu um novo mistério perto da costa de Big Sur, na Califórnia, no fundo do Oceano Pacífico: há milhares de pequenos fragmentos redondos retirados dos sedimentos do fundo do mar.   A descoberta foi feita como parte …

NASA apresenta "mapa do tesouro" para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho - isto é, à …

Já se sabe como é que planetas florescem a partir de pequenos pedaços de poeira

Uma equipa de investigadores validou uma teoria que pode explicar como é que os planetas crescem a partir de pequenos pedaços de poeira interestelar. O crescimento de um pequeno pedaço de poeira até um planeta inteiro …

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …