Maria Luís vai receber 5 mil euros por mês por menos de uma semana de trabalho

PSD / Flickr

A ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

A ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

A ex-ministra das Finanças irá receber cinco mil euros por menos de uma semana de trabalho por mês, aos quais se somam os cerca de 3400 euros que ainda recebe como deputada.

Maria Luís Albuquerque inicia funções como nova administradora não executiva da Arrow Global já esta segunda-feira mas será no próximo dia 24 que se dirige até à sede da empresa, em Manchester, para uma primeira reunião, avança o Diário de Notícias.

Segundo uma fonte próxima da ex-ministra, em declarações ao mesmo jornal, está previsto que Maria Luís “trabalhe uma média de dois a quatro dias por mês“, sendo por isso perfeitamente possível que continue a assumir o cargo de deputada.

Ainda no início desta semana, a subcomissão de ética se deverá pronunciar para dizer se existe, ou não, incompatibilidade entre o seu novo emprego e o trabalho enquanto deputada.

A ex-governante ficará responsável por aconselhar a empresa na área de auditoria e avaliação de risco, “não lhe cabendo a tomada de decisões operacionais” ou ter “sequer contacto,  mesmo indiretamente, com potenciais clientes”, diz a mesma fonte.

Ao que apurou o mesmo jornal, tendo em conta o relatório e contas da Arrow, a remuneração prevista para o seu cargo é um total de 53 mil libras anuais, cerca de 70 mil euros.

Assim, a ex-ministra deverá receber cinco mil euros por mês, aos quais se somam ainda os 3426,48 euros que recebe como deputada, um lugar do qual não pretende abdicar.

Porém, o Correio da Manhã avança um valor de 100 mil euros anuais porque, aos anteriores 70 mil, somar-se-á um prémio em função dos resultados anuais obtidos.

Segundo o DN, os impostos sobre os rendimentos arrecadados serão pagos em Portugal, visto que Maria Luís tem morada fiscal registada no país, o que se traduz no pagamento da sobretaxa máxima (3,5%)  e entrada no escalão de topo do IRS (acima dos 80 mil euros anuais).

 ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Houve quem dissesse que o melhor emprego em Portugal seria o de Ex-Ministro… Bem verdade! Mas a Maria Luis exagera! Infelizmente nada vai acontecer e a mulher vai-se ficar a rir… E ainda falam dos xuxas… Se o dinheiro sujo existisse, seria laranja!

  2. Ora bem, a sra Maria Luís não podia ir para empregada de limpeza, embora tenha perfil. Logo teria de ir para deputada porque as suas intervenções fazem tanta falta a Portugal como a fome e também teria de ir vender os segredos de tesouraria e finanças públicas desta nossa velha e tonta pátria aos nossos velhos e traidores aliados, pela ninharia conjunta de 10 mil euros. Mas hás-de morrer, Maria Luísa, e tudo aqui deixarás dos proventos de tão despudorada conduta. A ganância e a mania das grandezas nunca foram boas conselheiras… espera-se ao menos que mates a fome mensalmente a meia dúzia de pelintras de Braga dos muitos que por lá há.

  3. Mas alguém acredita que esta mulher esteve no governo para tentar resolver os problemas do país? Estão bem enganados, pois ela e todos os políticos vão para o governo para se governarem a eles, alisarem terreno, favorecer vergonhosamente os amigalhaços, em desfavor do povo. O que esta mulher fez foi isto, e agora tem a paga.

  4. Isto realmente até tem graça sem ter graça nenhuma. Como é que toda esta gentalha só fala que é preciso austeridade, mais austeridade quando eles só querem euros, euros e mais euros. São realmente uma corja do pior que existe

RESPONDER

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …