Maria Luís pede ao Parlamento que avalie incompatibilidades com o seu novo emprego

Rodrigo Gatinho / portugal.gov.pt

A Ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

A Ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

Maria Luís Albuquerque solicitou esta sexta-feira à subcomissão de ética que avalie se existe alguma incompatibilidade entre a sua contratação pela Arrow Global e o atual cargo de deputada e antigos cargos políticos que desempenhou.

“Solicito à subcomissão de ética a avaliação da situação em causa, manifestando desde já a minha total disponibilidade e interesse em prestar junto dessa Subcomissão todos os esclarecimentos entendidos como pertinentes”, lê-se na carta enviada hoje ao presidente da subcomissão de Ética, Luís Marques Guedes.

“A situação em nada configura impedimento ou incompatibilidade com as funções que desempenhei e desempenho”, declara a deputada do PSD e ex-ministra das Finanças, fazendo eco do comunicado que emitiu na quinta-feira.

No pedido, Maria Luís Albuquerque volta a sublinhar que as funções que vai desempenhar no comité de risco e auditoria da Arrow Global – que em Portugal tem clientes como o Banif, BCP ou Montepio – são “de natureza estritamente não executiva, e centradas numa avaliação dos quadros macroeconómico e regulatório europeus para enquadramento das decisões estratégicas que a empresa venha a tomar no futuro”.

A ex-governante ressalva que não terá “qualquer ligação a outras empresas do grupo, que são, de resto, entidades juridicamente independentes da Arrow Global plc”, que está cotada no mercado britânico e, acrescenta, sujeita ao controlo e escrutínio das entidades reguladoras daquele país.

Entretanto, o Partido Socialista anunciou que vai pedir a apreciação do assunto pela subcomissão de ética do parlamento, à semelhança do PCP, enquanto o Bloco de Esquerda vai propor uma alteração do regime de incompatibilidades dos titulares de cargos públicos e promete abordar o tema durante a comissão parlamentar de inquérito ao processo de venda do Banif.

Ferreira Leite acusa Maria Luís de falta de bom senso

Manuela Ferreira Leite, também ex-ministra das Finanças, considera que Maria Luís Albuquerque demonstrou “ausência total de bom senso ao aceitar um cargo desta natureza”, realçando que “teve ligações diretas como ministra das finanças e não saiu há quatro anos, a ministra das finanças, saiu há três meses e tal”.

“Não creio que haja alguma comissão de ética na assembleia que vá aprovar uma coisa destas”, afirmou a ex-líder do PSD esta quinta-feira à noite, no seu comentário semanal na TVI24.

“Tenho poucas dúvidas de que a ministra não conheça a legislação mas mesmo que não houvesse legislação sobre esta matéria, qualquer bocadinho de bom senso levaria a que a ministra não aceitasse ir para uma instituição em que ela tutelou – no mínimo, tutelou – a instituição financeira que teve ligações com essa empresa e ligações prejudiciais para o país“, defendeu Ferreira Leite.

A ex-ministra admitiu que haja agora “aproveitamento político-partidário do ponto de vista das intervenções das pessoas”, acrescentando: “o que é que ela esperava?” “Pôs-se mais do que a jeito. Pôs-se mesmo defronte deles a dizer ‘agora dêem-me lá pancada porque estão cheios de razão'”, conclui.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Esta senhora e o seu chefe de governo, deviam ter elaborado um esboço de orçamento e enviado para Bruxelas, até ao ato eleitoral de 4 de Outubro de 2015 e não fizeram porquê? Porque se o tivessem feito, das duas uma, ou continuavam a mentir aos portugueses como o fizeram em 2011 para “assaltar” o poder ou eram honestos nos propósitos a aplicar e então teriam uma derrota estrondosa, como não fizeram o esboço de orçamento, continuaram a enganar os portugueses e a derrota no ato eleitoral de 04 de Outubro de 2015 foi minimizada, Sobre a notícia, relacionada com a ex-ministra das finanças, Maria Luís pergunta-se: então o presidente da subcomissão de Ética, Luís Marques Guedes, não faz parte do seu partido?

  2. Esta parasita incompetente, sempre esteve ao serviço da máfia financeira e contra o povo!!
    O seu currículo fala por si!…

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …