Maria Luís pede ao Parlamento que avalie incompatibilidades com o seu novo emprego

Rodrigo Gatinho / portugal.gov.pt

A Ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

A Ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

Maria Luís Albuquerque solicitou esta sexta-feira à subcomissão de ética que avalie se existe alguma incompatibilidade entre a sua contratação pela Arrow Global e o atual cargo de deputada e antigos cargos políticos que desempenhou.

“Solicito à subcomissão de ética a avaliação da situação em causa, manifestando desde já a minha total disponibilidade e interesse em prestar junto dessa Subcomissão todos os esclarecimentos entendidos como pertinentes”, lê-se na carta enviada hoje ao presidente da subcomissão de Ética, Luís Marques Guedes.

“A situação em nada configura impedimento ou incompatibilidade com as funções que desempenhei e desempenho”, declara a deputada do PSD e ex-ministra das Finanças, fazendo eco do comunicado que emitiu na quinta-feira.

No pedido, Maria Luís Albuquerque volta a sublinhar que as funções que vai desempenhar no comité de risco e auditoria da Arrow Global – que em Portugal tem clientes como o Banif, BCP ou Montepio – são “de natureza estritamente não executiva, e centradas numa avaliação dos quadros macroeconómico e regulatório europeus para enquadramento das decisões estratégicas que a empresa venha a tomar no futuro”.

A ex-governante ressalva que não terá “qualquer ligação a outras empresas do grupo, que são, de resto, entidades juridicamente independentes da Arrow Global plc”, que está cotada no mercado britânico e, acrescenta, sujeita ao controlo e escrutínio das entidades reguladoras daquele país.

Entretanto, o Partido Socialista anunciou que vai pedir a apreciação do assunto pela subcomissão de ética do parlamento, à semelhança do PCP, enquanto o Bloco de Esquerda vai propor uma alteração do regime de incompatibilidades dos titulares de cargos públicos e promete abordar o tema durante a comissão parlamentar de inquérito ao processo de venda do Banif.

Ferreira Leite acusa Maria Luís de falta de bom senso

Manuela Ferreira Leite, também ex-ministra das Finanças, considera que Maria Luís Albuquerque demonstrou “ausência total de bom senso ao aceitar um cargo desta natureza”, realçando que “teve ligações diretas como ministra das finanças e não saiu há quatro anos, a ministra das finanças, saiu há três meses e tal”.

“Não creio que haja alguma comissão de ética na assembleia que vá aprovar uma coisa destas”, afirmou a ex-líder do PSD esta quinta-feira à noite, no seu comentário semanal na TVI24.

“Tenho poucas dúvidas de que a ministra não conheça a legislação mas mesmo que não houvesse legislação sobre esta matéria, qualquer bocadinho de bom senso levaria a que a ministra não aceitasse ir para uma instituição em que ela tutelou – no mínimo, tutelou – a instituição financeira que teve ligações com essa empresa e ligações prejudiciais para o país“, defendeu Ferreira Leite.

A ex-ministra admitiu que haja agora “aproveitamento político-partidário do ponto de vista das intervenções das pessoas”, acrescentando: “o que é que ela esperava?” “Pôs-se mais do que a jeito. Pôs-se mesmo defronte deles a dizer ‘agora dêem-me lá pancada porque estão cheios de razão'”, conclui.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Esta senhora e o seu chefe de governo, deviam ter elaborado um esboço de orçamento e enviado para Bruxelas, até ao ato eleitoral de 4 de Outubro de 2015 e não fizeram porquê? Porque se o tivessem feito, das duas uma, ou continuavam a mentir aos portugueses como o fizeram em 2011 para “assaltar” o poder ou eram honestos nos propósitos a aplicar e então teriam uma derrota estrondosa, como não fizeram o esboço de orçamento, continuaram a enganar os portugueses e a derrota no ato eleitoral de 04 de Outubro de 2015 foi minimizada, Sobre a notícia, relacionada com a ex-ministra das finanças, Maria Luís pergunta-se: então o presidente da subcomissão de Ética, Luís Marques Guedes, não faz parte do seu partido?

  2. Esta parasita incompetente, sempre esteve ao serviço da máfia financeira e contra o povo!!
    O seu currículo fala por si!…

RESPONDER

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …

Há um novo método para medir buracos negros

Os buracos negros supermassivos são os maiores buracos negros, com massas que podem exceder mil milhões de sóis. Apenas esta primavera foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87, …

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …

O problema impossível mais simples do mundo está a levar matemáticos à loucura

Matemáticos avisam os seus colegas para se manterem longe da conjetura de Collatz. No entanto, Terence Tao decidiu arriscar, e está muito perto de resolver aquele que muitos chamam de o problema impossível mais simples …

Soldados da Guerra Civil dos EUA pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias

Investigadores encontraram evidências que indicam que soldados da Guerra Civil norte-americana pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias. Escavações em Camp Nelson, no Kentucky, revelaram restos de um estúdio de fotografia com 150 anos, o …

Chuva, vento forte e neve. Mau tempo vai agravar-se nas próximas 48 horas

A Proteção Civil alertou este domingo para um agravamento do estado do tempo nas próximas 48 horas, com períodos de chuva, possibilidade da queda de neve nas terras alta do norte e centro e ainda …

Descoberta nova espécie de aranha-violinista no Vale do México

Cientistas identificaram, no México, uma nova espécie de aranha com um veneno que, apesar de não ser fatal, é capaz de causar necrose na pele humana. Uma equipa de cientistas da Universidade Nacional Autónoma do México …

Já sabemos sobre o que conversam os orangotangos

Um novo estudo da Universidade de Exeter, em Inglaterra, desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os investigadores passaram dois anos a filmar mais de 600 horas …

COP25 aprovou conclusões. Não há acordo para regulação dos mercados de carbono

A cimeira da ONU sobre o clima terminou hoje em Madrid assinalando a urgência para conter as alterações climáticas, mas a mais longa cimeira sobre o clima de sempre sem chegar a acordo nos pontos …