Advogado de Sócrates acusa Correio da Manhã de corrupção

cv TVI / YouTube

João Araújo, advogado do ex-primeiro-ministro José Sócrates

João Araújo, advogado do ex-primeiro-ministro José Sócrates

O advogado de José Sócrates acusa o Correio da Manhã de monopólio de informação que só poderia ser obtida mediante pagamentos.

João Araújo afirma, em entrevista ao jornal i, desconhecer qualquer novo interrogatório ao ex-primeiro-ministro, anunciado ontem pela imprensa, alegando não ter recebido qualquer notificação até ao final do dia de ontem.

A propósito da notícia do Correio da Manhã que dava como certo que o juiz Carlos Alexandre irá confrontar Sócrates com novas provas na próxima segunda-feira, a defesa do ex-PM lança fortes críticas ao jornal, acusando a publicação de monopólio de uma informação que acredita só poder ser obtida mediante pagamentos.

“Não fui notificado para nenhum interrogatório do meu cliente pelo dr. Carlos Alexandre. A notícia do Correio da Manhã é, provavelmente, falsa. Não fui notificado e recuso ser notificado por esse jornal“, afirma o advogado.

João Araújo mantém o tom acusatório ao afirmar que “o segredo de justiça está a servir fundamentalmente para criar um campo de privilégio àquele jornal em detrimento dos outros” e tece considerações sobre a forma como o processo está a ser conduzido pela Justiça: “se não houvesse segredo de justiça, todos os jornais tinham igual acesso à informação e não acontecia que um só jornal tivesse sucesso”.

O advogado alega que possui “informação vária de que estas fugas de informação são negociadas com quem as dá. Este sistema de monopólio da informação é comercialmente vantajoso para um jornal e presumo, por isso, que há aqui muita corrupção envolvida.”

Sobre os alegados pagamentos para ter acesso a informação sob segredo de justiça, João Araújo vai ainda mais longe: “Claro, suponho que há pagamentos. Ninguém faz fretes a ninguém se não for por dinheiro, dinheirinho. O monopólio de informação do processo é uma fonte de rendimento inestimável, há dinheiro envolvido.”

CM vai processar João Araújo

Contactado pelo i, Octávio Ribeiro, diretor do Correio da Manhã, contesta as acusações, afirmando que as informações relevantes sobre o processo não têm sido exclusivas daquele meio de comunicação.

“O próprio jornal i, o Expresso e o Sol são a prova de que esse senhor não está a dizer a verdade, está a manipular a verdade. Não tem sido só o Correio da Manhã a dar notícias importantes e relevantes sobre o processo.”

Sobre as acusações de pagamentos para obter informações, Octávio Ribeiro declara ao i que o CM irá processar João Araújo: “Que eu saiba, esse senhor ainda não é inimputável e, se sabe pôr processos, também saberá responder ao que lhe iremos pôr.”

O jornal Público confirmou, através de várias fontes, que Sócrates se deslocará, de facto, a Lisboa para ser ouvido na próxima segunda-feira.

No entanto, ainda não se sabe ao certo se o motivo da audição é ser ouvido no Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, no âmbito de um inquérito de violação do segredo de justiça relacionado com as fugas de informação no processo em que foi determinada a sua prisão preventiva, ou se Sócrates irá ser novamente inquirido no Tribunal Central de Instrução Criminal, no âmbito da reavaliação da medida de coação – completam-se na próxima semana três meses de prisão preventiva -, como avançou esta quarta-feira o Correio da Manhã.

José Sócrates está indiciado de fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais, no âmbito da Operação Marquês.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Claro que sim. Este senhor dr, também o que faz, e que é defender o indefensável, também é à custa do amigo do deu cliente, esse sim, adiantou todo o dinheirinho para ele agora faturar e falar de “barriga cheia”. Se há outros a se “prostituir” por informação cedida, não é mais que uma exemplar aplicação das práticas do Sr José Pinto de Sousa. Não esquecer, estamos em Portugal, um país com um clima excecional!…

  2. já a muito tempo que deixei de comprar e ler o jornal correio da manhã assim como a CMTV é só mentiras e especulação só querem vender jornais e não se importam de prejudicar outros…….

RESPONDER

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …

Duas demissões no Governo do Líbano. Porto de Beirute ficou com cratera de 43 metros após explosões

Duas demissões no Governo do Líbano foram anunciadas nas últimas horas depois da explosão no porto de Beirute que provocou pelo menos pelo menos 158 mortos, 6.000 feridos e dezenas de desaparecidos. A ministra da …

Benfica na corrida por Jan Vertonghen

A SAD encarnada está disposta a fazer alguns esforços pela contratação do futebolista belga que, neste momento, se encontra sem clube e a passar férias em Portugal. De acordo com o jornal Record, depois de a …

Bloco revela os três pilares da negociação do OE2021

O Bloco de Esquerda revelou os seus três pilares fundamentais da negociação para o Orçamento do Estado para 2021. O PCP e o PAN não abriram jogo, enquanto o PEV garante que ainda não foi …

Félix da Costa é campeão mundial de Fórmula E: "Estive perto de desistir"

O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula E, competição para carros elétricos, ao ser segundo classificado na oitava jornada da competição, em Berlim. Partindo do segundo lugar da …