Advogado de Sócrates acusa Correio da Manhã de corrupção

cv TVI / YouTube

João Araújo, advogado do ex-primeiro-ministro José Sócrates

João Araújo, advogado do ex-primeiro-ministro José Sócrates

O advogado de José Sócrates acusa o Correio da Manhã de monopólio de informação que só poderia ser obtida mediante pagamentos.

João Araújo afirma, em entrevista ao jornal i, desconhecer qualquer novo interrogatório ao ex-primeiro-ministro, anunciado ontem pela imprensa, alegando não ter recebido qualquer notificação até ao final do dia de ontem.

A propósito da notícia do Correio da Manhã que dava como certo que o juiz Carlos Alexandre irá confrontar Sócrates com novas provas na próxima segunda-feira, a defesa do ex-PM lança fortes críticas ao jornal, acusando a publicação de monopólio de uma informação que acredita só poder ser obtida mediante pagamentos.

“Não fui notificado para nenhum interrogatório do meu cliente pelo dr. Carlos Alexandre. A notícia do Correio da Manhã é, provavelmente, falsa. Não fui notificado e recuso ser notificado por esse jornal“, afirma o advogado.

João Araújo mantém o tom acusatório ao afirmar que “o segredo de justiça está a servir fundamentalmente para criar um campo de privilégio àquele jornal em detrimento dos outros” e tece considerações sobre a forma como o processo está a ser conduzido pela Justiça: “se não houvesse segredo de justiça, todos os jornais tinham igual acesso à informação e não acontecia que um só jornal tivesse sucesso”.

O advogado alega que possui “informação vária de que estas fugas de informação são negociadas com quem as dá. Este sistema de monopólio da informação é comercialmente vantajoso para um jornal e presumo, por isso, que há aqui muita corrupção envolvida.”

Sobre os alegados pagamentos para ter acesso a informação sob segredo de justiça, João Araújo vai ainda mais longe: “Claro, suponho que há pagamentos. Ninguém faz fretes a ninguém se não for por dinheiro, dinheirinho. O monopólio de informação do processo é uma fonte de rendimento inestimável, há dinheiro envolvido.”

CM vai processar João Araújo

Contactado pelo i, Octávio Ribeiro, diretor do Correio da Manhã, contesta as acusações, afirmando que as informações relevantes sobre o processo não têm sido exclusivas daquele meio de comunicação.

“O próprio jornal i, o Expresso e o Sol são a prova de que esse senhor não está a dizer a verdade, está a manipular a verdade. Não tem sido só o Correio da Manhã a dar notícias importantes e relevantes sobre o processo.”

Sobre as acusações de pagamentos para obter informações, Octávio Ribeiro declara ao i que o CM irá processar João Araújo: “Que eu saiba, esse senhor ainda não é inimputável e, se sabe pôr processos, também saberá responder ao que lhe iremos pôr.”

O jornal Público confirmou, através de várias fontes, que Sócrates se deslocará, de facto, a Lisboa para ser ouvido na próxima segunda-feira.

No entanto, ainda não se sabe ao certo se o motivo da audição é ser ouvido no Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, no âmbito de um inquérito de violação do segredo de justiça relacionado com as fugas de informação no processo em que foi determinada a sua prisão preventiva, ou se Sócrates irá ser novamente inquirido no Tribunal Central de Instrução Criminal, no âmbito da reavaliação da medida de coação – completam-se na próxima semana três meses de prisão preventiva -, como avançou esta quarta-feira o Correio da Manhã.

José Sócrates está indiciado de fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais, no âmbito da Operação Marquês.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Claro que sim. Este senhor dr, também o que faz, e que é defender o indefensável, também é à custa do amigo do deu cliente, esse sim, adiantou todo o dinheirinho para ele agora faturar e falar de “barriga cheia”. Se há outros a se “prostituir” por informação cedida, não é mais que uma exemplar aplicação das práticas do Sr José Pinto de Sousa. Não esquecer, estamos em Portugal, um país com um clima excecional!…

  2. já a muito tempo que deixei de comprar e ler o jornal correio da manhã assim como a CMTV é só mentiras e especulação só querem vender jornais e não se importam de prejudicar outros…….

RESPONDER

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …