/

Advogado de Sócrates acusa Correio da Manhã de corrupção

3

cv TVI / YouTube

João Araújo, advogado do ex-primeiro-ministro José Sócrates

João Araújo, advogado do ex-primeiro-ministro José Sócrates

O advogado de José Sócrates acusa o Correio da Manhã de monopólio de informação que só poderia ser obtida mediante pagamentos.

João Araújo afirma, em entrevista ao jornal i, desconhecer qualquer novo interrogatório ao ex-primeiro-ministro, anunciado ontem pela imprensa, alegando não ter recebido qualquer notificação até ao final do dia de ontem.

A propósito da notícia do Correio da Manhã que dava como certo que o juiz Carlos Alexandre irá confrontar Sócrates com novas provas na próxima segunda-feira, a defesa do ex-PM lança fortes críticas ao jornal, acusando a publicação de monopólio de uma informação que acredita só poder ser obtida mediante pagamentos.

“Não fui notificado para nenhum interrogatório do meu cliente pelo dr. Carlos Alexandre. A notícia do Correio da Manhã é, provavelmente, falsa. Não fui notificado e recuso ser notificado por esse jornal“, afirma o advogado.

João Araújo mantém o tom acusatório ao afirmar que “o segredo de justiça está a servir fundamentalmente para criar um campo de privilégio àquele jornal em detrimento dos outros” e tece considerações sobre a forma como o processo está a ser conduzido pela Justiça: “se não houvesse segredo de justiça, todos os jornais tinham igual acesso à informação e não acontecia que um só jornal tivesse sucesso”.

O advogado alega que possui “informação vária de que estas fugas de informação são negociadas com quem as dá. Este sistema de monopólio da informação é comercialmente vantajoso para um jornal e presumo, por isso, que há aqui muita corrupção envolvida.”

Sobre os alegados pagamentos para ter acesso a informação sob segredo de justiça, João Araújo vai ainda mais longe: “Claro, suponho que há pagamentos. Ninguém faz fretes a ninguém se não for por dinheiro, dinheirinho. O monopólio de informação do processo é uma fonte de rendimento inestimável, há dinheiro envolvido.”

CM vai processar João Araújo

Contactado pelo i, Octávio Ribeiro, diretor do Correio da Manhã, contesta as acusações, afirmando que as informações relevantes sobre o processo não têm sido exclusivas daquele meio de comunicação.

“O próprio jornal i, o Expresso e o Sol são a prova de que esse senhor não está a dizer a verdade, está a manipular a verdade. Não tem sido só o Correio da Manhã a dar notícias importantes e relevantes sobre o processo.”

Sobre as acusações de pagamentos para obter informações, Octávio Ribeiro declara ao i que o CM irá processar João Araújo: “Que eu saiba, esse senhor ainda não é inimputável e, se sabe pôr processos, também saberá responder ao que lhe iremos pôr.”

O jornal Público confirmou, através de várias fontes, que Sócrates se deslocará, de facto, a Lisboa para ser ouvido na próxima segunda-feira.

No entanto, ainda não se sabe ao certo se o motivo da audição é ser ouvido no Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, no âmbito de um inquérito de violação do segredo de justiça relacionado com as fugas de informação no processo em que foi determinada a sua prisão preventiva, ou se Sócrates irá ser novamente inquirido no Tribunal Central de Instrução Criminal, no âmbito da reavaliação da medida de coação – completam-se na próxima semana três meses de prisão preventiva -, como avançou esta quarta-feira o Correio da Manhã.

José Sócrates está indiciado de fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais, no âmbito da Operação Marquês.

ZAP

3 Comments

  1. Claro que sim. Este senhor dr, também o que faz, e que é defender o indefensável, também é à custa do amigo do deu cliente, esse sim, adiantou todo o dinheirinho para ele agora faturar e falar de “barriga cheia”. Se há outros a se “prostituir” por informação cedida, não é mais que uma exemplar aplicação das práticas do Sr José Pinto de Sousa. Não esquecer, estamos em Portugal, um país com um clima excecional!…

  2. já a muito tempo que deixei de comprar e ler o jornal correio da manhã assim como a CMTV é só mentiras e especulação só querem vender jornais e não se importam de prejudicar outros…….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE