Advogado de Sócrates acusa Correio da Manhã de corrupção

cv TVI / YouTube

João Araújo, advogado do ex-primeiro-ministro José Sócrates

João Araújo, advogado do ex-primeiro-ministro José Sócrates

O advogado de José Sócrates acusa o Correio da Manhã de monopólio de informação que só poderia ser obtida mediante pagamentos.

João Araújo afirma, em entrevista ao jornal i, desconhecer qualquer novo interrogatório ao ex-primeiro-ministro, anunciado ontem pela imprensa, alegando não ter recebido qualquer notificação até ao final do dia de ontem.

A propósito da notícia do Correio da Manhã que dava como certo que o juiz Carlos Alexandre irá confrontar Sócrates com novas provas na próxima segunda-feira, a defesa do ex-PM lança fortes críticas ao jornal, acusando a publicação de monopólio de uma informação que acredita só poder ser obtida mediante pagamentos.

“Não fui notificado para nenhum interrogatório do meu cliente pelo dr. Carlos Alexandre. A notícia do Correio da Manhã é, provavelmente, falsa. Não fui notificado e recuso ser notificado por esse jornal“, afirma o advogado.

João Araújo mantém o tom acusatório ao afirmar que “o segredo de justiça está a servir fundamentalmente para criar um campo de privilégio àquele jornal em detrimento dos outros” e tece considerações sobre a forma como o processo está a ser conduzido pela Justiça: “se não houvesse segredo de justiça, todos os jornais tinham igual acesso à informação e não acontecia que um só jornal tivesse sucesso”.

O advogado alega que possui “informação vária de que estas fugas de informação são negociadas com quem as dá. Este sistema de monopólio da informação é comercialmente vantajoso para um jornal e presumo, por isso, que há aqui muita corrupção envolvida.”

Sobre os alegados pagamentos para ter acesso a informação sob segredo de justiça, João Araújo vai ainda mais longe: “Claro, suponho que há pagamentos. Ninguém faz fretes a ninguém se não for por dinheiro, dinheirinho. O monopólio de informação do processo é uma fonte de rendimento inestimável, há dinheiro envolvido.”

CM vai processar João Araújo

Contactado pelo i, Octávio Ribeiro, diretor do Correio da Manhã, contesta as acusações, afirmando que as informações relevantes sobre o processo não têm sido exclusivas daquele meio de comunicação.

“O próprio jornal i, o Expresso e o Sol são a prova de que esse senhor não está a dizer a verdade, está a manipular a verdade. Não tem sido só o Correio da Manhã a dar notícias importantes e relevantes sobre o processo.”

Sobre as acusações de pagamentos para obter informações, Octávio Ribeiro declara ao i que o CM irá processar João Araújo: “Que eu saiba, esse senhor ainda não é inimputável e, se sabe pôr processos, também saberá responder ao que lhe iremos pôr.”

O jornal Público confirmou, através de várias fontes, que Sócrates se deslocará, de facto, a Lisboa para ser ouvido na próxima segunda-feira.

No entanto, ainda não se sabe ao certo se o motivo da audição é ser ouvido no Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, no âmbito de um inquérito de violação do segredo de justiça relacionado com as fugas de informação no processo em que foi determinada a sua prisão preventiva, ou se Sócrates irá ser novamente inquirido no Tribunal Central de Instrução Criminal, no âmbito da reavaliação da medida de coação – completam-se na próxima semana três meses de prisão preventiva -, como avançou esta quarta-feira o Correio da Manhã.

José Sócrates está indiciado de fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais, no âmbito da Operação Marquês.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Claro que sim. Este senhor dr, também o que faz, e que é defender o indefensável, também é à custa do amigo do deu cliente, esse sim, adiantou todo o dinheirinho para ele agora faturar e falar de “barriga cheia”. Se há outros a se “prostituir” por informação cedida, não é mais que uma exemplar aplicação das práticas do Sr José Pinto de Sousa. Não esquecer, estamos em Portugal, um país com um clima excecional!…

  2. já a muito tempo que deixei de comprar e ler o jornal correio da manhã assim como a CMTV é só mentiras e especulação só querem vender jornais e não se importam de prejudicar outros…….

RESPONDER

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump começasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …