Advogado de Sócrates acusa Correio da Manhã de corrupção

cv TVI / YouTube

João Araújo, advogado do ex-primeiro-ministro José Sócrates

João Araújo, advogado do ex-primeiro-ministro José Sócrates

O advogado de José Sócrates acusa o Correio da Manhã de monopólio de informação que só poderia ser obtida mediante pagamentos.

João Araújo afirma, em entrevista ao jornal i, desconhecer qualquer novo interrogatório ao ex-primeiro-ministro, anunciado ontem pela imprensa, alegando não ter recebido qualquer notificação até ao final do dia de ontem.

A propósito da notícia do Correio da Manhã que dava como certo que o juiz Carlos Alexandre irá confrontar Sócrates com novas provas na próxima segunda-feira, a defesa do ex-PM lança fortes críticas ao jornal, acusando a publicação de monopólio de uma informação que acredita só poder ser obtida mediante pagamentos.

“Não fui notificado para nenhum interrogatório do meu cliente pelo dr. Carlos Alexandre. A notícia do Correio da Manhã é, provavelmente, falsa. Não fui notificado e recuso ser notificado por esse jornal“, afirma o advogado.

João Araújo mantém o tom acusatório ao afirmar que “o segredo de justiça está a servir fundamentalmente para criar um campo de privilégio àquele jornal em detrimento dos outros” e tece considerações sobre a forma como o processo está a ser conduzido pela Justiça: “se não houvesse segredo de justiça, todos os jornais tinham igual acesso à informação e não acontecia que um só jornal tivesse sucesso”.

O advogado alega que possui “informação vária de que estas fugas de informação são negociadas com quem as dá. Este sistema de monopólio da informação é comercialmente vantajoso para um jornal e presumo, por isso, que há aqui muita corrupção envolvida.”

Sobre os alegados pagamentos para ter acesso a informação sob segredo de justiça, João Araújo vai ainda mais longe: “Claro, suponho que há pagamentos. Ninguém faz fretes a ninguém se não for por dinheiro, dinheirinho. O monopólio de informação do processo é uma fonte de rendimento inestimável, há dinheiro envolvido.”

CM vai processar João Araújo

Contactado pelo i, Octávio Ribeiro, diretor do Correio da Manhã, contesta as acusações, afirmando que as informações relevantes sobre o processo não têm sido exclusivas daquele meio de comunicação.

“O próprio jornal i, o Expresso e o Sol são a prova de que esse senhor não está a dizer a verdade, está a manipular a verdade. Não tem sido só o Correio da Manhã a dar notícias importantes e relevantes sobre o processo.”

Sobre as acusações de pagamentos para obter informações, Octávio Ribeiro declara ao i que o CM irá processar João Araújo: “Que eu saiba, esse senhor ainda não é inimputável e, se sabe pôr processos, também saberá responder ao que lhe iremos pôr.”

O jornal Público confirmou, através de várias fontes, que Sócrates se deslocará, de facto, a Lisboa para ser ouvido na próxima segunda-feira.

No entanto, ainda não se sabe ao certo se o motivo da audição é ser ouvido no Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, no âmbito de um inquérito de violação do segredo de justiça relacionado com as fugas de informação no processo em que foi determinada a sua prisão preventiva, ou se Sócrates irá ser novamente inquirido no Tribunal Central de Instrução Criminal, no âmbito da reavaliação da medida de coação – completam-se na próxima semana três meses de prisão preventiva -, como avançou esta quarta-feira o Correio da Manhã.

José Sócrates está indiciado de fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais, no âmbito da Operação Marquês.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Claro que sim. Este senhor dr, também o que faz, e que é defender o indefensável, também é à custa do amigo do deu cliente, esse sim, adiantou todo o dinheirinho para ele agora faturar e falar de “barriga cheia”. Se há outros a se “prostituir” por informação cedida, não é mais que uma exemplar aplicação das práticas do Sr José Pinto de Sousa. Não esquecer, estamos em Portugal, um país com um clima excecional!…

  2. já a muito tempo que deixei de comprar e ler o jornal correio da manhã assim como a CMTV é só mentiras e especulação só querem vender jornais e não se importam de prejudicar outros…….

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …