Advogado alvo de buscas no caso Sócrates

José Sena Goulão / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

O juiz Carlos Alexandre

O Ministério Público levou a cabo novas buscas no âmbito da Operação Marquês, investigação que mantém José  Sócrates em prisão preventiva. Desta feita, as atenções concentraram-se no escritório Francisco Tavares Advogados, conforme adianta a SIC.

A estação assevera que estas buscas estão directamente relacionadas com as que foram feitas na semana passada no Algarve, no empreendimento Vale do Lobo, em Almancil.

Segundo a SIC, o Ministério Público terá também estado nas casas de administradores do grupo que trata da gestão deste empreendimento.

Em causa estará a apreensão de documentos em torno das relações entre estes elementos e o advogado Francisco Mendonça Tavares que intermediou vários negócios dos mesmos enquanto seu representante legal.

A SIC aponta que a investigação se centra no processo de aquisição de 25% do empreendimento por parte da Caixa Geral de Depósitos, em 2006, por uma verba da ordem dos 500 milhões de euros, e na parceria firmada, no ano seguinte, com a Lena Construções para a construção de diversos imóveis na zona.

As diligências no escritório de advogados foram lideradas pelo juiz Carlos Alexandre que foi acompanhado de elementos do Departamento Central de Investigação e Acção Penal e de inspectores da Autoridade Tributária.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eles buscam, buscam, buscam, buscam desesperadamente, à procura de algo, que pelos visto ainda não encontraram, que seja suficiente.
    Por esta andar vão mesmo “passar o país a pente fino” na tentativa desesperada para encontrar aquilo que, quiçá, nem o existe!

    • Parece aquela velha questão da esperança… Mas tenha presente a “especial complexidade” do processo, a transversalidade e convergência dos conteúdos vindos a público!
      Antes, havia x detidos e certamente muito papel (documental) .. Apareceu, forte e feio, que a empresa ‘y’ era a entidade corruptora e só depois a investigação fez buscas à dita! Resultado? x+1 detido e por falsificação de documento… Parece estratégico: Na posse da investigação haverá prova documental que comparada à da busca posterior, sendo diferente configura tentativa de encobrimento… Daí prisão por falsificação de documentação! .
      Caso idêntico parece ser o da busca a Vale do L. na qual terão encontrado documentação que depois confrontada com a da posterior busca ao gabinete do advogado poderá desconfigurar outros rabos de palha tendo em vista uma esperada coerente formalização de acusação que convença o MP a julgamento.

    • Parece estar para breve uma mega conferência de imprensa convocada pelo Juiz Carlos Alexandre, para, em concreto, explicar aos devotos socratistas quais as acusações, os resultado das buscas e demais factos acusatórios, tudo deviamente acompanhado das respectivas provas documentais. Só assim os esqueletos sossegarão nos armários.

RESPONDER

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …