Advogado alvo de buscas no caso Sócrates

José Sena Goulão / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

O juiz Carlos Alexandre

O Ministério Público levou a cabo novas buscas no âmbito da Operação Marquês, investigação que mantém José  Sócrates em prisão preventiva. Desta feita, as atenções concentraram-se no escritório Francisco Tavares Advogados, conforme adianta a SIC.

A estação assevera que estas buscas estão directamente relacionadas com as que foram feitas na semana passada no Algarve, no empreendimento Vale do Lobo, em Almancil.

Segundo a SIC, o Ministério Público terá também estado nas casas de administradores do grupo que trata da gestão deste empreendimento.

Em causa estará a apreensão de documentos em torno das relações entre estes elementos e o advogado Francisco Mendonça Tavares que intermediou vários negócios dos mesmos enquanto seu representante legal.

A SIC aponta que a investigação se centra no processo de aquisição de 25% do empreendimento por parte da Caixa Geral de Depósitos, em 2006, por uma verba da ordem dos 500 milhões de euros, e na parceria firmada, no ano seguinte, com a Lena Construções para a construção de diversos imóveis na zona.

As diligências no escritório de advogados foram lideradas pelo juiz Carlos Alexandre que foi acompanhado de elementos do Departamento Central de Investigação e Acção Penal e de inspectores da Autoridade Tributária.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eles buscam, buscam, buscam, buscam desesperadamente, à procura de algo, que pelos visto ainda não encontraram, que seja suficiente.
    Por esta andar vão mesmo “passar o país a pente fino” na tentativa desesperada para encontrar aquilo que, quiçá, nem o existe!

    • Parece aquela velha questão da esperança… Mas tenha presente a “especial complexidade” do processo, a transversalidade e convergência dos conteúdos vindos a público!
      Antes, havia x detidos e certamente muito papel (documental) .. Apareceu, forte e feio, que a empresa ‘y’ era a entidade corruptora e só depois a investigação fez buscas à dita! Resultado? x+1 detido e por falsificação de documento… Parece estratégico: Na posse da investigação haverá prova documental que comparada à da busca posterior, sendo diferente configura tentativa de encobrimento… Daí prisão por falsificação de documentação! .
      Caso idêntico parece ser o da busca a Vale do L. na qual terão encontrado documentação que depois confrontada com a da posterior busca ao gabinete do advogado poderá desconfigurar outros rabos de palha tendo em vista uma esperada coerente formalização de acusação que convença o MP a julgamento.

    • Parece estar para breve uma mega conferência de imprensa convocada pelo Juiz Carlos Alexandre, para, em concreto, explicar aos devotos socratistas quais as acusações, os resultado das buscas e demais factos acusatórios, tudo deviamente acompanhado das respectivas provas documentais. Só assim os esqueletos sossegarão nos armários.

RESPONDER

Francisco Rodrigues dos Santos: "No CDS não existem Joacines"

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje ter uma "confiança inabalável em todos os deputados" que representam o partido na Assembleia da República, e remeteu para mais tarde a questão da liderança …

Cada vez mais freiras sofrem de burnout no Vaticano

Há cada vez mais freiras a sofrerem de burnout no Vaticano. Várias irmãs denunciaram excesso de trabalho, stress, exploração laboral e abusos por parte dos superiores. Sem contrato de trabalho ou horários definidos, muitas freiras que …

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …