Advogado alvo de buscas no caso Sócrates

José Sena Goulão / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

O juiz Carlos Alexandre

O Ministério Público levou a cabo novas buscas no âmbito da Operação Marquês, investigação que mantém José  Sócrates em prisão preventiva. Desta feita, as atenções concentraram-se no escritório Francisco Tavares Advogados, conforme adianta a SIC.

A estação assevera que estas buscas estão directamente relacionadas com as que foram feitas na semana passada no Algarve, no empreendimento Vale do Lobo, em Almancil.

Segundo a SIC, o Ministério Público terá também estado nas casas de administradores do grupo que trata da gestão deste empreendimento.

Em causa estará a apreensão de documentos em torno das relações entre estes elementos e o advogado Francisco Mendonça Tavares que intermediou vários negócios dos mesmos enquanto seu representante legal.

A SIC aponta que a investigação se centra no processo de aquisição de 25% do empreendimento por parte da Caixa Geral de Depósitos, em 2006, por uma verba da ordem dos 500 milhões de euros, e na parceria firmada, no ano seguinte, com a Lena Construções para a construção de diversos imóveis na zona.

As diligências no escritório de advogados foram lideradas pelo juiz Carlos Alexandre que foi acompanhado de elementos do Departamento Central de Investigação e Acção Penal e de inspectores da Autoridade Tributária.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eles buscam, buscam, buscam, buscam desesperadamente, à procura de algo, que pelos visto ainda não encontraram, que seja suficiente.
    Por esta andar vão mesmo “passar o país a pente fino” na tentativa desesperada para encontrar aquilo que, quiçá, nem o existe!

    • Parece aquela velha questão da esperança… Mas tenha presente a “especial complexidade” do processo, a transversalidade e convergência dos conteúdos vindos a público!
      Antes, havia x detidos e certamente muito papel (documental) .. Apareceu, forte e feio, que a empresa ‘y’ era a entidade corruptora e só depois a investigação fez buscas à dita! Resultado? x+1 detido e por falsificação de documento… Parece estratégico: Na posse da investigação haverá prova documental que comparada à da busca posterior, sendo diferente configura tentativa de encobrimento… Daí prisão por falsificação de documentação! .
      Caso idêntico parece ser o da busca a Vale do L. na qual terão encontrado documentação que depois confrontada com a da posterior busca ao gabinete do advogado poderá desconfigurar outros rabos de palha tendo em vista uma esperada coerente formalização de acusação que convença o MP a julgamento.

    • Parece estar para breve uma mega conferência de imprensa convocada pelo Juiz Carlos Alexandre, para, em concreto, explicar aos devotos socratistas quais as acusações, os resultado das buscas e demais factos acusatórios, tudo deviamente acompanhado das respectivas provas documentais. Só assim os esqueletos sossegarão nos armários.

RESPONDER

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

"Sou trans". Jovem português agredido em Inglaterra por ser transexual

"Sou trans". Foi o que bastou Ruan, um jovem português de 21 anos, dizer para ser agredido perto de casa, em Inglaterra. De acordo com o Público, Ruan Filipe, natural de Santa Maria da Feira, terá …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola" na Guiné, disse …