MP foi ao Algarve em busca de provas do Caso Sócrates

Ricardo Stuckert / PR

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Ministério Público esteve no empreendimento do Vale do Lobo, em Almancil, no Algarve, a realizar buscas no âmbito da Operação Marquês, na qual está implicado José Sócrates.

As buscas foram realizadas na quinta-feira passada, confirmou ao jornal Público a Procuradoria-Geral da República (PGR).

“O Ministério Público, no Departamento Central de Investigação e Acção Penal, realizou buscas na região de Lisboa e no Algarve. Diligências, estas, efectuadas no âmbito da denominada Operação Marquês“, refere a nota da PGR citada pelo referido diário.

No empreendimento turístico terão estado o Procurador Rosário Teixeira, o titular do processo que envolve José Sócrates, o juiz Carlos Alexandre do Tribunal Central de Instrução Criminal, bem como inspectores da Autoridade Tributária e agentes da PSP, segundo apurou o Público.

A administração do empreendimento confirmou ao mesmo jornal que as buscas visavam “documentação e provas relacionadas com antigos fornecedores” do complexo no Vale do Lobo “Terá também sido recolhido material informático”, refere o diário.

Esta atenção dada ao empreendimento justifica-se pelo facto de o mesmo ter estado ligado ao Grupo Lena, entre 2007 e 2008. O administrador deste conglomerado empresarial, Joaquim Barroca, bem como o empresário e amigo de José Sócrates, Carlos Santos Silva, são, a par de José Sócrates, arguidos na “Operação Marquês”. A tese do Ministério Público é que o Grupo Lena foi o agente corruptor do ex-primeiro-ministro.

Actualmente, o empreendimento do Vale do Lobo é detido maioritariamente pela Caixa Geral de Depósitos, que tem 24% das acções, estando as restantes dispersas por vários investidores portugueses e estrangeiros.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Só tenho a dizer uma coisa sobre este assunto…. “Coitado do homem”… não que queira defende-lo, mas sim que vai servir de distração para muitos outros corruptos que vão sair impunes.

    • As pessoas ainda não compreenderam a verdadeira dimensão do “problema” Sócrates… Aquilo não foi procedimento de justiça correcto. Em nada mesmo!
      E depois não se admirem do reino de medo que paira neste país…

RESPONDER

"The Crown" domina Emmys e "The Handmaid's Tale" é a derrotada da noite

A série da Netflix “The Crown” foi a grande vencedora da 73.ª edição dos Prémios Emmy, levando pela primeira vez a estatueta de Melhor Série Dramática e dominando por completo a categoria na maior noite …

Vacina contra a covid-19 em spray nasal tem vários benefícios - e pode estar para breve

Atualmente, receber uma vacina contra a contra a covid-19 é sinónimo de levar uma injeção no braço. Contudo, esta realidade pode mudar, já que um novo estudo garante a eficácia de vacinas administradas de forma …

Messi substituído e surpreendido

Jogo contra o Lyon não estava a correr bem para o PSG e o treinador Mauricio Pochettino decidiu colocar Lionel Messi no banco de suplentes. O Paris Saint-Germain "sobreviveu" neste domingo - mas já sem Lionel …

“Este senhor é primeiro-ministro? Não, mas vai ser“. Em tempo de autárquicas, Pedro Nuno faz campanha dupla

Pedro Nuno Santos tem aproveitado a campanha autárquica para prosseguir a sua campanha interna. Um dia será sucessor de António Costa e a ocasião é perfeita para ganhar simpatizantes dentro do próprio partido. Entre sexta e …

Pelo menos oito mortos e seis feridos num tiroteio em universidade na Rússia

Pelo menos oito pessoas morreram e seis outras ficaram feridas após um atirador abrir fogo hoje numa universidade na cidade russa de Perm, segundo o Comité de Investigação da Rússia citado pela agência de notícias …

Vulcão nas Canárias em erupção e destrói casas. Cinzas podem chegar à Madeira

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou este domingo em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. A …

Cientistas queriam estudar a propagação das borboletas, mas criaram uma matriosca de parasitas

Objetivo dos cientistas era perceber, através da introdução da espécie de borboletas Glanville fritillary qual o seu poder de dispersão numa ilha finlandesa. No entanto, acabaram com um retrato alarmante para todos os investigadores que …

Marcelo encontra-se em Nova Iorque com Presidentes das Maldivas e Peru

O Presidente da República tem agendados encontros bilaterais com cinco chefes de Estado, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os quais os presidentes das Maldivas e …

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …