MP foi ao Algarve em busca de provas do Caso Sócrates

Ricardo Stuckert / PR

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Ministério Público esteve no empreendimento do Vale do Lobo, em Almancil, no Algarve, a realizar buscas no âmbito da Operação Marquês, na qual está implicado José Sócrates.

As buscas foram realizadas na quinta-feira passada, confirmou ao jornal Público a Procuradoria-Geral da República (PGR).

“O Ministério Público, no Departamento Central de Investigação e Acção Penal, realizou buscas na região de Lisboa e no Algarve. Diligências, estas, efectuadas no âmbito da denominada Operação Marquês“, refere a nota da PGR citada pelo referido diário.

No empreendimento turístico terão estado o Procurador Rosário Teixeira, o titular do processo que envolve José Sócrates, o juiz Carlos Alexandre do Tribunal Central de Instrução Criminal, bem como inspectores da Autoridade Tributária e agentes da PSP, segundo apurou o Público.

A administração do empreendimento confirmou ao mesmo jornal que as buscas visavam “documentação e provas relacionadas com antigos fornecedores” do complexo no Vale do Lobo “Terá também sido recolhido material informático”, refere o diário.

Esta atenção dada ao empreendimento justifica-se pelo facto de o mesmo ter estado ligado ao Grupo Lena, entre 2007 e 2008. O administrador deste conglomerado empresarial, Joaquim Barroca, bem como o empresário e amigo de José Sócrates, Carlos Santos Silva, são, a par de José Sócrates, arguidos na “Operação Marquês”. A tese do Ministério Público é que o Grupo Lena foi o agente corruptor do ex-primeiro-ministro.

Actualmente, o empreendimento do Vale do Lobo é detido maioritariamente pela Caixa Geral de Depósitos, que tem 24% das acções, estando as restantes dispersas por vários investidores portugueses e estrangeiros.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Só tenho a dizer uma coisa sobre este assunto…. “Coitado do homem”… não que queira defende-lo, mas sim que vai servir de distração para muitos outros corruptos que vão sair impunes.

    • As pessoas ainda não compreenderam a verdadeira dimensão do “problema” Sócrates… Aquilo não foi procedimento de justiça correcto. Em nada mesmo!
      E depois não se admirem do reino de medo que paira neste país…

RESPONDER

Pessoas que enfrentam bem a manhã são mais saudáveis (e trabalham melhor)

Vários estudos têm demonstrado que algumas pessoas enfrentam as manhãs de forma naturalmente melhor, o que faz com que tenham um conjunto de diferenças cerebrais que as tornam mais felizes quando acordam. Por outro lado, as …

Cavalos, elefantes e peixes. Circo alemão substitui animais por hologramas gigantes

Após muitas críticas e polémicas à volta do uso de animais em circos, o Circo Roncalli decidiu substituí-los por hologramas, tornando-se o pioneiro nesta abordagem futurista. Os circos têm uma história polémica devido ao facto de …

FC Porto 2-3 SC Braga | Vitória no Dragão leva Braga à final da Taça

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 3-2, em jogo da segunda mão da meia-final da Taça da Portugal de futebol, e garantiu um lugar na final da competição. Depois do empate (1-1) …

Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra de Da Vinci

O quadro da autoria de Leonardo Da Vinci é a obra de arte mais famosa do mundo. Contudo, há um detalhe que tem passado despercebido: a cadeira onde a misteriosa mulher está sentada. Escondida, mas …

"Projeto Xueliang". O plano chinês para fiscalizar 100% do espaço público

O "Projeto Xueliang" da China tem como objetivo fiscalizar a totalidade do espaço público, transformando vizinhos em agentes de vigilância do Estado. Em 2016, o município de Pingyi, localizado sete horas a norte de Shangai, tinha …

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …