MP foi ao Algarve em busca de provas do Caso Sócrates

Ricardo Stuckert / PR

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Ministério Público esteve no empreendimento do Vale do Lobo, em Almancil, no Algarve, a realizar buscas no âmbito da Operação Marquês, na qual está implicado José Sócrates.

As buscas foram realizadas na quinta-feira passada, confirmou ao jornal Público a Procuradoria-Geral da República (PGR).

“O Ministério Público, no Departamento Central de Investigação e Acção Penal, realizou buscas na região de Lisboa e no Algarve. Diligências, estas, efectuadas no âmbito da denominada Operação Marquês“, refere a nota da PGR citada pelo referido diário.

No empreendimento turístico terão estado o Procurador Rosário Teixeira, o titular do processo que envolve José Sócrates, o juiz Carlos Alexandre do Tribunal Central de Instrução Criminal, bem como inspectores da Autoridade Tributária e agentes da PSP, segundo apurou o Público.

A administração do empreendimento confirmou ao mesmo jornal que as buscas visavam “documentação e provas relacionadas com antigos fornecedores” do complexo no Vale do Lobo “Terá também sido recolhido material informático”, refere o diário.

Esta atenção dada ao empreendimento justifica-se pelo facto de o mesmo ter estado ligado ao Grupo Lena, entre 2007 e 2008. O administrador deste conglomerado empresarial, Joaquim Barroca, bem como o empresário e amigo de José Sócrates, Carlos Santos Silva, são, a par de José Sócrates, arguidos na “Operação Marquês”. A tese do Ministério Público é que o Grupo Lena foi o agente corruptor do ex-primeiro-ministro.

Actualmente, o empreendimento do Vale do Lobo é detido maioritariamente pela Caixa Geral de Depósitos, que tem 24% das acções, estando as restantes dispersas por vários investidores portugueses e estrangeiros.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Só tenho a dizer uma coisa sobre este assunto…. “Coitado do homem”… não que queira defende-lo, mas sim que vai servir de distração para muitos outros corruptos que vão sair impunes.

    • As pessoas ainda não compreenderam a verdadeira dimensão do “problema” Sócrates… Aquilo não foi procedimento de justiça correcto. Em nada mesmo!
      E depois não se admirem do reino de medo que paira neste país…

RESPONDER

"O São João é decisivo". Gaia negou pedidos para festejos e faz apelo à contenção

A Câmara de Vila Nova de Gaia negou os pedidos para a realização de festas de São João porque “com esta cadência” o concelho “corre o risco de voltar atrás no confinamento”, disse esta segunda-feira …

Presidente promulga diploma do Governo para acelerar execução do PRR

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto-lei que estabelece o regime excecional de execução orçamental e de simplificação de procedimentos dos projetos aprovados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Numa nota …

Bielorrússia. Washington anuncia sanções financeiras e restrições de vistos

Os Estados Unidos impuseram esta segunda-feira novas sanções financeiras e restrições de vistos a dezenas de funcionários e entidades na Bielorrússia, em coordenação com a União Europeia, Reino Unido e Canadá. As medidas retaliatórias - que …

Uma provocação de Cristiano iniciou a reviravolta alemã

Opinião de Dietmar Hamann, depois de um toque "artístico" do capitão da seleção portuguesa, quando a Alemanha ainda perdia. Cristiano Ronaldo voltou a jogar para dar espetáculo, num momento do duelo entre Portugal e Alemanha no …

Fotografia mostra princesa Latifa em Espanha

Uma fotografia da princesa Latifa do Dubai, cuja situação preocupa a ONU depois de ter sido apanhada quando tentava fugir do emirado em 2018, foi divulgada esta segunda-feira numa rede social e descrita como tendo …

Microlino, o pequeno carro elétrico com teto dobrável, está cada vez mais perto da produção

Em desenvolvimento há mais de cinco anos, e originalmente com produção prevista para 2019, o terceiro protótipo do Microlino 2.0 da Micro Mobility Systems AG foi concluído. O terceiro protótipo do Microlino é o mais próximo …

Constitucional "absolve" (mas critica) socialista que chamou "cigana" a deputada

O Tribunal Constitucional (TC) anulou a decisão do PS de condenar o ex-eurodeputado, mas o presidente fez uma declaração de voto em que reprovou o "chocante racismo". O caso remonta a junho de 2017, quando Manuel …

EUA convida Coreia do Norte a retomar diálogo sobre armamento nuclear

Os Estados Unidos (EUA), a Coreia do Sul e o Japão convidaram esta segunda-feira Pyongyang a retomar o diálogo sobre armamento nuclear na península coreana, depois de o líder norte-coreano ter anunciado estar a preparar-se …

Polícias em protesto abandonaram parlamento (mas voltaram para trás)

A manifestação de elementos das forças de segurança pertencentes ao Movimento Zero abandonou esta segunda-feira, cerca das 15h30, o parlamento, alegadamente em direção ao Ministério da Administração Interna, mas a meio do percurso voltou para …

Sobrevivência da TAP depende da “implementação rigorosa” da reestruturação

O presidente executivo interino da TAP, Ramiro Sequeira, despediu-se esta segunda-feira dos trabalhadores sublinhando que a sobrevivência da companhia aérea dependerá da "implementação rigorosa" do plano de reestruturação. Num email enviado aos trabalhadores, a que a …