Acionistas vão processar PT por violação grave dos deveres de gestão

telecom.pt

Henrique Granadeiro, 70 anos, Presidente Executivo da Portugal Telecom

Henrique Granadeiro, 70 anos, Presidente Executivo da Portugal Telecom

Acionistas da PT vão apresentar duas ações contra a Comissão Executiva da operadora, por entederem que houve “violação grave dos deveres fundamentais da gestão” quando foram aplicados 900 milhões de euros na Rioforte, do Grupo Espírito Santo (GES).

Octávio Viana, presidente da Associação de Investidores do Mercado de Capitais, adiantou à agência Lusa que as ações, movidas por acionistas que se sentem lesados por aquele ato de gestão da Comissão Executiva da PT, deverão dar entrada, nos próximos dias, no Tribunal de Comércio de Lisboa e na Justiça Cível.

A ação a intentar no Tribunal de Comércio de Lisboa prende-se com os “danos” causados aos acionistas pela compra pela PT de perto de 900 milhões de euros de papel comercial da Rioforte, enquanto a ação cível pretende apurar a “resposnabilidade civil” dos membros da Comissão Executiva naquele ato de gestão.

Segundo Octávio Viana, já são meia centena os acionistas que pretendem subscrever as ações judiciais, mas por questões práticas (procurações e outras) e de rapidez os autores dos processos deverão ser menos, mas todos concordam que houve uma “violação grande e grave dos deveres fundamentais da gestão” por parte da Comissão Executiva da PT, nomeadamente por não ter sido feita uma “correta repartição de riscos” na aplicação em causa.

“É impensável que uma gestão cuidadosa, criteriosa, diligente e com conhecimento técnico aplique 40 por cento da liquidez da empresa (PT) em 2013 e aproximadamente 50 por cento da sua capitalização em bolsa numa única entidade (Rioforte), desrespeitando assim qualquer regra prudencial de repartição dos riscos”, comentou à Lusa Octávio Viana.

Em sua opinião, a Comissão Excecutiva da PT, presidida por Henrique Granadeiro,”tão-pouco observou a probabilidade de incumprimento, vezes o impacto desse incumprimento”, pelo que “não atuou com a lealdade a que estava obrigado para com a sociedade e, consequentemente, para com os acionistas”.

Além do mais – prosseguiu -, a aplicação de 900 milhões de euros incidiu numa entidade que é “parte relacionada”, pois indirectamente (atraves do GES) detém cerca de 10 por cento da PT.

telecom.pt

Zeinal Bava e Henrique Granadeiro na CE da PT

Zeinal Bava e Henrique Granadeiro na CE da PT

Não haverá queixa-crime, para já

O presidente da Associação de Investidores do Mercado de Capitais explicou ainda à Lusa que, para já, não haverá queixa-crime contra a Comissão Executiva da PT, porque, de momento, os acionistas não dispôem de dados que lhes permitam avançar com esse tipo de ação, tanto mais que o Ministério Público está a investigar o caso, em segredo de justiça.

No entanto, disse ser importante, nesse campo, apurar se houve ou não dolo na compra da dívida da Rioforte, porque supostamente já existia uma auditoria da Ernst & Young que alertava que o passivo da Rioforte “ultrapassava largamente” o ativo.

Entre os que se sentem lesados estão pequenos acionistas que estão a perder 500 e 1.000 euros, mas tambéme existem outros acionistas e empresas que estão a perder 300 a 400 mil euros com a queda das ações da PT, após a divulgação da aplicação dos 900 milhões de euros em dívida da Rioforte.

Revelou ainda que um Fundo de Investimento nos EUA está a perder milhões de euros com as ações da PT e que pondera intentar uma ação nos tribunais norte-americanos, porque a justiça portuguesa é lenta e pouco eficaz.

Entre os acionistas que se sentem lesados pelo caso PT/Rioforte estão ainda dois investidores chineses, disse.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da PT recusou fazer comentários.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Italianos afastam rumores. Ronaldo de "pedra e cal" na Juventus

A imprensa italiana afasta esta sexta-feira os rumores de que Cristiano Ronaldo estará para deixar a Juventus, frisando que o internacional português de de 35 anos está de "pedra e cal" na Vecchia Signora. Depois …

Seis concelhos da Grande Lisboa vão ter reforço das equipas de combate à covid-19

Seis concelhos da Grande Lisboa vão ver reforçadas as suas equipas multidisciplinares de combate à covid-19, avança o jornal Público.  Em causa estão os concelhos de Almada, Seixal, Barreiro, Moita e Setúbal e Vila Franca de …

Guarda-redes Cláudio Ramos assina pelo FC Porto até 2024

O guarda-redes, que defendia a baliza do Tondela, assinou um contrato válido até 2024 com o FC Porto, anunciou, esta quinta-feira, o campeão português. Cláudio Ramos chega ao Dragão como jogador livre, depois do vínculo com …

"Os russos precipitaram-se". Cientistas preocupados com a Sputnik V

A preocupação tem aumentado por parte da comunidade científica, em torno da vacina russa Sputnik V. Especialistas afirmam que o desenvolvimento pouco transparente e a falta de testes em massa pode ser um problema ainda …

Governo propôs proteção policial a deputadas ameaçadas

O Governo contactou as deputadas bloquistas Mariana Mortágua e Beatriz Gomes Dias, bem como a parlamentar não inscrita Joacine Katar Moreira, com uma proposta de proteção policial depois das ameaças de que foram alvo. Em …

Espanhóis elogiam João Félix após eliminação da Champions. "Só se salvou o que não foi titular"

O Leipzig qualificou-se esta sexta-feira para as meias-finais da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Atlético de Madrid, por 2-1, nos quartos de final, no Estádio José Alvalade, em Lisboa. Estreante nas rondas a …

França, Malta e Países Baixos passam para a "lista negra" do Reino Unido

O Reino Unido impôs uma quarentena obrigatória, nesta quinta-feira, para aqueles que chegam ao território britânico a partir de França e dos Países Baixos, após um aumento dos casos de covid-19 nesses dois países. Portugal …

Em 100 anos, não foram encontradas grandes diferenças entre cérebros de homens e mulheres

Em mais de 100 anos de estudos, diferentes equipas de investigadores não encontraram grandes diferenças entre cérebros de homens e mulheres. Desde o século XIX, que se procuram diferenças nos cérebros de homens e mulheres. Gustave …

Há uma galáxia semelhante à Via Láctea no Universo primitivo. É uma "arca do tesouro"

Uma equipa de astrónomos observou uma galáxia muito distante e, consequentemente, muito jovem, semelhante à Via Láctea. A galáxia está tão distante que a sua luz demorou mais de 12 mil milhões de anos a …

O trilionário asteróide Psyche pode ser o resto de um planeta que nunca se formou totalmente

Um novo estudo revela que o trilionário asteróide metálico Psyche se trata do remanescente de um núcleo planetário, que foi destruído durante a fase de acreção, o que fez com que o planeta nunca se …