Acionistas vão processar PT por violação grave dos deveres de gestão

telecom.pt

Henrique Granadeiro, 70 anos, Presidente Executivo da Portugal Telecom

Henrique Granadeiro, 70 anos, Presidente Executivo da Portugal Telecom

Acionistas da PT vão apresentar duas ações contra a Comissão Executiva da operadora, por entederem que houve “violação grave dos deveres fundamentais da gestão” quando foram aplicados 900 milhões de euros na Rioforte, do Grupo Espírito Santo (GES).

Octávio Viana, presidente da Associação de Investidores do Mercado de Capitais, adiantou à agência Lusa que as ações, movidas por acionistas que se sentem lesados por aquele ato de gestão da Comissão Executiva da PT, deverão dar entrada, nos próximos dias, no Tribunal de Comércio de Lisboa e na Justiça Cível.

A ação a intentar no Tribunal de Comércio de Lisboa prende-se com os “danos” causados aos acionistas pela compra pela PT de perto de 900 milhões de euros de papel comercial da Rioforte, enquanto a ação cível pretende apurar a “resposnabilidade civil” dos membros da Comissão Executiva naquele ato de gestão.

Segundo Octávio Viana, já são meia centena os acionistas que pretendem subscrever as ações judiciais, mas por questões práticas (procurações e outras) e de rapidez os autores dos processos deverão ser menos, mas todos concordam que houve uma “violação grande e grave dos deveres fundamentais da gestão” por parte da Comissão Executiva da PT, nomeadamente por não ter sido feita uma “correta repartição de riscos” na aplicação em causa.

“É impensável que uma gestão cuidadosa, criteriosa, diligente e com conhecimento técnico aplique 40 por cento da liquidez da empresa (PT) em 2013 e aproximadamente 50 por cento da sua capitalização em bolsa numa única entidade (Rioforte), desrespeitando assim qualquer regra prudencial de repartição dos riscos”, comentou à Lusa Octávio Viana.

Em sua opinião, a Comissão Excecutiva da PT, presidida por Henrique Granadeiro,”tão-pouco observou a probabilidade de incumprimento, vezes o impacto desse incumprimento”, pelo que “não atuou com a lealdade a que estava obrigado para com a sociedade e, consequentemente, para com os acionistas”.

Além do mais – prosseguiu -, a aplicação de 900 milhões de euros incidiu numa entidade que é “parte relacionada”, pois indirectamente (atraves do GES) detém cerca de 10 por cento da PT.

telecom.pt

Zeinal Bava e Henrique Granadeiro na CE da PT

Zeinal Bava e Henrique Granadeiro na CE da PT

Não haverá queixa-crime, para já

O presidente da Associação de Investidores do Mercado de Capitais explicou ainda à Lusa que, para já, não haverá queixa-crime contra a Comissão Executiva da PT, porque, de momento, os acionistas não dispôem de dados que lhes permitam avançar com esse tipo de ação, tanto mais que o Ministério Público está a investigar o caso, em segredo de justiça.

No entanto, disse ser importante, nesse campo, apurar se houve ou não dolo na compra da dívida da Rioforte, porque supostamente já existia uma auditoria da Ernst & Young que alertava que o passivo da Rioforte “ultrapassava largamente” o ativo.

Entre os que se sentem lesados estão pequenos acionistas que estão a perder 500 e 1.000 euros, mas tambéme existem outros acionistas e empresas que estão a perder 300 a 400 mil euros com a queda das ações da PT, após a divulgação da aplicação dos 900 milhões de euros em dívida da Rioforte.

Revelou ainda que um Fundo de Investimento nos EUA está a perder milhões de euros com as ações da PT e que pondera intentar uma ação nos tribunais norte-americanos, porque a justiça portuguesa é lenta e pouco eficaz.

Entre os acionistas que se sentem lesados pelo caso PT/Rioforte estão ainda dois investidores chineses, disse.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da PT recusou fazer comentários.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O amor de Napoleão por água-de-colónia pode ter sido o que o matou

A obsessão de Napoleão Bonaparte por água-de-colónia pode ter-se revelado fatal, sugere um bioquímico britânico. O antigo imperador francês até chegava a beber o produto. Reza a História que Napoleão Bonaparte morreu em Longwood, Santa Helena, …

Bloco mede forças com o Governo. PSD volta a pedir divulgação (de parte) do contrato do Novo Banco

Esta quarta-feira, o primeiro-ministro António Costa disse que o Fundo de Resolução está “autorizado a cumprir os contratos” com o Novo Banco. O Bloco de Esquerda e o PSD insistem no braço-de-ferro com o Governo. O …

Santuário de Fátima esgota lotação. Centenas de peregrinos ficaram à porta

No dia de ontem, o Santuário de Fátima atingiu às 20h25 a lotação máxima de 7.500 pessoas, estabelecida devido à pandemia de covid-19, disse à agência Lusa fonte oficial da instituição. Ao início da noite, já …

O número de Dunbar está errado. É possível ter mais de 150 amigos

O número de Dunbar sugere que uma pessoa só consegue manter relações sociais estáveis com 150 pessoas. Um novo estudo vem deitar por terra esta estimativa. O número de Dunbar define o limite de pessoas com …

Plano de Recuperação e Resiliência. Costa Silva avisa que "retoma ainda vai demorar"

A retoma económica em Portugal ainda vai demorar, embora alguns setores, como o turismo e a agricultura possam recuperar mais depressa, disse o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do Plano de Recuperação e …

Se as legislativas fossem hoje, ficava tudo (quase) na mesma. Portugueses pedem remodelação do Governo

Uma sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica para a RTP e para o jornal Público revela que, se as eleições legislativas fossem hoje, ficaria tudo quase na mesma. De acordo …

Venda de barragens da EDP. Fisco abriu inquérito a ex-dirigente para avaliar se cumpriu regras

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) abriu um processo de inquérito a José Maria Pires, jurista do centro de estudos fiscais e antigo alto dirigente do Fisco que integra o Movimento Cultural da Terra de …

"GPS da natureza". Os tubarões usam os campos magnéticos da Terra nas suas longas viagens

Uma equipa de investigadores descobriu as primeiras evidências sólidas de que os tubarões dependem de campos magnéticos para as suas incursões de longa distância através dos mares. Os investigadores sabiam que algumas espécies de tubarões viajam …

Rio diz ser "absolutamente impensável" PSD continuar a perder câmaras (e quer "subir bastante")

O presidente do PSD afirmou esta terça-feira ser "absolutamente impensável" que o partido continue a descer nas eleições autárquicas, enquanto o líder do CDS quer fazer deste sufrágio uma "força motriz para derrubar o socialismo …

"Penso que o ajudei". Ana Gomes visitou Rui Pinto “quatro ou cinco vezes” na prisão

A ex-eurodeputada Ana Gomes assumiu esta terça-feira no julgamento do processo Football Leaks que incentivou Rui Pinto a colaborar com a Justiça e defendeu que a mudança de atitude do arguido não foi “para salvar …