Governo admite acabar com as limitações à lotação dos transportes públicos

José Coelho / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa e o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, admitiu, em entrevista ao Dinheiro Vivo, acabar com as limitações à lotação dos transportes públicos.

Em entrevista ao Dinheiro Vivo, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, admitiu acabar com as restrições à lotação dos transportes públicos, sustentando essa possibilidade com estudos internacionais e o exemplo de outras capitais europeias onde não existem limitações.

Pedro Nuno Santou reiterou que não existe uma relação entre o uso de transportes públicos e os surtos de covid-19 que têm acontecido no país, algo que Marcelo Rebelo de Sousa já tinha dito no início do mês. “Não estou a dizer que não existe risco no transporte público, mas estudos internacionais vão mostrando que não é esse o problema”, disse.

O ministro recordou que Lisboa é das poucas capitais da Europa com restrições na lotação dos transportes e que, se a situação não for alterada, pode causar “problemas sérios de mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa”.

O ministro justificou ainda a eventual decisão com a linha de Sintra, que é impossível de controlar ou de impor limites em hora de ponta. “Sabemos que é difícil controlar a lotação num comboio de Sintra que leva, por exemplo, duas mil pessoas, que tem vinte e tal portas, quatro plataformas na estação… Não conseguimos controlar. É impossível”, disse.

O Governo considera que o mais importante é que todos os utilizadores de transportes públicos usem máscara e higienizem as mãos “sempre que possível mais que uma vez nos comboios”.

Pedro Nuno Santos disse ainda que, no seio dos funcionários da CP – Comboios de Portugal que trabalham nos interiores dos transportes, há poucos casos de infeção. “A CP tem dois mil trabalhadores que trabalham diariamente dento dos comboios e nós só tivemos três infetados”, disse.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Pois bem, se já não se cumpre a 100%, vejamos o resultado desta ‘política’ brilhante. — onde foram obter os resultados, OMS/WHO?

    A ser, daqui a um mês após a entrada em vigor, vejamos os resultados! – espero estar errado, mesmo.

  2. Os transportes públicos não são o problema da propagação? É p/ rir ou chorar? Esta gentalha politica mete nojo. Colocam em confinamento durante 2 meses e agora vem c/ este DISPARATE? Então p/ quê distanciamento social nos outros locais?? Voçês não sabem é como vão dar solução – é p/ isso que são eleitos e representam do povo, ganham, roubam enganam etc..) – acham q somos LORPAS mas nem todos.
    CAMBADA o que querem é poleiro p/ nos roubarem indecentemente. Daqui a nada estamos como a Venezuela.
    Portugueses abram o lho não vão pelo que vos dizem, mas sim pela v/ cabeça que se a têm é p/ pensar.

  3. Este ministro Pedro Santos é provavelmente o pior ministro que me lembro de já ter visto… e já tivemos alguns bem mauzinhos. Não faz uma única declaração ou intervenção que se aproveite.

  4. É o Partido Socialista no seu topo da desgraça em tudo, desde o COVID 19, aos fogos, protecção aos corruptos e muito mais.
    E ainda vem o Presidente da República que a situação dos fogos estão muitos bem assegurados de protecção!
    Claro o Traidor Antonio Costa é uma com carne com o Presidente da República o que é uma vergonha.
    Sou socialista sim, mas não sou burro, há muito que tirei as PALAS, façam como eu, para verem melhor.
    Eu não confio nestes socialista que por ganância, poder, tudo fazem.
    ESTA GENTE NUNCA PODE SER SOCIALISTA
    O povo tem de abrir os olhos e tirar as palas.
    EU NÃO VOTO EM COVEIRO DA NAÇÃO, PS
    VIVA PORTUGAL

RESPONDER

Segurança Social baixa apoios a Recibos Verdes. Maioria só vai receber 219 euros

A fórmula de cálculo definida pelo Governo para o "apoio extraordinário à redução da actividade económica", que é concedido a trabalhadores independentes, os chamados Recibos Verdes, devido ao novo confinamento geral, leva a que muitos …

No primeiro telefonema com um líder estrangeiro, Biden liga a Trudeau

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou na sexta-feira com o seu homólogo canadiano, Justin Trudeau, na primeira conversa telefónica com um líder estrangeiro desde que tomou posse na quarta-feira, anunciou a Casa Branca. Os …

PS alarga vantagem sobre PSD. Chega recupera terceiro lugar (mas apenas 1% das mulheres apoia o partido)

Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Observador e para a TVI, se as eleições legislativas fossem hoje, o PS teria a preferência de 42,6% dos portugueses. O partido de António Costa continua com grande …

Caso de nova variante é de uma pessoa sul-africana residente em Lisboa

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul detetado ontem em Portugal é de uma pessoa sul-africana, residente em Lisboa, anunciaram as autoridades de saúde “O caso reporta-se a uma pessoa …

Na Rússia, dezenas de pessoas foram presas durante manifestações de apoio a Navalny

Dezenas de pessoas foram presas hoje durante manifestações organizadas na Rússia para exigir a libertação do opositor Alexei Navalny, que está em prisão preventiva, apesar das múltiplas ameaças das autoridades contra os protestos. De Moscovo a …

Arqueólogos egípcios encontram cópia de capítulo do "Livro dos Mortos"

Arqueólogos egípcios encontraram, em Sacara, uma cópia do Capítulo 17 do "Livro dos Mortos" numa zona de túmulos próximos da pirâmide do faraó Teti. De acordo com o site Live Science, que cita um comunicado do …

Senado avalia processo de destituição de Trump na semana de 8 de fevereiro

O Senado norte-americano irá ouvir na semana de 8 de fevereiro os argumentos iniciais do processo de destituição de Donald Trump por incitamento dos recentes motins do Capitólio, anunciou o senador democrata Chuck Schumer. "Todos queremos …

Portugal é o país do mundo com mais mortes. Vacinas da AstraZeneca vão chegar com atraso

Pela primeira vez, desde o início da pandemia da covid-19, Portugal é o país com maior número de vítimas mortais e mais casos de infeção por milhão de habitantes em todo o mundo. Más notícias, …

Fóssil de dinossauro dá novas pistas sobre como estes animais acasalavam

É verdade que já sabemos muitas coisas sobre dinossauros – como eram, o que comiam e a causa da sua extinção. Mas nenhum fóssil nos permitiu ainda perceber coisas tão simples como, por exemplo, em que …

Itália bloqueia TikTok após morte de menina de 10 anos em desafio na rede social

A rede social TikTok foi hoje bloqueada temporariamente em Itália, para utilizadores cuja idade não está confirmada, na sequência da morte de uma menina de 10 anos que participava num desafio naquela plataforma. A Autoridade para …