Governo admite acabar com as limitações à lotação dos transportes públicos

José Coelho / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa e o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, admitiu, em entrevista ao Dinheiro Vivo, acabar com as limitações à lotação dos transportes públicos.

Em entrevista ao Dinheiro Vivo, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, admitiu acabar com as restrições à lotação dos transportes públicos, sustentando essa possibilidade com estudos internacionais e o exemplo de outras capitais europeias onde não existem limitações.

Pedro Nuno Santou reiterou que não existe uma relação entre o uso de transportes públicos e os surtos de covid-19 que têm acontecido no país, algo que Marcelo Rebelo de Sousa já tinha dito no início do mês. “Não estou a dizer que não existe risco no transporte público, mas estudos internacionais vão mostrando que não é esse o problema”, disse.

O ministro recordou que Lisboa é das poucas capitais da Europa com restrições na lotação dos transportes e que, se a situação não for alterada, pode causar “problemas sérios de mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa”.

O ministro justificou ainda a eventual decisão com a linha de Sintra, que é impossível de controlar ou de impor limites em hora de ponta. “Sabemos que é difícil controlar a lotação num comboio de Sintra que leva, por exemplo, duas mil pessoas, que tem vinte e tal portas, quatro plataformas na estação… Não conseguimos controlar. É impossível”, disse.

O Governo considera que o mais importante é que todos os utilizadores de transportes públicos usem máscara e higienizem as mãos “sempre que possível mais que uma vez nos comboios”.

Pedro Nuno Santos disse ainda que, no seio dos funcionários da CP – Comboios de Portugal que trabalham nos interiores dos transportes, há poucos casos de infeção. “A CP tem dois mil trabalhadores que trabalham diariamente dento dos comboios e nós só tivemos três infetados”, disse.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Pois bem, se já não se cumpre a 100%, vejamos o resultado desta ‘política’ brilhante. — onde foram obter os resultados, OMS/WHO?

    A ser, daqui a um mês após a entrada em vigor, vejamos os resultados! – espero estar errado, mesmo.

  2. Os transportes públicos não são o problema da propagação? É p/ rir ou chorar? Esta gentalha politica mete nojo. Colocam em confinamento durante 2 meses e agora vem c/ este DISPARATE? Então p/ quê distanciamento social nos outros locais?? Voçês não sabem é como vão dar solução – é p/ isso que são eleitos e representam do povo, ganham, roubam enganam etc..) – acham q somos LORPAS mas nem todos.
    CAMBADA o que querem é poleiro p/ nos roubarem indecentemente. Daqui a nada estamos como a Venezuela.
    Portugueses abram o lho não vão pelo que vos dizem, mas sim pela v/ cabeça que se a têm é p/ pensar.

  3. Este ministro Pedro Santos é provavelmente o pior ministro que me lembro de já ter visto… e já tivemos alguns bem mauzinhos. Não faz uma única declaração ou intervenção que se aproveite.

  4. É o Partido Socialista no seu topo da desgraça em tudo, desde o COVID 19, aos fogos, protecção aos corruptos e muito mais.
    E ainda vem o Presidente da República que a situação dos fogos estão muitos bem assegurados de protecção!
    Claro o Traidor Antonio Costa é uma com carne com o Presidente da República o que é uma vergonha.
    Sou socialista sim, mas não sou burro, há muito que tirei as PALAS, façam como eu, para verem melhor.
    Eu não confio nestes socialista que por ganância, poder, tudo fazem.
    ESTA GENTE NUNCA PODE SER SOCIALISTA
    O povo tem de abrir os olhos e tirar as palas.
    EU NÃO VOTO EM COVEIRO DA NAÇÃO, PS
    VIVA PORTUGAL

RESPONDER

OE2022: PCP já reuniu com o Governo, mas chuta discussões para pós-autárquicas. BE resgata propostas

O Governo já começa a apalpar terreno à esquerda para as negociações do Orçamento do Estado para 2022. O executivo reuniu com o PCP, mas o partido diz que só negoceia após as autárquicas. BE …

Harry Kane a caminho do Manchester City por 187 milhões de euros

A confirmar-se este valor, esta será a segunda maior transferência da história, superada apenas pela saída de Neymar do Barcelona para o PSG em 2017. Segundo avança o The Sun, Harry Kane está mesmo a caminho …

Benfica fez sondagem por Kaio Jorge

O jovem ponta-de-lança estará a ser cobiçado pelos italianos do AC Milan, mas os encarnados também não quiseram ficar para trás. De acordo com o jornal Record, o Benfica fez uma sondagem por Kaio Jorge, o …

Governo propõe que avós ou tios possam usufruir de licença parental

O Executivo propôs aos parceiros sociais que, quando a mãe ou o pai de uma criança estão impedidos de gozar a licença parental, os familiares diretos, como avós, tios ou irmãos, possam fazê-lo e receber …

"Jogo de passa-culpas". Detenção de Vieira abre guerra entre Novo Banco e Fundo de Resolução

O Novo Banco acusa o Fundo de Resolução pelo facto de a venda da dívida da Imosteps, empresa de Luís Filipe Vieira, não ter sido vendida isoladamente a um fundo. A detenção de Luís Filipe Vieira …

Santa Clara vence na Macedónia do Norte e está mais perto da Europa

O Santa Clara venceu hoje por 3-0 na visita ao Shkupi, em jogo da primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, disputado em Skopje, na Macedónia do Norte. No estádio Arena Nacional Todor Proeski, …

Testes e certificados covid falsos à venda na Internet

Existem cada vez mais casos de venda ilícita de testes negativos e certificados covid. Alguns documentos estão à venda na Internet por 21 euros. Com a obrigatoriedade de apresentar testes negativos à covid-19 ou certificados de …

Sporting quer faturar até 35 milhões de euros com Jovane e Matheus Nunes

O Sporting quer faturar em grande com as vendas de Jovane Cabral e Matheus Nunes. Os 'leões' esperam conseguir uma verba entre os 28 e os 35 milhões de euros pelos dois jogadores. Esta pode ter …

Programa para aumentar notas em escolas de contextos desfavorecidos falha em toda a linha

A investigação, para além de comparar notas internas e notas de exames nacionais de escolas públicas de contexto desfavorecidas com as restantes, debruçou-se também sobre campos como as taxas de retenção, as desistências, os “chumbos” …

Vacinas da Janssen vão atrasar em agosto. Irão chegar apenas 200 mil

Portugal vai receber apenas 200 mil das 600 mil vacinas da Janssen previstas para agosto, anunciou o coordenador do plano de vacinação contra a covid-19, que diz esperar ter 70% da população com vacinação completa …