Governo admite acabar com as limitações à lotação dos transportes públicos

José Coelho / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa e o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, admitiu, em entrevista ao Dinheiro Vivo, acabar com as limitações à lotação dos transportes públicos.

Em entrevista ao Dinheiro Vivo, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, admitiu acabar com as restrições à lotação dos transportes públicos, sustentando essa possibilidade com estudos internacionais e o exemplo de outras capitais europeias onde não existem limitações.

Pedro Nuno Santou reiterou que não existe uma relação entre o uso de transportes públicos e os surtos de covid-19 que têm acontecido no país, algo que Marcelo Rebelo de Sousa já tinha dito no início do mês. “Não estou a dizer que não existe risco no transporte público, mas estudos internacionais vão mostrando que não é esse o problema”, disse.

O ministro recordou que Lisboa é das poucas capitais da Europa com restrições na lotação dos transportes e que, se a situação não for alterada, pode causar “problemas sérios de mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa”.

O ministro justificou ainda a eventual decisão com a linha de Sintra, que é impossível de controlar ou de impor limites em hora de ponta. “Sabemos que é difícil controlar a lotação num comboio de Sintra que leva, por exemplo, duas mil pessoas, que tem vinte e tal portas, quatro plataformas na estação… Não conseguimos controlar. É impossível”, disse.

O Governo considera que o mais importante é que todos os utilizadores de transportes públicos usem máscara e higienizem as mãos “sempre que possível mais que uma vez nos comboios”.

Pedro Nuno Santos disse ainda que, no seio dos funcionários da CP – Comboios de Portugal que trabalham nos interiores dos transportes, há poucos casos de infeção. “A CP tem dois mil trabalhadores que trabalham diariamente dento dos comboios e nós só tivemos três infetados”, disse.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Pois bem, se já não se cumpre a 100%, vejamos o resultado desta ‘política’ brilhante. — onde foram obter os resultados, OMS/WHO?

    A ser, daqui a um mês após a entrada em vigor, vejamos os resultados! – espero estar errado, mesmo.

  2. Os transportes públicos não são o problema da propagação? É p/ rir ou chorar? Esta gentalha politica mete nojo. Colocam em confinamento durante 2 meses e agora vem c/ este DISPARATE? Então p/ quê distanciamento social nos outros locais?? Voçês não sabem é como vão dar solução – é p/ isso que são eleitos e representam do povo, ganham, roubam enganam etc..) – acham q somos LORPAS mas nem todos.
    CAMBADA o que querem é poleiro p/ nos roubarem indecentemente. Daqui a nada estamos como a Venezuela.
    Portugueses abram o lho não vão pelo que vos dizem, mas sim pela v/ cabeça que se a têm é p/ pensar.

  3. Este ministro Pedro Santos é provavelmente o pior ministro que me lembro de já ter visto… e já tivemos alguns bem mauzinhos. Não faz uma única declaração ou intervenção que se aproveite.

  4. É o Partido Socialista no seu topo da desgraça em tudo, desde o COVID 19, aos fogos, protecção aos corruptos e muito mais.
    E ainda vem o Presidente da República que a situação dos fogos estão muitos bem assegurados de protecção!
    Claro o Traidor Antonio Costa é uma com carne com o Presidente da República o que é uma vergonha.
    Sou socialista sim, mas não sou burro, há muito que tirei as PALAS, façam como eu, para verem melhor.
    Eu não confio nestes socialista que por ganância, poder, tudo fazem.
    ESTA GENTE NUNCA PODE SER SOCIALISTA
    O povo tem de abrir os olhos e tirar as palas.
    EU NÃO VOTO EM COVEIRO DA NAÇÃO, PS
    VIVA PORTUGAL

RESPONDER

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …