Governo admite acabar com as limitações à lotação dos transportes públicos

José Coelho / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa e o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, admitiu, em entrevista ao Dinheiro Vivo, acabar com as limitações à lotação dos transportes públicos.

Em entrevista ao Dinheiro Vivo, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, admitiu acabar com as restrições à lotação dos transportes públicos, sustentando essa possibilidade com estudos internacionais e o exemplo de outras capitais europeias onde não existem limitações.

Pedro Nuno Santou reiterou que não existe uma relação entre o uso de transportes públicos e os surtos de covid-19 que têm acontecido no país, algo que Marcelo Rebelo de Sousa já tinha dito no início do mês. “Não estou a dizer que não existe risco no transporte público, mas estudos internacionais vão mostrando que não é esse o problema”, disse.

O ministro recordou que Lisboa é das poucas capitais da Europa com restrições na lotação dos transportes e que, se a situação não for alterada, pode causar “problemas sérios de mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa”.

O ministro justificou ainda a eventual decisão com a linha de Sintra, que é impossível de controlar ou de impor limites em hora de ponta. “Sabemos que é difícil controlar a lotação num comboio de Sintra que leva, por exemplo, duas mil pessoas, que tem vinte e tal portas, quatro plataformas na estação… Não conseguimos controlar. É impossível”, disse.

O Governo considera que o mais importante é que todos os utilizadores de transportes públicos usem máscara e higienizem as mãos “sempre que possível mais que uma vez nos comboios”.

Pedro Nuno Santos disse ainda que, no seio dos funcionários da CP – Comboios de Portugal que trabalham nos interiores dos transportes, há poucos casos de infeção. “A CP tem dois mil trabalhadores que trabalham diariamente dento dos comboios e nós só tivemos três infetados”, disse.

ZAP ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Pois bem, se já não se cumpre a 100%, vejamos o resultado desta ‘política’ brilhante. — onde foram obter os resultados, OMS/WHO?

    A ser, daqui a um mês após a entrada em vigor, vejamos os resultados! – espero estar errado, mesmo.

  2. Os transportes públicos não são o problema da propagação? É p/ rir ou chorar? Esta gentalha politica mete nojo. Colocam em confinamento durante 2 meses e agora vem c/ este DISPARATE? Então p/ quê distanciamento social nos outros locais?? Voçês não sabem é como vão dar solução – é p/ isso que são eleitos e representam do povo, ganham, roubam enganam etc..) – acham q somos LORPAS mas nem todos.
    CAMBADA o que querem é poleiro p/ nos roubarem indecentemente. Daqui a nada estamos como a Venezuela.
    Portugueses abram o lho não vão pelo que vos dizem, mas sim pela v/ cabeça que se a têm é p/ pensar.

  3. Este ministro Pedro Santos é provavelmente o pior ministro que me lembro de já ter visto… e já tivemos alguns bem mauzinhos. Não faz uma única declaração ou intervenção que se aproveite.

  4. É o Partido Socialista no seu topo da desgraça em tudo, desde o COVID 19, aos fogos, protecção aos corruptos e muito mais.
    E ainda vem o Presidente da República que a situação dos fogos estão muitos bem assegurados de protecção!
    Claro o Traidor Antonio Costa é uma com carne com o Presidente da República o que é uma vergonha.
    Sou socialista sim, mas não sou burro, há muito que tirei as PALAS, façam como eu, para verem melhor.
    Eu não confio nestes socialista que por ganância, poder, tudo fazem.
    ESTA GENTE NUNCA PODE SER SOCIALISTA
    O povo tem de abrir os olhos e tirar as palas.
    EU NÃO VOTO EM COVEIRO DA NAÇÃO, PS
    VIVA PORTUGAL

RESPONDER

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …