Se é proprietário de um carro Volkswagen apetrechado com o software fraudulento que a marca instalou em diversos veículos a diesel, pode pedir a devolução do dinheiro que pagou por ele.
O alerta é da DECO, que sustenta que “o cliente tem direito a anular o negócio, uma vez que comprou um produto que não corresponde ao que foi anunciado”, conforme destaca o secretário-geral da Associação de Defesa do Consumidor, Jorge Morgado, em declarações ao Diário Económico.
“Para tal, deverá dirigir-se ao concessionário onde efectuou a compra e, em troca do seu veículo, será ressarcido com o valor comercial do mesmo”, acrescenta Jorge Morgado.
O representante da DECO refere também que “se a avaliação comercial ao carro for feita de forma justa, ou seja respeitando os valores de mercado, esta será também uma forma de limpar a imagem da marca ou marcas envolvidas nesta fraude”.
Ao Diário Económico, Jorge Morgado nota ainda que a Associação já tem sido contactada por vários proprietários de carros afectados pela fraude nos testes de emissões poluentes, solicitando esclarecimentos sobre o que podem fazer.
No seguimento deste escândalo, e conforme reportou o Dinheiro Vivo na semana passada, o número de carros da marca Volkswagen à venda no Standvirtual, um dos maiores sites de venda de automóveis de Portugal, quase triplicou.
ZAP
Escândalo Volkswagen
-
18 Novembro, 2016 Volkswagen vai despedir 30 mil trabalhadores até 2020
Tenso em conta os acontecimentos, ainda não vi um comunicado oficial do fabricante ou do grupo a confirmar esta noticia.
Se a lei nos salvaguarda, como podemos proceder para reclamar junto da marca?
Pelo que percebi é só a Deco que diz que temos direito…
Na minha a pessoa que fizer isso penso tenha um caracter muito bom.Pois eu duvido que alguém vá comprar um carro a gasóleo só porque deita menos fumo. comprar sim pela marca, pelos consumos, segurança e fiabilidade.
muita boa gente não sabe, mas a ter a centralina alterada tem um carro com mais potencia e menos consumo. ou então pensam “á já não quero um golf quero sim um carro da gama a baixo que deita menos fumo.” sejam realistas. quantos de vos não chegar a altura de mudar o filtro de partículas vai pedir para que este seja elimidado, sim porque eles custam custam entre 500 a 1000 euros.
Caro Alexandre, o filtro de partículas da VW, caso tenha o tratamento aconselhado pela marca (fazer as regenerações em andamento), não necessita de ser substituído.
Noutras marcas, a regeneração não acontece, por isso é que necessita de ser substituído.
A Deco genial como sempre! Se “o cliente tem direito a anular o negócio, uma vez que comprou um produto que não corresponde ao que foi anunciado” então como ficamos com todas as outras marcas no que toca a consumos e potencias anunciadas? Isto é mais do mesmo… tretas mediáticas.
Então triplicaram as vendas no stand virtual! A que propósito? Queres ver que agora quem tem VW é mais ecologista do que um eventual futuro comprador! Até parece que as pessoas compraram VW por causa do meio ambiente e agora, como as expectativas lhes saíram goradas, querem vendê-lo. Dá a impressão que o carro não continua a ser o mesmo. Outras características como segurança, performance, segurança ou qualidade, simplesmente passaram para segundo plano. Se, porventura, é por causa da desvalorização, a bomba já rebentou. Quem os tem e está satisfeito com a maquina, que se deixe estar. Deixem ver o que isto vai dar. Ainda a procissão vai no adro e. Provavelmente, o escândalo ha-de ser transversal a muitas outras marcas.
Penso que como de costume em qualquer assunto que toque pessoa ou empresa de certo gabarito se está a empolar demasiado a situação sem o mínimo de responsabilidade embora entenda eu que a empresa terá que ser chamada á razão penalizada até mas acima de tudo encontrar uma solução que sirva todas as partes sem tentar aniquilar a empresa porque aí muita gentinha irá ficar mal e não será apenas na Alemanha.
A Deco no principio afirma”pode pedir a devolução do dinheiro que pagou por ele” mais abaixo. Será ressarcido do ” do valor comercial do mesmo”.Afinal onde é ficamos??
Pois, também gostaria de saber se os clientes que têm carros com esses motores fraudulentos têm ou não direito ao valor total do carro comprado, especialmente se ainda está na garantia.