Donos de carros Volkswagen podem devolvê-los e pedir dinheiro de volta

Se é proprietário de um carro Volkswagen apetrechado com o software fraudulento que a marca instalou em diversos veículos a diesel, pode pedir a devolução do dinheiro que pagou por ele.

O alerta é da DECO, que sustenta que “o cliente tem direito a anular o negócio, uma vez que comprou um produto que não corresponde ao que foi anunciado”, conforme destaca o secretário-geral da Associação de Defesa do Consumidor, Jorge Morgado, em declarações ao Diário Económico.

“Para tal, deverá dirigir-se ao concessionário onde efectuou a compra e, em troca do seu veículo, será ressarcido com o valor comercial do mesmo”, acrescenta Jorge Morgado.

O representante da DECO refere também que “se a avaliação comercial ao carro for feita de forma justa, ou seja respeitando os valores de mercado, esta será também uma forma de limpar a imagem da marca ou marcas envolvidas nesta fraude”.

Ao Diário Económico, Jorge Morgado nota ainda que a Associação já tem sido contactada por vários proprietários de carros afectados pela fraude nos testes de emissões poluentes, solicitando esclarecimentos sobre o que podem fazer.

No seguimento deste escândalo, e conforme reportou o Dinheiro Vivo na semana passada, o número de carros da marca Volkswagen à venda no Standvirtual, um dos maiores sites de venda de automóveis de Portugal, quase triplicou.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Tenso em conta os acontecimentos, ainda não vi um comunicado oficial do fabricante ou do grupo a confirmar esta noticia.

    Se a lei nos salvaguarda, como podemos proceder para reclamar junto da marca?

  2. Na minha a pessoa que fizer isso penso tenha um caracter muito bom.Pois eu duvido que alguém vá comprar um carro a gasóleo só porque deita menos fumo. comprar sim pela marca, pelos consumos, segurança e fiabilidade.
    muita boa gente não sabe, mas a ter a centralina alterada tem um carro com mais potencia e menos consumo. ou então pensam “á já não quero um golf quero sim um carro da gama a baixo que deita menos fumo.” sejam realistas. quantos de vos não chegar a altura de mudar o filtro de partículas vai pedir para que este seja elimidado, sim porque eles custam custam entre 500 a 1000 euros.

    • Caro Alexandre, o filtro de partículas da VW, caso tenha o tratamento aconselhado pela marca (fazer as regenerações em andamento), não necessita de ser substituído.
      Noutras marcas, a regeneração não acontece, por isso é que necessita de ser substituído.

  3. A Deco genial como sempre! Se “o cliente tem direito a anular o negócio, uma vez que comprou um produto que não corresponde ao que foi anunciado” então como ficamos com todas as outras marcas no que toca a consumos e potencias anunciadas? Isto é mais do mesmo… tretas mediáticas.

  4. Então triplicaram as vendas no stand virtual! A que propósito? Queres ver que agora quem tem VW é mais ecologista do que um eventual futuro comprador! Até parece que as pessoas compraram VW por causa do meio ambiente e agora, como as expectativas lhes saíram goradas, querem vendê-lo. Dá a impressão que o carro não continua a ser o mesmo. Outras características como segurança, performance, segurança ou qualidade, simplesmente passaram para segundo plano. Se, porventura, é por causa da desvalorização, a bomba já rebentou. Quem os tem e está satisfeito com a maquina, que se deixe estar. Deixem ver o que isto vai dar. Ainda a procissão vai no adro e. Provavelmente, o escândalo ha-de ser transversal a muitas outras marcas.

  5. Penso que como de costume em qualquer assunto que toque pessoa ou empresa de certo gabarito se está a empolar demasiado a situação sem o mínimo de responsabilidade embora entenda eu que a empresa terá que ser chamada á razão penalizada até mas acima de tudo encontrar uma solução que sirva todas as partes sem tentar aniquilar a empresa porque aí muita gentinha irá ficar mal e não será apenas na Alemanha.

  6. A Deco no principio afirma”pode pedir a devolução do dinheiro que pagou por ele” mais abaixo. Será ressarcido do ” do valor comercial do mesmo”.Afinal onde é ficamos??

  7. Pois, também gostaria de saber se os clientes que têm carros com esses motores fraudulentos têm ou não direito ao valor total do carro comprado, especialmente se ainda está na garantia.

RESPONDER

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Vila Verde

A Polícia Judiciária está a fazer buscas na Câmara de Vila Verde, no distrito de Braga, relacionadas com "adjudicações a juntas de freguesia", confirmou esta quarta-feira à Lusa fonte daquela força policial. Segundo a mesma fonte, …

Reino Unido começa a vacinar já na próxima semana

O Reino Unido vai começar a vacinar a sua população contra a covid-19 na próxima semana. Depois da aprovação do uso da vacina da Pfizer, os primeiros a receber a vacina serão os trabalhadores e …

Governo já garantiu 370 camas no setor privado

O Governo já garantiu 370 camas no setor privado, sendo que quase metade, 164, são para doentes covid. Há atualmente 3.338 pacientes infetados com o novo coronavírus internados em hospitais. A informação foi confirmada por fonte …

Covid-19 pode ter chegado aos EUA em dezembro de 2019. País prepara-se para o pior inverno da história

Depois de ter sido confirmado que o novo coronavírus já circulava em Itália desde setembro de 2019, agora surge um relatório que refere que a covid-19 pode ter infetado um pequeno número de pessoas nos …

Maior parte dos médicos aposentados que voltam ao SNS prefere trabalhar em tempo reduzido

A maior parte dos médicos aposentados que regressa ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) opta por trabalhar em tempo reduzido, adianta o Jornal de Notícias. De acordo com o Jornal de Notícias, do total de 216 …

Bruxelas ameaça avançar com Fundo de Recuperação sem Hungria e Polónia

A Comissão Europeia (CE) está a perder a paciência e, caso não haja progressos nas negociações, ameaça avançar com o Fundo de Recuperação europeu sem a 'luz verde' da Hungria e da Polónia. O ultimato foi …

Empresas que reforcem lay-off não podem fechar portas, mas podem reduzir horários a 100%

O chamado “apoio à retoma progressiva” vai permitir que em dezembro as empresas saltem para o escalão seguinte, que garante mais financiamento, mas o Governo exige que mantenham atividade. Contudo, garante que tal não condiciona …

Reunião no Infarmed. Pico foi atingido em 25 de novembro, peritos pedem que não haja medo das vacinas

Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltaram esta quinta-feira a reunir-se para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas …

Governo tem algumas soluções para o Novo Banco (que dispensam o Retificativo)

Apesar do chumbo da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o Novo Banco, o Governo garante que existem algumas soluções para que o contrato seja cumprido. Uma das hipóteses é a …

Giroud entra para a história da Champions ao marcar póquer ao Sevilha

Olivier Giroud tornou-se o jogador mais velho de sempre a marcar um póquer na Liga dos Campeões. É também o único atleta do Chelsea a fazê-lo. O Chelsea venceu o Sevilha, por 4-0, numa partida da …