A famosa reunião entre membros de PS, Governo e Christine Ourmières-Widener serviu para combinar conteúdo da audição do dia seguinte.
A divulgação polémica surgiu no início deste mês, durante uma audição no Parlamento, no âmbito da comissão parlamentar de inquérito à TAP.
Christine Ourmières-Widener, directora-executiva da TAP, reuniu-se com membros do Governo e deputados do PS no dia 17 de Janeiro – um dia antes de ser ouvida pelos deputados no Parlamento.
Christine identificou mesmo um deputado socialista que esteve nessa reunião privada e que também estava na audição parlamentar: Carlos Pereira.
A CEO da TAP assegurou que nada foi combinado, em relação a perguntas-respostas. A reunião não tinha esse objectivo.
No entanto, a SIC revelou nesta quinta-feira que esse encontro serviu mesmo para combinar perguntas e respostas que iriam ser dadas no dia seguinte, na Assembleia da República.
A estação televisiva teve acesso a mensagens trocadas através do WhatsApp. João Galamba, ministro das Infraestruturas, escreveu ao seu adjunto Frederico Pinheiro e confirmou que Christine Ourmiéres-Widener iria participar na tal reunião.
Segundo Frederico Pinheiro, foi a TAP a pedir para estar presente na reunião do grupo parlamentar do PS.
E, já durante a reunião, ficaram combinadas as perguntas que Carlos Pereira iria fazer – e as perguntas que Christine iria dar.
Diversos assuntos foram combinados. Quase metade relacionados com a saída de Alexandra Reis: os motivos da saída da antiga administradora, as suas funções e o seu envolvimento nos processos de reestruturação.
Nestes tópicos, ficou combinado que a directora-executiva da TAP explicaria que havia divergências sobre a implementação do plano de reestruturação e que teria de haver um alinhamento de posições. “Não há nada pessoal, até é chocante pensarem nisso”, deveria responder Christine.
Outros assuntos: comunicação com Governo, a contratação da Sociedade Rebelo de Sousa, se o departamento jurídico acompanhou essa situação e como era a comunicação com o presidente não-executivo Manuel Beja.
O acordo apontou para estas respostas: tudo foi enviado por escrito para a Inspecção-Geral das Finanças e para Hugo Mendes, antigo secretário de Estado de Pedro Nuno Santos; a Sociedade Rebelo de Sousa já estava a trabalhar com a TAP; Manuel Beja esteve sempre envolvido no processo, mas o departamento jurídico não acompanhou as negociações.
Questionado pela SIC, o ministério das Infraestruturas apenas repetiu a ideia: foi Christine Ourmiéres-Widener quem pediu a reunião com os deputados do PS.
Caso Galamba
-
6 Novembro, 2024 Caso Galamba: SIS ilibado
-
14 Novembro, 2023 Galamba sai: era difícil adivinhar? 7 casos à volta do “ministro do estrume”Também em: Crise no Governo
Democracia falhada
Não vai dar em nada,
O Poucochinho vai dizer “Habituem-se”
Contratam mais 20 boys com direito a motorista e secretária para fazer uma auditoria.
O Santos Silva continua a mandar na feira do gado.
O Tuga continua a levar uns subsidios de 200€ anuais com uma inflação de 8%
O Sócrates entretanto vê os crimes prescritos.
O Salgado de Alzheimer escreve um livro de memórias
E finalmente o Selfies que podia dar um pontapé nisto tudo, entretem-se a tirar umas selfies.
Paga tuga, tu mereces tudo o que tens que pagar de impostos para manter o circo a funcionar! É bem feito!
nem mais…
Que saudades que eu já tenho da minha ” velha casinha” fechada a sete chaves ,mas onde não se roubava nem por dentro nem por fora…..
Esta gente pensa que somos todos parolos. A transcricao do whatsup alegada pela SIC, confirma EXACTAMENTE que foi a TAP a pedir para estar na reuniao, nao o inverso.
As alegadas “notas” que diga-se nao sao citadas aqui, e que aqui se da a entender estarem nas mnsagens whatsup o que e’ , mais uma vez, EXACTAMETE o contrario do que escreve a SIC, nao “provam” nada do que quer a SIC, quer aqui, se conclui. Mesmo que tais notas existam – o que nem sequer foi mostrada nenhuma prova – elas podem ser resultado da reuniao, e nao da “INTENCAO” de fazer a reuniao para “preparar.” Ora aqui e’ afirmado “prova” desta INTENCAO, ou seja , que a reuniao existiu para esse efeito.
Entretanto, o verdadeiro obectivo de toda esta telenovela, e’ a Direita dos grandes interesses, querer desviar a atencao para o verdadeiro problema – a negociata da privatizacao da TAP.
Cheira-me que é comuna! Aquela palavra “Direita” define-te logo. Faz parte da cassete.
Tem calma que não ficas já sem tacho. Está lá perto mas ainda vais ter dinheiro para almoçar e jantar mais uns meses.
Quer dizer que o “Avançado Mental” além de não saber ler nas entrelinhas e de querer tapar o Sol com a peneira ainda se atreve a tentar deturpar toda a tramóia que governantes montaram e, assim sendo, nada como tentar acusar a Direita dos devaneios da Esquerda. Nada mal para tão baixo Q.I. (Este Q.I. tanto pode significar Coeficiente de Inteligência como Quanta Ignorância…)
Até admira não ter acusado o Estado Novo
Deve ser mais um que se disserem que o PS é que Lutou no tempo de D. Afonso Henriques ele diz que é verdade , ou que os Padres Pedófilos foi invenção das TV´s e que nunca houve Padres Pedófilos.
Isto é uma autêntico circo. É um governo completamente em cacos. E o chefe lá vai cantando e rindo!
Tanto o “chefe” do governo como o “chefe” do país nem precisam de cantar ou rir… basta-lhes acabar os mandatos e ainda serem considerados «grandes reformadores de Portugal» em vez de «CARRASCOS DE PORTUGAL».
Basta ver a indiferença com que acatam tantas críticas ao seu desempenho sem sequer tentarem obter a real apreciação popular pelo seu MAU comportamento político.