O vencedor das primárias do PS, António Costa, disse este domingo que houve de “forma clara e inequívoca” uma “voz da mudança” para Portugal reclamada pelos militantes e simpatizantes do partido que em si votaram.
“Tudo farei para estar à altura da vossa confiança“, disse Costa numa intervenção num lotado Fórum Lisboa, na Avenida de Roma, espaço que albergou centenas de socialistas para ouvir o vencedor da noite eleitoral.
“Os militantes e simpatizantes do PS acorreram às urnas com notável mobilização, em todo o país e nas comunidades portugueses no mundo”, declarou o vencedor do sufrágio.
Costa falava desde as 21:25 e está em palco ladeado pelo mandatário da campanha, Carlos César, a diretora de campanha, Ana Catarina Mendes, o ex-líder do partido Ferro Rodrigues e o histórico socialista Manuel Alegre.
Os resultados provisórios divulgados no site do PS assinalavam àquela hora 30.481 votantes, com 21.000 votos em António Costa e 9297 em António José Seguro.
Estavam encerradas as federações de Bragança (71,3% para Costa), Lisboa – Federação Regional do Oeste (80,5%) e Vila Real (66,5%), das 23 estruturas federativas, incluindo as 19 do continente, Açores e Madeira e dois círculos da imigração.
Alberto Martins demite-se de presidente do Grupo Parlamentar
O presidente do Grupo Parlamentar do PS, Alberto Martins, anunciou hoje que pediu a demissão das suas funções, dizendo que a sua decisão já foi comunicada ao vencedor das eleições primárias socialistas, António Costa.
Perante os jornalistas, Alberto Martins, apoiante de primeira linha da candidatura de António José Seguro e membro do Secretariado Nacional do PS, invocou “razões pessoais e políticas” para abandonar o lugar de líder da bancada socialista.
Minutos antes António José Seguro anunciara a sua demissão do cargo de secretário-geral do PS, felicitando o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, pelo seu triunfo nas eleições primárias, que se destinaram a escolher o candidato socialista a primeiro-ministro nas próximas eleições legislativas.
/Lusa
Eleições no PS
-
4 Dezembro, 2014 Sócrates e Santos Silva financiaram a campanha de António CostaTambém em: Caso José Sócrates
-
15 Outubro, 2014 Maria de Belém quer mesmo abandonar presidência do PS
-
8 Outubro, 2014 Seguro renuncia ao mandato de deputado
-
1 Outubro, 2014 Na Índia fala-se de António Costa, o “Gandhi de Lisboa”