Costa vence com 68% dos votos

d.r. C.M. Lisboa

António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, candidato à liderança do PS

António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, candidato a primeiro-ministro pelo PS

O vencedor das primárias do PS, António Costa, disse este domingo que houve de “forma clara e inequívoca” uma “voz da mudança” para Portugal reclamada pelos militantes e simpatizantes do partido que em si votaram.

Tudo farei para estar à altura da vossa confiança“, disse Costa numa intervenção num lotado Fórum Lisboa, na Avenida de Roma, espaço que albergou centenas de socialistas para ouvir o vencedor da noite eleitoral.

“Os militantes e simpatizantes do PS acorreram às urnas com notável mobilização, em todo o país e nas comunidades portugueses no mundo”, declarou o vencedor do sufrágio.

Costa falava desde as 21:25 e está em palco ladeado pelo mandatário da campanha, Carlos César, a diretora de campanha, Ana Catarina Mendes, o ex-líder do partido Ferro Rodrigues e o histórico socialista Manuel Alegre.

Os resultados provisórios divulgados no site do PS assinalavam àquela hora 30.481 votantes, com 21.000 votos em António Costa e 9297 em António José Seguro.

Estavam encerradas as federações de Bragança (71,3% para Costa), Lisboa – Federação Regional do Oeste (80,5%) e Vila Real (66,5%), das 23 estruturas federativas, incluindo as 19 do continente, Açores e Madeira e dois círculos da imigração.

PS

Alberto Martins, ex-líder parlamenter do PS

Alberto Martins, ex-líder parlamenter do PS

 Alberto Martins demite-se de presidente do Grupo Parlamentar

O presidente do Grupo Parlamentar do PS, Alberto Martins, anunciou hoje que pediu a demissão das suas funções, dizendo que a sua decisão já foi comunicada ao vencedor das eleições primárias socialistas, António Costa.

Perante os jornalistas, Alberto Martins, apoiante de primeira linha da candidatura de António José Seguro e membro do Secretariado Nacional do PS, invocou “razões pessoais e políticas” para abandonar o lugar de líder da bancada socialista.

Minutos antes António José Seguro anunciara a sua demissão do cargo de secretário-geral do PS, felicitando o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, pelo seu triunfo nas eleições primárias, que se destinaram a escolher o candidato socialista a primeiro-ministro nas próximas eleições legislativas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …

Novo surto em lar de Beja e 90 alunos em isolamento em Famalicão

Um surto de covid-19 identificado no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, já infetou 31 pessoas, sendo 24 utentes e sete funcionários, divulgou a Unidade Local de Saúde do …

Mais de 600 anos depois, encontram-se (várias) semelhanças entre a covid-19 e a peste negra

Numa altura em que o vírus da covid-19 se tem espalhado por todo o mundo, as comparações com outras doenças pandémicas são inevitáveis. Um exemplo disso foi a peste negra que em 1348 fez com …

Nacionalista apoiado pela Turquia eleito Presidente de Chipre do Norte

O nacionalista Ersin Tatar, apoiado pela Turquia, foi no domingo eleito "Presidente" da autoproclamada República Turca de Chipre do Norte (RTCN), numa vitória surpreendente face ao dirigente cessante, Mustafa Akinci, anunciou o conselho eleitoral. Com 51,74% …