Costa vence com 68% dos votos

d.r. C.M. Lisboa

António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, candidato à liderança do PS

António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, candidato a primeiro-ministro pelo PS

O vencedor das primárias do PS, António Costa, disse este domingo que houve de “forma clara e inequívoca” uma “voz da mudança” para Portugal reclamada pelos militantes e simpatizantes do partido que em si votaram.

Tudo farei para estar à altura da vossa confiança“, disse Costa numa intervenção num lotado Fórum Lisboa, na Avenida de Roma, espaço que albergou centenas de socialistas para ouvir o vencedor da noite eleitoral.

“Os militantes e simpatizantes do PS acorreram às urnas com notável mobilização, em todo o país e nas comunidades portugueses no mundo”, declarou o vencedor do sufrágio.

Costa falava desde as 21:25 e está em palco ladeado pelo mandatário da campanha, Carlos César, a diretora de campanha, Ana Catarina Mendes, o ex-líder do partido Ferro Rodrigues e o histórico socialista Manuel Alegre.

Os resultados provisórios divulgados no site do PS assinalavam àquela hora 30.481 votantes, com 21.000 votos em António Costa e 9297 em António José Seguro.

Estavam encerradas as federações de Bragança (71,3% para Costa), Lisboa – Federação Regional do Oeste (80,5%) e Vila Real (66,5%), das 23 estruturas federativas, incluindo as 19 do continente, Açores e Madeira e dois círculos da imigração.

PS

Alberto Martins, ex-líder parlamenter do PS

Alberto Martins, ex-líder parlamenter do PS

 Alberto Martins demite-se de presidente do Grupo Parlamentar

O presidente do Grupo Parlamentar do PS, Alberto Martins, anunciou hoje que pediu a demissão das suas funções, dizendo que a sua decisão já foi comunicada ao vencedor das eleições primárias socialistas, António Costa.

Perante os jornalistas, Alberto Martins, apoiante de primeira linha da candidatura de António José Seguro e membro do Secretariado Nacional do PS, invocou “razões pessoais e políticas” para abandonar o lugar de líder da bancada socialista.

Minutos antes António José Seguro anunciara a sua demissão do cargo de secretário-geral do PS, felicitando o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, pelo seu triunfo nas eleições primárias, que se destinaram a escolher o candidato socialista a primeiro-ministro nas próximas eleições legislativas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Interrogatórios sobre queda de árvore na Madeira só depois das eleições regionais

Os interrogatórios sobre a queda da árvore do Monte, na Madeira, só vão decorrer depois das eleições regionais, avança a imprensa madeirense. A tragédia aconteceu a 15 de agosto do ano passado, antes de uma procissão …

Lagosta e vinho caro. Excentricidades levaram ministro francês do Ambiente a demitir-se

Após a polémica em torno dos seus grandes gastos enquanto presidente da Assembleia Nacional francesa e governante, François de Rugy saiu do Governo. No entanto, diz-se vítima de "linchamento mediático". François de Rugy, ministro francês do …

Os escoceses estão a gerar energia eólica suficiente para abastecer duas Escócias

No primeiro semestre de 2019, a Escócia gerou energia eólica suficiente para abastecer as suas casas duas vezes. Segundo divulgou esta quarta-feira o Science Alert, as turbinas geraram 9,8 milhões de megawatts-hora de eletricidade entre janeiro …

Comentários racistas de Trump condenados na Câmara de Representantes

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na terça-feira uma moção na qual condena o presidente Donald Trump pelos "comentários racistas" dirigidos a quatro mulheres congressistas, sugerindo-lhes que "regressassem aos seus países de origem". A …

PCP quer creches gratuitas e passes sociais em todo o país

O secretário-geral comunista destacou sete compromissos, incluindo a ideia de uma rede de creches gratuitas e o limite máximo de 40 euros para os passes sociais, na apresentação do programa eleitoral do partido, num hotel …

Governo retira estatuto do antigo combatente na véspera de votação

O Governo retirou a proposta de lei sobre o estatuto do antigo combatente por dificuldades no modelo de sustentabilidade financeira resultantes das propostas apresentadas pelos partidos no Parlamento. O anúncio da retirada da proposta foi feito …

Bolsonaro "está decidido". Vai indicar filho para embaixador nos Estados Unidos

Jair Bolsonaro disse que "está decidido" que irá indicar o filho Eduardo Bolsonaro para embaixador em Washington, capital dos Estados Unidos da América. Esta terça-feira, o Presidente do Brasil disse que “está decidido” a indicar o …

Sindicato dos motoristas aprovou aumentos salariais mais baixos dos que agora reclama

A reunião de segunda-feira entre os sindicatos de motoristas e a associação de empresas de transporte de mercadorias (Antram) acabou sem acordo para evitar a greve anunciada para 12 de agosto. Porém, de acordo com o …

"Lei dos primos" corre o risco de ser adiada para depois das eleições

A aprovação da lei do PS que aperta as regras de nomeações governamentais está em dúvida na maratona de votações de sexta-feira. Os sociais-democratas ainda não decidiram o sentido de voto. Na primeira versão, o PS …

Aprovadas multas entre os 25 e os 250 euros para quem atirar beatas ao chão

A partir de terça-feira, atirar uma beata para o chão passou a custar pelo menos 25 euros, podendo o valor chegar aos 250 euros. Um novo diploma aprovado no Parlamento obriga ainda empresas a disponibilizarem …