Morria de dores nos joelhos. Médicos descobriram fios de ouro junto aos ossos

The New England Journal of Medicine

Radiografia da parte frontal (esquerda) e lateral (direita) do joelho esquerdo do paciente. As linhas são os minúsculos fios dourados.

Uma mulher foi ao hospital devido a dor intensa nos joelhos. Uma radiografia mostrou centenas de filamentos de fio de ouro. O problema foi a acupuntura.

Aconteceu na Coreia do Sul. Uma mulher de 65 anos tinha um diagnóstico prévio de osteoartrite do joelho — uma condição degenerativa das articulações que causa dor e rigidez.

Como conta a Live Science, a doente já tinha procurado anteriormente cuidados médicos, mas todos lhe deram mais problemas. Decidiu, então, fazer tratamentos alternativos para aliviar a dor e começou a fazer acupuntura.

Passado uns tempos após iniciar esse tratamento, foi ao hospital, queixando-se de que tinha os joelhos estavam muito doloridos.

Radiografias do joelho esquerdo revelaram que a tíbia na parte interna da articulação tinha engrossado e endurecido. Havia também crescimentos ósseos, chamados esporões, nas partes internas da tíbia e do fémur junto à articulação do joelho. Os médicos viram também centenas de manchas na radiografia ao redor da articulação do joelho.

Eram pequenos fios de ouro

Segundo o relatório médico divulgado em 2013 pela The New England Journal of Medicine, os fios tinham sido inseridos como parte dos tratamentos de acupuntura.

Estes fios dourados curtos e estéreis eram propositadamente deixados no tecido para conferir uma estimulação contínua.

O que torna o caso único? – questiona a Live Science.

No relatório, os médicos salientam que a acupuntura com fios de ouro é comummente usada para tratar tanto a osteoartrite como a artrite reumatóide, especialmente na Ásia.

No entanto, não há provas de que a prática funcione, e alguns casos sugerem que pode indiretamente agravar a artrite ao impedir que as pessoas recebam tratamento adequado e atempado.

Os fios podem também migrar dentro do corpo, e fragmentos podem danificar o tecido vizinho. Por exemplo, fios de ouro inseridos nas costas de uma mulher sul-coreana de 75 anos migraram para a sua perna inferior direita ao longo de um período de 10 anos, causando celulite.

Outros alertaram que estes filamentos de ouro embutidos impedem as pessoas de poderem realizar ressonâncias magnéticas, devido ao risco de o metal se mover e danificar uma artéria.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.