O ministro do Ambiente e da Ação Climática está em isolamento profilático, depois de ter tido um contacto de risco com uma pessoa infetada com covid-19, anunciou, esta terça-feira, fonte do ministério.
De acordo com a mesma fonte, João Matos Fernandes não tem sintomas e encontra-se bem, mas foi aconselhado pelas autoridades de saúde a ficar em isolamento, tal como aconteceu com o primeiro-ministro, António Costa.
A presença do governante era esperada na cerimónia de lançamento do concurso público internacional de conceção/construção do sistema de Bus Rapid Transit (BRT) do Metro do Porto, que inicialmente estava previsto para 21 de abril.
Recorde-se que o primeiro-ministro começou a cumprir dias de isolamento profilático por ter estado em contacto com um membro do seu gabinete que testou positivo.
Na altura, o Presidente da República questionou as autoridades sanitárias, lembrando que o chefe do Governo já estava vacinado contra a doença. A Direção-Geral da Saúde (DGS) justificou-se com o “princípio da precaução” e com aquilo que está previsto em duas normas: “as pessoas vacinadas são abordadas, no que diz respeito ao isolamento e testagem, respetivamente, da mesma forma que as pessoas não vacinadas”.
Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.117 pessoas e foram registados 890.571 casos de infeção, de acordo com o relatório mais recente da DGS.
ZAP // Lusa
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe