/

Marcelo pede explicação sobre isolamento de Costa. DGS fala em “precaução”

5

António Cotrim / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (E), conversa com primeiro-ministro, António Costa (D)

O Presidente da República defendeu, esta quarta-feira, que as autoridades sanitárias devem explicar publicamente o motivo para ser imposto isolamento ao primeiro-ministro, apesar de vacinado e com certificado digital covid-19, por ter tido contacto com um infetado.

Isto tem de ser explicado, para que não haja a ideia errada de que a vacina não serve para nada. Nós temos de vacinar e vacinar mais, há uma campanha de vacinação importante em curso e por isso é bom que os portugueses não fiquem com dúvidas”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Segundo o chefe de Estado, é preciso explicar aos portugueses “porque é que uma pessoa, apesar de vacinada há mais de um mês e com um certificado que lhe permite andar pela Europa e pelo mundo, sair do território português, no entanto está sujeita à mesma obrigação de quarentena ou de isolamento profilático durante dez dias que uma pessoa não vacinada ou só com uma dose de vacina”.

“Tem de se explicar bem, para que não apareça como uma desvalorização da vacina“, reforçou.

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que essa explicação “cabe às autoridades sanitárias” e deve ser feita publicamente: “Se for um português vacinado há mais de um mês com a vacinação completa, aí tem de se explicar ao próprio e à família porquê. Aqui, como é um primeiro-ministro, penso que é importante explicar aos portugueses porquê”.

“Acho que esta explicação é importante, se não as pessoas ficam baralhadas, e a autoridade do Estado implica a credibilidade, credibilidade quer dizer que as pessoas acreditem em quem define regras, porque, se deixam de acreditar, entram em desconfinamento selvagem, que não tem nada a ver com desconfinamento organizado”, argumentou.

Entretanto, em declarações à rádio TSF, a Direção-Geral da Saúde (DGS) justifica-se com o “princípio da precaução” e com aquilo que está previsto em duas normas: “as pessoas vacinadas são abordadas, no que diz respeito ao isolamento e testagem, respetivamente, da mesma forma que as pessoas não vacinadas”.

A DGS refere, porém, que “esta matéria encontra-se presentemente em discussão e poderá ser atualizada com base na evolução da evidência científica e se a situação epidemiológica assim o suportar”.

O gabinete do primeiro-ministro informou, esta quarta-feira, que Costa vai cumprir isolamento profilático por ter estado em contacto com um membro do seu gabinete que testou positivo à covid-19.

O chefe do Executivo “testou negativo, está sem quaisquer sintomas e mantém-se em isolamento”, pode ler-se na nota publicada pelo seu gabinete, que referiu ainda que toda a sua atividade será assim feita à distância.

Esta semana, Costa já tinha testado negativo após ter estado na Cimeira Europeia com o primeiro-ministro luxemburguês, Xavier Bettel, que também testou positivo.

ZAP // Lusa

5 Comments

  1. Confessa lá, Marcelo… Tu é que estás um pouco baralhado. Se calhar ainda não te disseram que ainda se pode ficar infetado e/ou infetar outros, mesmo depois de estar totalmente vacinado (pelo menos duas semanas depois da segunda dose!). É… Era importante explicar-te que o distanciamento social é mesmo 2 metros e não a distância “segura” de selfies e ajuntamentos irresponsáveis!
    Embora ache que o Costa continua a dar calinadas, a torto e a direito, acho muito bem que esteja a fazer um isolamento profilático. É pouco tempo mas é algum

    PS: As pessoas ainda não perceberam que a vacina proteje (na maioria das vezs) o vacinado/a, mas não proteje o não vacinado do vacinado! De qualquer forma, o contacto “infetado” pode infetar, com ou sem vacinação. É por isso que se pede ás pessoas (cada vez menos e menos, infelizmente) que lavem as mãos com frequência. Se tiverem que ajustar a máscara, lavem as mãos antes e depois. Sabem como funciona um filtro? A máscara funciona de forma semelhante. O virus pode não entrar mas fica no lado de fora do filtro… máscara! Sabem quantas vezes tocamos na cara (aquela parte do corpo onde tem o o nariz e a boca, locais de entrada favoritos do Sars-Cov-2)? Mais de 20 vezes por… hora!

    É… Os portugueses ficam baralhados, diz o Marcelo. Era importante alguém desbaralhar o Marcelo e explicar-lhe que entre o fundamentalismo sanitário (como ele lhe chama) e o facilitismo irresponsável existe uma diferença. O número de mortos!

    • Temos especialista mundial! Escreveu muito, mas não disse nada que se aproveite! O nosso presidente tem toda a razão e, se não fosse o primeiro ministro não ficaria em isolamento profilático… Cada delegado de saúde dá uma sentença: no meu caso fiquei ao lado de um caso positivo e nem me mandaram testar, nem isolar… Em que é que ficamos?

      • “no meu caso fiquei ao lado de um caso positivo e nem me mandaram testar, nem isolar” E achou isso bem? O que fez?
        Não, não sou especialista… Tenho é olhos na cara!

      • Só não vê aquele que não quer ver, sendo “especialista” ou não (e eu não sou – vejo apenas a realidade que a maioria escolhe não ver).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.