/

Costa testa negativo à covid-19, após contacto com homólogo do Luxemburgo

Patrícia de Melo Moreira / AFP

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro teve resultado negativo no teste que efetuou ao novo coronavírus esta segunda-feira, disse à agência Lusa fonte do seu gabinete.

No domingo, o gabinete do primeiro-ministro emitiu uma nota a referir que António Costa seria testado à covid-19 esta segunda-feira, depois do contacto, durante o último Conselho Europeu, em Bruxelas, com o seu homólogo do Luxemburgo, Xavier Bettel, que está infetado.

Nessa nota, o gabinete do líder do Executivo adiantou que Costa “não teve praticamente contactos com o primeiro-ministro do Luxemburgo”, mas faria o teste apesar de já ter “duas doses da vacina” e ter “usado sempre máscara e ter respeitado as regras de distanciamento físico”.

Em dezembro, o primeiro-ministro também esteve em isolamento profilático preventivo depois de um contacto considerado de alto risco com o Presidente de França, Emmanuel Macron, tendo passado o Natal na residência oficial de São Bento, em Lisboa.

Também no domingo, o Governo luxemburguês anunciou que o primeiro-ministro, Xavier Bettel, estava infetado, tendo sintomas ligeiros (febre e dores de cabeça), razão pela qual iniciou uma quarentena de 10 dias.

Em comunicado, o Executivo de Bettel considerou que nenhum dos líderes é considerado contacto de risco, pelos cuidados de distanciamento e uso de máscara tidos durante os dois dias da reunião.

O primeiro-ministro luxemburguês, que já tomou a primeira dose da vacina contra a covid-19 em maio, vai continuar a trabalhar.

  // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE