António Costa vai ser testado após contacto com infetado

Manuel de Almeida / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, vai ser testado na segunda-feira à covid-19, depois do contacto, durante o último Conselho Europeu, em Bruxelas, com o seu homólogo do Luxemburgo, que está infetado, foi anunciado este domingo.

Uma nota do seu gabinete informa que António Costa “não teve praticamente contactos com o primeiro-ministro do Luxemburgo”, mas vai fazer o teste apesar de já ter “duas doses da vacina” e ter “usado sempre máscara e ter respeitado as regras de distanciamento físico”.

O primeiro-ministro “já informou as autoridades e fará um teste covid-19“, lê-se na nota do gabinete do chefe do Governo português.

O Governo luxemburguês anunciou que o primeiro-ministro, Xavier Bettel, está infetado, tem sintomas ligeiros (febre e dores de cabeça), e que iniciou uma quarentena de 10 dias.

Em dezembro, António Costa esteve em isolamento profilático preventivo depois de um contacto considerado de alto risco com o presidente da França, Emmanuel Macron, tendo passado o Natal na residência oficial de São Bento, em Lisboa.

Em comunicado, o executivo de Bettel considerou que nenhum dos líderes é considerado contacto de risco, pelos cuidados de distanciamento e uso de máscara tidos durante os dois dias da reunião.

Bettel fez um autoteste, confirmado por um teste PCR, estando desde a manhã de hoje em isolamento por dez dias.

O primeiro-ministro luxemburguês, que já tomou a primeira dose da vacina contra a covid-19 em maio, vai continuar a trabalhar.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O António Costa respeitou o distanciamento físico?! Então como conseguiu fazer aquela coisa absolutamente ridícula do cumprimento com o punho ou cotovelo? Parece-me a mim que o gabinete do Primeiro Ministro está a faltar á verdade ou, como milhões de portugueses, não faz a mínima ideia do que é distanciamento físico (a melhor arma para combater a dissiminação do Sars-Cov-2).

RESPONDER

"Temos muito a concretizar". Marcelo e Bolsonaro em encontro sem espaço para debater divergências

As posições comuns entre Portugal e o Brasil marcaram a conversa desta segunda-feira entre Marcelo Rebelo de Sousa e Jair Bolsonaro, num encontro sem espaço para discutir divergências ou uma eventual visita do Presidente brasileiro …

Neandertais tinham tipos sanguíneos, tal como os humanos modernos

Um novo estudo indica que os Neandertais, tal como nós, humanos modernos, também podiam ter outros tipos de sangue encontrados no sistema ABO. De acordo com o site EurekAlert!, cientistas analisaram os genomas previamente sequenciados …

Moedas assume: "Tenho de lutar muito nesta fase em Lisboa"

Carlos Moedas, candidato da coligação Novos Tempos à Câmara Municipal de Lisboa, entregou esta segunda-feira as listas dos candidatos aos órgãos autárquicos. O cabeça de lista da coligação Novos Tempos à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, …

Auto-agendamento para jovens de 16 e 17 anos já está disponível

O auto-agendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 16 ou mais anos ficou hoje de madrugada disponível no site na Internet da Direção-Geral da Saúde. A possibilidade de os jovens a partir dos 16 …

Jacobs, o americano 100% italiano que quase não fala inglês

O atleta mais rápido nos Jogos Olímpicos foi Marcell Jacobs, que nasceu nos Estados Unidos da América mas viveu (quase) sempre em Itália. Lamont Marcell Jacobs Jr. não estava entre os maiores favoritos à conquista da …

Fernando Pimenta conquista medalha de bronze

O canoísta português Fernando Pimenta, que hoje conquistou a medalha de bronze em K1 1.000 metros, admitiu ter cumprido “um dos sonhos”, mas “faltou o outro, de ser campeão olímpico”. Fernando Pimenta, de 31 anos, que …

Afinal, altos níveis de testosterona não resultam em homens mais bem-sucedidos

Anteriormente, vários estudos relacionaram níveis elevados de testosterona ao sucesso socioeconómico. Contudo, uma ligação é diferente de uma causa e uma pesquisa sugere que este fator pode ser menos importante. Ao contrário do que se concluiu …

A rotação da Terra está a diminuir (e essa pode ser a razão pela qual vamos ter sempre oxigénio)

Desde a sua formação, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, a rotação da Terra tem vindo a diminuir gradualmente e, como resultado, os seus dias têm-se tornado progressivamente mais longos. Segundo o site Science …

Afinal, os misteriosos reflexos no polo sul de Marte não são lagos

A descoberta de lagos nas profundezas abaixo da calota de gelo no polo sul de Marte foi feita utilizando um instrumento de radar a bordo do orbital Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA). Mas, …

Sondas espaciais com "cunho" português vão passar perto de Vénus

As sondas espaciais europeias Solar Orbiter e BepiColombo, ambas com tecnologia e ciência portuguesas, vão passar perto de Vénus a 9 e 10 de agosto, respetivamente, anunciou esta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). A passagem …