/

Plano de desconfinamento a circular nas redes sociais é falso. Governo faz denúncia ao Ministério Público

Nuno André Ferreira / Lusa

Esta quinta-feira, começou a circular nas redes sociais um alegado plano de desconfinamento que teria início já no mês de março. O Governo já veio avisar que o documento é falso e vai fazer uma denúncia ao Ministério Público (MP). 

O gabinete do primeiro-ministro, António Costa, emitiu uma nota a desmentir a autenticidade do plano de desconfinamento que está a circular esta quinta-feira nas redes sociais. O Governo vai fazer uma denúncia ao Ministério Público (MP).

“Encontra-se a circular um documento falso que apresenta um suposto plano de desconfinamento, imputado ao Governo, o qual consiste numa adulteração abusiva da tabela de desconfinamento divulgada em abril do ano passado”, avança o Executivo, em comunicado.

“Este documento não tem qualquer veracidade, não é da autoria do Governo, nem se baseia em qualquer trabalho preparatório, pelo que às informações constantes do mesmo não deve ser atribuída qualquer credibilidade. Pela desinformação e falsas expectativas que tal documento pode gerar, com o inerente risco para a saúde pública, esta falsificação será objeto de comunicação ao Ministério Público“, lê-se.

O documento falso apresenta várias datas para o desconfinamento, como o fim do confinamento geral; a reabertura de estabelecimentos como os cabeleireiros e a retoma do ensino presencial. Mas nenhuma destas informações é verdadeira.

O gabinete de António Costa adianta ainda que estão a ser preparados “os futuros passos de desconfinamento, que serão dados em devido tempo, em articulação com a estratégia de testagem e o plano de vacinação”.

“O Governo considera que é inoportuno proceder nesta fase a qualquer apresentação ou discussão pública sobre o tema. Este não é ainda o momento do desconfinamento. Pelo contrário, tal como referido no projecto de decreto de Sua Excelência o Presidente da República, não é recomendado pelos peritos reduzir ou suspender, neste contexto, as medidas de restrição dos contactos”, lê-se no comunicado.

Esta quarta-feira, após uma audiência com o Presidente da República, José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, disse aos jornalistas que o Governo já está a preparar, juntamente com as autoridades de saúde, um plano para o desconfinamento.

De acordo com o socialista, o país deve reabrir “de forma segura” e o plano deve suscitar “a confiança das pessoas e das instituições”.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.