/

Epidemiologista chefe da DGS abandona cargo. Saída foi “programada”

1

António Pedro Santos / Lusa

A chefe da divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, vai integrar a equipa da Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas, em Genebra.

A chefe da divisão de Epidemiologia e Estatística da DGS anunciou a saída deste cargo de topo. Rita Sá Machado “vai integrar a equipa missão permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas, em Genebra, em virtude da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia”.

Fonte oficial da DGS confirmou ao Observador que foi “feita uma transição programada, tendo sido assegurada a continuidade de funções por um profissional qualificado”, sem, no entanto, avançar o nome do substituto.

Fontes conhecedoras do processo garantiram ao diário que não houve qualquer conflito entre Rita Sá Machado e a entidade liderada por Graça Freitas, tratando-se de uma “proposta irrecusável” que já estava prevista desde o primeiro trimestre do ano.

Na terça-feira, Rita Sá Machado escreveu um tweet no qual avançava que era um dia despedida, de reflexão e de mudar, agradecendo à DGS enquanto entidade pelos “bons e maus momentos”.

Rita Sá Machado assumia um cargo fundamental no combate à pandemia de covid-19 em Portugal, sendo uma das epidemiologistas essenciais na preparação e nas apresentações das reuniões do Infarmed com a classe política.

A especialista foi uma das que contrariou a tese de que o aumento de casos em Lisboa se justificava com o aumento da testagem.

ZAP //

1 Comment

  1. O tweet é claro, nem que seja nas entrelinhas.
    E o “vamos construir isso?” não deixa dúvidas.
    Seria bom, de facto…

    “Contrariou a tese”?… Quem, sendo técnico, põe em causa as narrativas alternativas…

    Agora só falta a realidade e o virus obedecerem às chefias.
    … Não vai ser fácil…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.