Epidemiologista chefe da DGS abandona cargo. Saída foi “programada”

António Pedro Santos / Lusa

A chefe da divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, vai integrar a equipa da Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas, em Genebra.

A chefe da divisão de Epidemiologia e Estatística da DGS anunciou a saída deste cargo de topo. Rita Sá Machado “vai integrar a equipa missão permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas, em Genebra, em virtude da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia”.

Fonte oficial da DGS confirmou ao Observador que foi “feita uma transição programada, tendo sido assegurada a continuidade de funções por um profissional qualificado”, sem, no entanto, avançar o nome do substituto.

Fontes conhecedoras do processo garantiram ao diário que não houve qualquer conflito entre Rita Sá Machado e a entidade liderada por Graça Freitas, tratando-se de uma “proposta irrecusável” que já estava prevista desde o primeiro trimestre do ano.

Na terça-feira, Rita Sá Machado escreveu um tweet no qual avançava que era um dia despedida, de reflexão e de mudar, agradecendo à DGS enquanto entidade pelos “bons e maus momentos”.

Rita Sá Machado assumia um cargo fundamental no combate à pandemia de covid-19 em Portugal, sendo uma das epidemiologistas essenciais na preparação e nas apresentações das reuniões do Infarmed com a classe política.

A especialista foi uma das que contrariou a tese de que o aumento de casos em Lisboa se justificava com o aumento da testagem.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O tweet é claro, nem que seja nas entrelinhas.
    E o “vamos construir isso?” não deixa dúvidas.
    Seria bom, de facto…

    “Contrariou a tese”?… Quem, sendo técnico, põe em causa as narrativas alternativas…

    Agora só falta a realidade e o virus obedecerem às chefias.
    … Não vai ser fácil…

RESPONDER

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …

Etiópia. Comissão de direitos humanos denuncia massacre de 600 civis na região de Tigré

A organização independente que investiga acusações de violência contra civis na Etiópia corroborou o relatório da Amnistia Internacional que denunciou a chacina de pelo menos 600 pessoas na região de Tigré, no Norte do país. Segundo …

A Torre de Londres foi palco de várias experiências estranhas com animais

Antigamente, os humanos tinham algumas teorias muito estranhas sobre vários animais e, infelizmente, nem um pouco do bom senso que os impediria de as testar. Segundo o site IFLScience, Plínio, o Velho, era um desses exemplos. …

Grupo hacker português reivindica ataque a 61 sites do Brasil este ano

O grupo do hacker português que assumiu publicamente o recente ataque cibernético ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil admitiu ter invadido 61 sites brasileiros este ano, segundo o jornal O Estado de São Paulo. O …

PCP e PEV vão abster-se na votação final do Orçamento do Estado

O PCP e o PEV anunciaram, esta quarta-feira, que vão abster-se na votação final global do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), que está agendada para esta quinta-feira na Assembleia da República. O Partido Comunista vai …

Economia e tecnologia. Quem irá vencer a guerra comercial? EUA não facilitam, mas China já prepara plano para 2025

A atual guerra comercial entre a China e os Estados Unidos começou depois do atual presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar a 22 de março de 2018 uma lista de tarifas superiores a 60 mil milhões …

Estudantes estrangeiros podem renovar autorização de residência online

Os estudantes estrangeiros que frequentam o ensino superior em Portugal podem renovar automaticamente 'online', desde esta semana, os títulos de autorização de residência, anunciou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). A nova funcionalidade está disponível …

Nas pinturas de Van Gogh predomina a cor amarela (e isso tem uma explicação científica)

As obras do pintor Van Gogh encaixam-se na corrente artística do pós-impressionismo. Estas caraterizam-se por terem cores fortes com capacidade de atrair um público bastante diversificado. Mas por que razão predominavam quase sempre as mesmas …