/

Lisboa vai ter uma rua em homenagem a Marielle Franco

16

jeso.carneiro / Flickr

A vereadora brasileira Marielle Franco

A Câmara de Lisboa aprovou na quinta-feira, por unanimidade, uma proposta do Bloco para dar o nome da vereadora e ativista brasileira, assassinada em 2018, a uma rua da capital portuguesa.

Com a aprovação do documento, a Comissão Municipal de Toponímia será mandatada para “analisar e apreciar a proposta de homenagem a Marielle Franco, com a atribuição do respetivo topónimo”, dá conta a vereação bloquista em comunicado.

Marielle Franco, vereadora no Rio de Janeiro pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), e defensora dos direitos humanos, foi assassinada na noite de 14 de março de 2018, quando viajava de carro pelo centro do Rio de Janeiro, depois de participar num ato político com mulheres negras.

Em 12 de março, a polícia brasileira prendeu dois antigos agentes da Polícia Militar no Rio de Janeiro suspeitos pelos homicídios da vereadora e do motorista Anderson Gomes. Os suspeitos são Ronnie Lessa, um ex-polícia militar de 48 anos, e Élcio Queiroz, um militar expulso do exército de 46 anos, que será quem guiava o carro.

Depois, o organismo que controla as movimentações financeiras no Brasil descobriu que foi feito um depósito de 100 mil reais (23.136,90 euros) na conta de um dos suspeitos.

A ativista “foi a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro, nas eleições de 2016, com mais de 46 mil votos na sua primeira disputa eleitoral”, destaca a nota do gabinete do vereador do BE, Manuel Grilo.

“Socióloga, feminista, militante dos direitos humanos e crítica da recente ocupação de vastas áreas urbanas pela intervenção militar do governo federal no Rio de Janeiro, Marielle Franco empenhou-se na luta pelos direitos humanos, especialmente em defesa dos direitos das mulheres negras e dos moradores de favelas e periferias, e na denúncia da violência policial”, realça a mesma informação.

Entretanto, o Partido Nacional Renovador (PNR) apela ao boicote desta decisão da Câmara, considerando que não pode aceitar “tamanha vergonha e prepotência esquerdista” e que “as suas agendas se imponham sem contraditório”.

“Perante esta situação, o PNR convoca um protesto-boicote à inauguração da tal rua e apelamos também à presença dos brasileiros de Direita que residem em Portugal. Lutemos pela nossa dignidade: querermos um ar mais respirável!”, pode ler-se no site oficial.

ZAP // Lusa

16 Comments

  1. A Câmara de Lisboa pretende homenagear também os policiais assassinados todos os anos por integrarem as forças de segurança?

    • Um rua para homenagear um ditador que entregou o país (e colonias) aos interesses de meia-dúzia de famílias, enquanto o povo passava fome e vivia miseravelmente… que lindo!….
      Afinal também tens algum sentido de humor…
      .
      E, concordo com a posição do PNR!

  2. Não admira, na terra da Tugalândia onde habita uma tribo de trogloditas vermelhos, tudo pode acontecer… As próximas serão as do Jean Paneleiro Willies, Lularápio, Dilmanta, Gilmar Mentes e quadrilha, lda. Ou seja a fina flor do entulho do ABORTIL. Bandidos só defendem bandidos e a Tugalândia é um “paraíso”. Quaisquer semelhança com um país da América LatRina, denominado ABORTOSIL, não é ficção científica…… é realidade absoluta…..Realmente a geringonça prima pela insegurança, destruição de princípios e acabar com o País totalmente…. Falta uma homenagem com nome de rua, ao “maior assassino mundial de crianças com tiro na nuca”… o grande ídolo da “esquerdalha” “Che Viado Guevara”. Ou será que os “democratas” da Kleptocracia, já não autorizaram uma rua, um bairro, ou quem sabe lá a rua do são bento, que já virou do Che Lúcifer Assassino Guevara?!!!!

  3. Tristeza de país que tem (des)governantes destes!!!. Mas o povo merece… É masoquista e adora levar nos c.rnos!!! Nunca chamem o povo Tuga de burro…!!!! Compará-lo com o quadrúpede é a mais nojenta e vil ofensa que se pode fazer ao quadrúpede….

    • É isso aí cara. Show do Bola. A Avenida da Liberdade deveria mudar para Avenida Paulista. E a Avenida da República para Avenida Ronaldinho Gaúcho.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.