Ex-polícia e militar expulso detidos pela morte de Marielle. Ligações “aterrorizantes” a Bolsonaro

Quase um ano depois do crime, a polícia brasileira deteve dois suspeitos da morte da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco.

Ronnie Lessa, um ex-polícia militar de 48 anos, é acusado de ter disparado contra o carro onde Marielle seguia, acompanhado pelo motorista Anderson Gomes, também falecido na ocasião, e Fernanda Chaves, a assessora de imprensa que sobreviveu ao atentado sem ferimentos. Élcio Queiroz, um militar expulso do exército de 46 anos, será quem guiava o carro de onde, na noite de 14 de março de 2018, saiu a rajada de tiros.

De acordo com o Diário de Notícias, o polícia reformado, Ronnie Lessa, já foi levado para a divisão de homicídios do Rio por volta das 4h30 da manhã (7h30 em Lisboa). O homem mora no mesmo condomínio do presidente Bolsonaro, na Barra da Tijuca.

A investigação ainda tenta esclarecer, no entanto, quem foram os mandantes do crime e a motivação.

De acordo com os promotores do Gaeco, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, o crime foi meticulosamente planeado durante os três meses que o antecederam. A investigação aponta que Ronnie fez pesquisas na Internet sobre locais que a vereadora frequentava.

Segundo a investigação, desde outubro de 2017 o polícia também pesquisava a vida do deputado estadual Marcelo Freixo, o padrinho político de Marielle.

Além das prisões, a operação realiza mandados de busca e apreensão nas moradas dos denunciados para apreender documentos, telefones, computadores, armas, acessórios e munições. Durante todo o dia, haverá buscas em 34 moradas de outros suspeitos.

“Ligações de Bolsonaro aos suspeitos são aterrorizantes”

Em entrevista ao DN, Fernanda Chaves, a assessora de imprensa que sobreviveu, disse que Marielle foi morta “por causa do seu pensamento”. “Foi um crime político”, garantiu.

Fernanda Chaves considera que a extrema-direita tem que ver com o crime. “As milícias estão ao serviço da extrema-direita. Basta ver quem são os políticos que as homenageiam e quem são os políticos que elas ajudam a eleger. É assustador”, afirmou.

A assessora disse não ter dúvidas que, “pelo perfil do crime, pela arma utilizada, que há envolvimento de milícias”. “Não é novidade que a família do presidente Jair Bolsonaro tem ligação com as milícias – ele já as exaltou e o filho dele homenageou polícias envolvidos em milícias”, insistiu.

“As ligações de Bolsonaro e do filho, através de muitos membros dos seus gabinetes, a milícias e, mais precisamente, ao grupo miliciano acusado de executar a Marielle, são aterrorizantes”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Quando vi o titulo da noticia até pensei que tinham alguma prova que ligava uns e outros mas é só fumaça e diz que disse. Eu também posso dizer que o Mário Soares tinha ligação com as FP 25 de Abril porque conhecia muitos dos seus integrantes. E daí? Sou só eu a dizer o que me apetece.

  2. Eu comentei o aspecto da notícia sem fatos mas o comentário não foi publicado. O ZAP demonstra sua parcialidade e intenção de tumultuar ao emitir uma manchete deste tipo. ZAP, seja mais cuidadoso, vocês estão falando do presidente eleito do Brasil. Deixe a polícia investigativa seguir seu caminho antes de atirar pedras para desmerecer uma pessoa.

    • desde quando tem que ser respeitar pessoas pq foram eleitas?? Respeito ganha-se e não é nas urnas! O respeito que tenho do bolsonaro está ao nível do que tenho do trump, hitler e companhia

RESPONDER

Cientistas mediram o período de tempo mais curto de sempre

Uma equipa de físicos e metrologista da Universidade Goethe de Frankfurt, na Alemanha, anunciou que conseguiu medir o menor período de tempo já determinado - são 247 zeptosegundos, segundo os cientistas. O processo físico cuja …

Viagens expresso no Sistema Solar. Nave espacial pode chegar a Titã em apenas 2 anos

Uma equipa de cientistas está a trabalhar num propulsor de nave espacial que, segundo eles, poderia alcançar a misteriosa lua de Saturno, Titã, em menos da metade do tempo que o satélite Cassini demoraria. Apesar de …

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …