Ex-polícia e militar expulso detidos pela morte de Marielle. Ligações “aterrorizantes” a Bolsonaro

Quase um ano depois do crime, a polícia brasileira deteve dois suspeitos da morte da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco.

Ronnie Lessa, um ex-polícia militar de 48 anos, é acusado de ter disparado contra o carro onde Marielle seguia, acompanhado pelo motorista Anderson Gomes, também falecido na ocasião, e Fernanda Chaves, a assessora de imprensa que sobreviveu ao atentado sem ferimentos. Élcio Queiroz, um militar expulso do exército de 46 anos, será quem guiava o carro de onde, na noite de 14 de março de 2018, saiu a rajada de tiros.

De acordo com o Diário de Notícias, o polícia reformado, Ronnie Lessa, já foi levado para a divisão de homicídios do Rio por volta das 4h30 da manhã (7h30 em Lisboa). O homem mora no mesmo condomínio do presidente Bolsonaro, na Barra da Tijuca.

A investigação ainda tenta esclarecer, no entanto, quem foram os mandantes do crime e a motivação.

De acordo com os promotores do Gaeco, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, o crime foi meticulosamente planeado durante os três meses que o antecederam. A investigação aponta que Ronnie fez pesquisas na Internet sobre locais que a vereadora frequentava.

Segundo a investigação, desde outubro de 2017 o polícia também pesquisava a vida do deputado estadual Marcelo Freixo, o padrinho político de Marielle.

Além das prisões, a operação realiza mandados de busca e apreensão nas moradas dos denunciados para apreender documentos, telefones, computadores, armas, acessórios e munições. Durante todo o dia, haverá buscas em 34 moradas de outros suspeitos.

“Ligações de Bolsonaro aos suspeitos são aterrorizantes”

Em entrevista ao DN, Fernanda Chaves, a assessora de imprensa que sobreviveu, disse que Marielle foi morta “por causa do seu pensamento”. “Foi um crime político”, garantiu.

Fernanda Chaves considera que a extrema-direita tem que ver com o crime. “As milícias estão ao serviço da extrema-direita. Basta ver quem são os políticos que as homenageiam e quem são os políticos que elas ajudam a eleger. É assustador”, afirmou.

A assessora disse não ter dúvidas que, “pelo perfil do crime, pela arma utilizada, que há envolvimento de milícias”. “Não é novidade que a família do presidente Jair Bolsonaro tem ligação com as milícias – ele já as exaltou e o filho dele homenageou polícias envolvidos em milícias”, insistiu.

“As ligações de Bolsonaro e do filho, através de muitos membros dos seus gabinetes, a milícias e, mais precisamente, ao grupo miliciano acusado de executar a Marielle, são aterrorizantes”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Quando vi o titulo da noticia até pensei que tinham alguma prova que ligava uns e outros mas é só fumaça e diz que disse. Eu também posso dizer que o Mário Soares tinha ligação com as FP 25 de Abril porque conhecia muitos dos seus integrantes. E daí? Sou só eu a dizer o que me apetece.

  2. Eu comentei o aspecto da notícia sem fatos mas o comentário não foi publicado. O ZAP demonstra sua parcialidade e intenção de tumultuar ao emitir uma manchete deste tipo. ZAP, seja mais cuidadoso, vocês estão falando do presidente eleito do Brasil. Deixe a polícia investigativa seguir seu caminho antes de atirar pedras para desmerecer uma pessoa.

    • desde quando tem que ser respeitar pessoas pq foram eleitas?? Respeito ganha-se e não é nas urnas! O respeito que tenho do bolsonaro está ao nível do que tenho do trump, hitler e companhia

RESPONDER

Cientistas identificam a região com o ar mais limpo à face da Terra

Uma equipa de cientistas da Universidade Estadual do Colorado (EUA) identificou a região atmosférica que possui o ar mais limpo à face da Terra. Os especialistas, liderados pela professora Sonia Kreidenweis, descobriram que a camada limite …

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …