18 horas depois, PSD desmente notícia das viagens ao Euro pagas a deputados

PSD / Flickr

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro

O PSD garante que os deputados Luís Montenegro, Hugo Soares e Luís Campos Ferreira pagaram do próprio bolso as respectivas viagens a França, para verem jogos da Selecção Portuguesa no Euro 2016. A reacção do partido surge 18 horas depois de a notícia ter saído no Observador.

A publicação avançou que o dono da Olivedesportos, Joaquim Oliveira, pagou as viagens de Luís Montenegro, líder do grupo parlamentar do PSD, de Hugo Soares, vice-presidente da bancada social-democrata, e de Luís Campos Ferreira, deputado e ex-secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, a França, para assistirem a jogos de Portugal no Euro 2016.

O Observador adiantou que os três deputados do PSD terão também almoçado no conceituado restaurante Brasserie George a expensas de Joaquim Oliveira.

As viagens terão sido feitas através da agência Cosmos, também propriedade de Joaquim Oliveira. Foi esta mesma agência que cedeu à Galp os bilhetes que a empresa de energia ofereceu aos secretários de Estado Fernando Rocha Andrade e João Vasconcelos.

Este caso envolvendo a Galp e Rocha Andrade está no meio de acesa discussão e já a ser investigado pelo Ministério Público, especialmente por causa do conflito que o governo mantém com a empresa, no domínio da Contribuição Extraordinária de Energia.

PSD garante que a notícia é “falsa”

A JSD de Braga chegou a apontar o dedo aos deputados sociais-democratas que terão viajado a expensas de Joaquim Oliveira, acusando-os de falta de coerência. “Não podemos apregoar um caminho e os nossos representantes fazerem o contrário”, salientou num comunicado publicado pelo jornal i.

Mas, 18 horas depois da notícia do Observador e após os deputados envolvidos terem recusado comentar o caso, o PSD vem garantir que a informação é “falsa”.

Num comunicado citado pelo jornal Sol, o partido frisa que os três deputados “deslocaram-se a França, assumindo por sua conta os custos das respectivas deslocações, tendo assistido, com orgulho e emoção, a jogos da nossa Selecção ao lado das mais altas figuras do Estado.

No texto assinado por Luís Montenegro, Hugo Soares e Luís Campos Ferreira, estes sublinham que não podem ser “usados como cortinas de fumo perante questões legal e eticamente incomparáveis e inconfundíveis”, numa referência ao caso da Galp.

Os deputados sustentam que não se podem situar os dois casos “no mesmo patamar legal e ético”, realçando que no caso de Rocha Andrade estão em causa “viagens oferecidas por empresas privadas qOKue se relacionam directamente com as respectivas tutelas e com as quais o Estado tem presentemente litígios judiciais“.

Passos Coelho também viajou para França, para ver a Selecção jogar, durante o Euro 2016, juntamente com o secretário-geral do PSD, Matos Rosa, mas ambos suportaram das contas pessoais aos gastos inerentes.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas obrigados rebatizar dezenas de genes humanos por causa do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é parecida com fogo florestal, não com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …

Ciclista Fabio Jakobsen já saiu do coma induzido

O ciclista holandês saiu do coma induzido, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa do Tour da Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas. "Temos …

Explosão em Beirute equivalente a várias centenas de toneladas de TNT, dizem especialistas

A explosão no porto de Beirute, que na terça-feira matou mais de cem pessoas e deixou milhares de outras feridas, terá sido desencadeada por 2.750 toneladas de nitrato de amónio. Segundo especialistas, foi o equivalente …