​Secretários de Estado já eram arguidos quando pediram demissão

Miguel A. Lopes / Lusa

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade

Os secretários de Estado Jorge Costa Oliveira (Internacionalização), Fernando Rocha Andrade (Assuntos Fiscais) e João Vasconcelos (Indústria) já eram arguidos quando se demitiram no domingo passado.

Esta foi uma informação avançada à Renascença pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O despacho do Ministério Público que determinou a constituição de arguidos foi emitido na passada quinta-feira. O despacho encontra-se agora em fase de cumprimento.

Os secretários de Estado Jorge Costa Oliveira (Internacionalização), Fernando Rocha Andrade (Assuntos Fiscais) e João Vasconcelos (Indústria) pediram a exoneração de funções no domingo. A decisão foi justificada com a intenção de não prejudicar o Governo.

Os três governantes tinham referido que solicitaram ao MP a sua constituição como arguidos no inquérito relativo às viagens para assistir a jogos do Euro 2016. A PGR confirmou à rádio que, esta segunda-feira, chegaram aos autos do processo em investigação os requerimentos dos visados solicitando a constituição como arguidos.

Entretanto, o assessor de António Costa para as questões económicas, Vitor Escária, também foi constituído arguido.

Continuar em funções traria “perturbação”

O secretário de Estado demissionário Fernando Rocha Andrade considerou hoje, como “há um ano”, que não cometeu qualquer ato ilícito no caso das viagens ao Euro 2016, mas reconheceu que manter-se em funções traria “perturbação”.

“A minha opinião desde há um ano para cá não se alterou em nada. Há um ano considerei que não tinha cometido um ilícito, continuo a manter essa minha opinião”, disse hoje o demissionário secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

Rocha Andrade falava na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA), onde foi chamado a propósito de ‘offshore’, mas o início da sua audição foi marcado pelas “circunstâncias tristemente originais” – como definiu no arranque Cecília Meireles, do CDS-PP – de o governante ser escutado depois de ter pedido a demissão.

“O meu pedido de exoneração é motivado por um facto superveniente e novo”, disse o ainda secretário de Estado, que diz querer “poder esclarecer cabalmente o Ministério Público”.

“Entendi, e o senhor primeiro-ministro compreendeu, que a continuidade em funções seria um fator de perturbação“, assinalou Rocha Andrade.

O secretário de Estado com a pasta dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, deixa o Governo três meses antes da entrega do Orçamento do Estado (OE) para 2018 e com o dossier da reforma do IRS por terminar.

O chamado caso GalpGate surgiu depois de ter sido noticiado, em agosto do ano passado, que a petrolífera tinha pago viagens ao Europeu de Futebol a diversos responsáveis políticos, entre os quais os três secretários de Estado.

Na altura, os governantes pagaram as despesas, continuaram em funções e o Governo decidiu criar um código de conduta propositadamente para evitar estes casos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Razão tinha o Marcelo, o Caetano.
    Que íamos ser governados por uns meninos de coro e sem escrúpulos.
    E !!!!!!!!!!
    Aqui estão eles . (Há muito tempo)
    Pergunto qual deles o mais sério ?????
    Será que não há um que se aproveite ????
    Mas estes políticos da treta só existem, para roubar o povo e se encherem de tanta falcatrua e vigarice !!!
    Os outros é que eram os maus ????
    E estes???
    São um espetáculo, é ver ou saber qual é que rouba e desvia mais para viverem à grande e à francesa, o resto é conversa, porque estão imunes a tudo.
    Mas será que não há quem consiga acabar com tanto ladrão e vigarista no (desgoverno) ?????

  2. Aqui está a prova que as ilustres representantes dos gloriosos partidos de esquerda de portugal não são umas esganiçadas e histéricas, estando a relacionar-se com estes acontecimentos com toda a normalidade e calma, à altura da grandiosidade dos seus Partidos.

    • Sim, porque os representantes de direita quando não pagam a segurança social já é na boa…
      Ou quando recebem 100k eur e não se lembram se receberam…
      Ou quando fazem negociatas com submarinos…
      Ou quando levam bancos à banca rota…
      Ou quando mandam a baixo um governo e com isso obrigam a uma intervenção da troika..
      Ou quando a título de uma saída limpa, prejudicam o pais em beneficio do partido…
      Enfim, pra isso é na boa…

  3. Os senhores secretários de estado galpanizadores só tinham uma saída: demitirem-se!
    Só que saíram tarde duplamente, pois já deveriam ter saído logo que se teve conhecimento.
    Até agora não houve dados adicionais aos que já eram conhecidos, após o Europeu.
    Há só um dado relevante, pelo que parece: 1º foram constituídos arguidos; 2º só depois é que apresentaram o pedido de demissão.

  4. Curiosamente estes meninos do coro são elogiados por todos os partidos e associações pelos serviços que prestaram como governantes. Cometeram o erro de ir ao futebol à pala de uma empresa, muito bem. Gostava de saber quantos políticos neste país já foram à pala das empresas assistir nos camarotes de empresas amigas, com direito a jantar e lanche aos jogos dos clubes como o Benfica, porto e Sporting. E não me venham dizer que a despesa não chegava a 150,00 euros, só para rir.

RESPONDER

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …