O gestor português Zeinal Bava, ex-presidente da Portugal Telecom, renunciou esta terça-feira à presidência da telefónica brasileira Oi, revelou a própria empresa, alimentando as especulações no mercado sobre o futuro da fusão das duas empresas.
A saída de Bava foi comunicada pela própria Oi, em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A empresa informa que o executivo “renunciou ao cargo”.
O director de Finanças e de Relações com Investidores, Bayard De Paoli Gontijo, assumirá temporariamente o cargo, até que o Conselho de Administração da companhia decida quem indicará para o posto.
Este sábado, a revista Veja tinha já adiantado que “os controladores da Oi se preparam para anunciar a saída de Zeinal do comando da operadora”.
Eleito várias vezes o melhor CEO do setor de telecomunicações na Europa depois de liderar a Portugal Telecom, Bava assumiu a presidência da Oi em junho de 2013 com o objectivo de liderar a fusão das duas empresas.
A saída de Zeinal Bava tem lugar após vários meses de tensão despoletada pela polémica com o investimento de 900 milhões de euros da PT em dívida da Rioforte, empresa bandeira do grupo BES.
A entrada em incumprimento da Rioforte teve como consequência, entre outras, a redução da participação da PT na Oi, após a fusão, de 37% para cerca de 25%.
Zeinal Abedin Mohamed Bava nasceu em Lourenço Marques, em 1965. A sua família, muçulmana sunita originária da Índia Portuguesa, fixou-se em Moçambique, em 1890. É licenciado em Engenharia Eletrónica e Eletrotécnica pela University College London.
Enquanto CFO do Grupo PT, foi eleito pela Institutional Investor por três vezes consecutivas, em 2003, 2004 e 2005 como o melhor Chief Financial Officer da Europa no sector das telecomunicações.
Depois de assumir a presidência da PT, em 2008, foi por diversas vezes considerado, entre 2009 e 2012, melhor CEO em Portugal e no sector das telecomunicações na Europa.
ZAP
Fusão PT-Oi
-
22 Julho, 2016 Sócrates diz que novas buscas são pretexto para adiar fim do inquéritoTambém em: Caso José Sócrates
-
2 Maio, 2016 Salgado revela que Zeinal Bava recebeu 8 milhões do “saco azul” do PanamáTambém em: Escândalo Panama Papers
-
4 Setembro, 2015 Encontrado manuscrito sobre a PT no centro da operação Lava JatoTambém em: Corrupção na Petrobras
-
20 Abril, 2015 Bruxelas autoriza aquisição da PT pela Altice