Zeinal Bava demite-se da presidência da Oi

Wikimedia

Zeinal Bava, presidente da Oi

Zeinal Bava, presidente da Oi

O gestor português Zeinal Bava, ex-presidente da Portugal Telecom, renunciou esta terça-feira à presidência da telefónica brasileira Oi, revelou a própria empresa, alimentando as especulações no mercado sobre o futuro da fusão das duas empresas.

A saída de Bava foi comunicada pela própria Oi, em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A empresa informa que o executivo “renunciou ao cargo”.

O director de Finanças e de Relações com Investidores, Bayard De Paoli Gontijo, assumirá temporariamente o cargo, até que o Conselho de Administração da companhia decida quem indicará para o posto.

Este sábado, a revista Veja tinha já adiantado que “os controladores da Oi se preparam para anunciar a saída de Zeinal do comando da operadora”.

Eleito várias vezes o melhor CEO do setor de telecomunicações na Europa depois de liderar a Portugal Telecom, Bava assumiu a presidência da Oi em junho de 2013 com o objectivo de liderar a fusão das duas empresas.

A saída de Zeinal Bava tem lugar após vários meses de tensão despoletada pela polémica com o investimento de 900 milhões de euros da PT em dívida da Rioforte, empresa bandeira do grupo BES.

A entrada em incumprimento da Rioforte teve como consequência, entre outras, a redução da participação da PT na Oi, após a fusão, de 37% para cerca de 25%.

Zeinal Abedin Mohamed Bava nasceu em Lourenço Marques, em 1965. A sua família, muçulmana sunita originária da Índia Portuguesa, fixou-se em Moçambique, em 1890. É licenciado em Engenharia Eletrónica e Eletrotécnica pela University College London.

Enquanto CFO do Grupo PT, foi eleito pela Institutional Investor por três vezes consecutivas, em 2003, 2004 e 2005 como o melhor Chief Financial Officer da Europa no sector das telecomunicações.

Depois de assumir a presidência da PT, em 2008, foi por diversas vezes considerado, entre 2009 e 2012, melhor CEO em Portugal e no sector das telecomunicações na Europa.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

O maior sítio arqueológico submerso do mundo mora no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …

Passes baixam para 70 e 80 euros para utentes da região Oeste

Os passes nos transportes públicos para Lisboa vão baixar para 70 euros para utentes de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, e para 80 euros dos restantes concelhos da região. A …

Parar de comer quando se está cheio nem sempre é fácil (e há uma razão para isso)

Com alguns alimentos, parar de comer — mesmo quando se está cheio — nem sempre é fácil. Isto porque algumas destas comidas podem ter sido feitas de forma a que tal aconteça. Nenhum alimento é criado …

Há milhares de misteriosos buracos no fundo do mar da Califórnia

Surgiu um novo mistério perto da costa de Big Sur, na Califórnia, no fundo do Oceano Pacífico: há milhares de pequenos fragmentos redondos retirados dos sedimentos do fundo do mar.   A descoberta foi feita como parte …

NASA apresenta "mapa do tesouro" para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho - isto é, à …

Já se sabe como é que planetas florescem a partir de pequenos pedaços de poeira

Uma equipa de investigadores validou uma teoria que pode explicar como é que os planetas crescem a partir de pequenos pedaços de poeira interestelar. O crescimento de um pequeno pedaço de poeira até um planeta inteiro …

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as abelhas esfomeadas (e isso é má notícia)

Apesar de não haver humanos na Zona de Exclusão de Chernobyl, a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986, e apesar do nível …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …