Oi quer vender PT. Zeinal Bava está de saída

Wikimedia

Zeinal Bava, presidente da Oi

Zeinal Bava, presidente da Oi

O grupo francês Altice, dono da Cabovisão e da Oni, está interessado em comprar a PT Portugal à brasileira Oi, com quem a portuguesa está em processo de fusão. Entretanto, circulam rumores de que Zeinal Bava está de saída da Oi.

O negócio está a ser discutido há várias semanas e os donos franceses  já escolheram os bancos de investimento Goldman Sachs e Morgan Stanley como assessores financeiros da compra, de acordo com o Diário Económico.

A concretizar-se, a operação vai permitir à Altice tornar-se no principal operador em Portugal, podendo seguir uma estratégia de convergência entre as redes fixas da Cabovisão e da Oni com as que a PT já detém e com a operação móvel, tendo em conta que a PT detém a Meo.

A compra dependeria agora da consolidação entre a empresa brasileira (atualmente em fusão com a PT) e a operadora TIM, uma empresa subsidiária da Telecom Italia que quer comprar 66,7% da Oi, em conjunto com a Claro, da América Móvil.

De acordo com o Diário Económico, a TIM já terá contratado o banco Bradesco para avançar com o negócio, o que fez com que as ações da PT subissem quase 7% na sessão de segunda-feira. Se a compra avançar, a TIM conseguirá manter a concorrência à Vivo, a maior operadora móvel do país.

O Económico recorda ainda que a Oi tem uma dívida superior a 14 mil milhões de euros e a venda da PT Portugal à Altice seria mais uma forma de conseguir financiamento. Ao planear a fusão, a PT e a Oi estimavam criar sinergias que poderiam atingir 1,8 mil milhões de euros, mas o investimento de quase 900 milhões de euros da PT ao Grupo Espírito Santo pode ter mudado o rumo das conversações.

A consolidação no Brasil, nomeadamente a aproximação da Oi à TIM, e a necessidade de redução da dívida da empresa brasileira, poderão também estar a pressionar uma tomada de posição sobre o negócio em Portugal.

Para os analistas do BES Investimento, citados pelo Jornal de Negócios, “a única explicação possível para a Oi considerar esta opção [vender a PT Portugal] seria de facto a necessidade de angariar fundos de forma a prosseguir com uma possível aquisição da TIM Brasil, após o anúncio da Oi que está a avaliar as suas opções para esta transação”.

O impacto da consolidação do mercado das telecomunicações no Brasil pode ter um impacto imediato maior em Portugal do que se poderia prever, lê-se no Jornal de Negócios. Sem falar da possível aquisição pelo grupo francês, o presidente da PT Portugal, Armando Almeida, afirma que a consolidação do mercado beneficia clientes.

Zeinal Bava de saída da Oi

Este sábado, o colunista Lauro Jardim, da revista Veja, adiantou que “os controladores da Oi se preparam para anunciar no início da semana que vem a saída de Zeinal do comando da operadora”, ou seja, a saída do gestor poderá ser anunciada a qualquer momento.

A revista aponta que Bayard Gontijo, diretor financeiro da Oi desde o ano passado, será indicado como presidente interino. De acordo com Lauro Jardim, a saída de Zeinal Bava era cogitada há algum tempo, afirmando que o gestor “não tem mais a confiança dos acionistas da Oi”.

Em agosto, o gestor deixou a presidência do conselho de administração da Portugal Telecom “ainda como consequência do imbróglio com o Banco Espírito Santo”, depois de liderar a PT desde junho de 2013. No entanto, a “sua saída da presidência da empresa não se dará antes que a compra de parte da TIM pela operadora seja concretizada”, reforçava a Veja no final de setembro.

Nos últimos meses surgiram rumores que apontam para algum desconforto entre os acionistas e o presidente executivo da Oi, nomeadamente depois de descoberto o investimento de quase 900 milhões de euros em papel comercial da Rioforte, que pertence ao Grupo Espírito Santo (GES), que entrou em incumprimento – um investimento que teve como consequência, entre outras, a redução da participação da PT na Oi, após a fusão, para cerca de 25%.

AF, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Trump promove falsa teoria de que Kamala Harris não nasceu nos EUA (e que não será elegível para vice)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ouviu que Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidência da Casa Branca, não era elegível para o cargo, com base num boato que sugeria que pode não …

"Avante!". Pede-se máscara obrigatória, mas PCP só dá ouvidos à DGS

Vários peritos pedem o uso obrigatório de máscara na Festa do Avante!, mas o PCP só atende às recomendações feitas pela Direção-Geral da Saúde. Depois de muita contestação, a Festa do Avante! vai mesmo realizar-se, entre …

Coreia do Sul com maior número de casos desde março. Seul reforça medidas restritivas

A Coreia do Sul endureceu este sábado as medidas restritivas para conter a pandemia de covid-19 em Seul e arredores após registar o número mais elevado de novos casos diários em cinco meses. As regras, que …

Cavani tem viagem marcada para fechar acordo com o Benfica

Vários órgãos de informação avançam que Edinson Cavani tem viagem marcada para a Europa, onde deverá assinar com o SL Benfica dentro dos próximos dias. Depois de várias semanas de negociações, Edinson Cavani está praticamente garantido …

Novo Banco. Gama Life garante não ter relação com Greg Lindberg (mas GNB mudou-se para a sua morada)

O fundo da Apax Partners que assumiu o controlo da GNB Vida depois da compra ao Novo Banco “mudou-se” para a mesma morada de empresas do multimilionário Greg Lindberg em Londres, apesar da seguradora garantir …

Ministra admite que não leu relatório sobre Reguengos (e desvaloriza surtos em lares)

A ministra da Segurança Social admitiu, em entrevista ao semanário Expresso, que não leu o relatório sobre Reguengos de Monsaraz, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 em lares “não é demasiado grande …

Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em "vergonha"

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em "vergonha". Foi a noite mais negra de sempre …

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …

"Crocodilo do terror" tinha dentes do tamanho de bananas e comia dinossauros

Um novo estudo descobriu um grupo de crocodilos antigos que tinham cerca de 10 metros de comprimento e dentes "do tamanho de bananas", que lhes permitiam derrubar até os maiores dinossauros do seu ecossistema. De acordo com …