Oi quer vender PT. Zeinal Bava está de saída

Wikimedia

Zeinal Bava, presidente da Oi

Zeinal Bava, presidente da Oi

O grupo francês Altice, dono da Cabovisão e da Oni, está interessado em comprar a PT Portugal à brasileira Oi, com quem a portuguesa está em processo de fusão. Entretanto, circulam rumores de que Zeinal Bava está de saída da Oi.

O negócio está a ser discutido há várias semanas e os donos franceses  já escolheram os bancos de investimento Goldman Sachs e Morgan Stanley como assessores financeiros da compra, de acordo com o Diário Económico.

A concretizar-se, a operação vai permitir à Altice tornar-se no principal operador em Portugal, podendo seguir uma estratégia de convergência entre as redes fixas da Cabovisão e da Oni com as que a PT já detém e com a operação móvel, tendo em conta que a PT detém a Meo.

A compra dependeria agora da consolidação entre a empresa brasileira (atualmente em fusão com a PT) e a operadora TIM, uma empresa subsidiária da Telecom Italia que quer comprar 66,7% da Oi, em conjunto com a Claro, da América Móvil.

De acordo com o Diário Económico, a TIM já terá contratado o banco Bradesco para avançar com o negócio, o que fez com que as ações da PT subissem quase 7% na sessão de segunda-feira. Se a compra avançar, a TIM conseguirá manter a concorrência à Vivo, a maior operadora móvel do país.

O Económico recorda ainda que a Oi tem uma dívida superior a 14 mil milhões de euros e a venda da PT Portugal à Altice seria mais uma forma de conseguir financiamento. Ao planear a fusão, a PT e a Oi estimavam criar sinergias que poderiam atingir 1,8 mil milhões de euros, mas o investimento de quase 900 milhões de euros da PT ao Grupo Espírito Santo pode ter mudado o rumo das conversações.

A consolidação no Brasil, nomeadamente a aproximação da Oi à TIM, e a necessidade de redução da dívida da empresa brasileira, poderão também estar a pressionar uma tomada de posição sobre o negócio em Portugal.

Para os analistas do BES Investimento, citados pelo Jornal de Negócios, “a única explicação possível para a Oi considerar esta opção [vender a PT Portugal] seria de facto a necessidade de angariar fundos de forma a prosseguir com uma possível aquisição da TIM Brasil, após o anúncio da Oi que está a avaliar as suas opções para esta transação”.

O impacto da consolidação do mercado das telecomunicações no Brasil pode ter um impacto imediato maior em Portugal do que se poderia prever, lê-se no Jornal de Negócios. Sem falar da possível aquisição pelo grupo francês, o presidente da PT Portugal, Armando Almeida, afirma que a consolidação do mercado beneficia clientes.

Zeinal Bava de saída da Oi

Este sábado, o colunista Lauro Jardim, da revista Veja, adiantou que “os controladores da Oi se preparam para anunciar no início da semana que vem a saída de Zeinal do comando da operadora”, ou seja, a saída do gestor poderá ser anunciada a qualquer momento.

A revista aponta que Bayard Gontijo, diretor financeiro da Oi desde o ano passado, será indicado como presidente interino. De acordo com Lauro Jardim, a saída de Zeinal Bava era cogitada há algum tempo, afirmando que o gestor “não tem mais a confiança dos acionistas da Oi”.

Em agosto, o gestor deixou a presidência do conselho de administração da Portugal Telecom “ainda como consequência do imbróglio com o Banco Espírito Santo”, depois de liderar a PT desde junho de 2013. No entanto, a “sua saída da presidência da empresa não se dará antes que a compra de parte da TIM pela operadora seja concretizada”, reforçava a Veja no final de setembro.

Nos últimos meses surgiram rumores que apontam para algum desconforto entre os acionistas e o presidente executivo da Oi, nomeadamente depois de descoberto o investimento de quase 900 milhões de euros em papel comercial da Rioforte, que pertence ao Grupo Espírito Santo (GES), que entrou em incumprimento – um investimento que teve como consequência, entre outras, a redução da participação da PT na Oi, após a fusão, para cerca de 25%.

AF, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …