/

“Panama Papers” revelam contas ocultas de dezenas de políticos e personalidades mundiais

9

icij.org

The Panama Papers: políticos, criminosos, e a indústria fora-da-lei que lhes esconde o dinheiro

The Panama Papers: políticos, criminosos, e a indústria fora-da-lei que lhes esconde o dinheiro

O Consórcio Internacional de Jornalismo Investigativo, ICIJ, revelou este domingo milhares de documentos sobre empresas criadas em paraísos fiscais e quantias enormes de dinheiro pertencentes a políticos, empresários, futebolistas e celebridades.

Chefes de Estado e de Governo em exercício e reformados, políticos, grandes empresários, desportistas de elite, actores e artistas de prestígio mundial figuram como titulares ou ligados a empresas de fachada em offshores.

Os nomes destas personalidades vieram a público na sequência de uma fuga de documentos do escritório de advogados panamenho Mossack Fonseca, especializado na criação de empresas em offshores.

O caso, que já ganhou destaque na imprensa mundial e foi baptizado de “Panama Papers“, foi investigado durante um ano por cerca de 400 jornalistas em 80 países.

Os documentos contêm dados de operações de 214 mil empresas criadas offshore pela Mossack Fonseca.

Os arquivos foram entregues por uma fonte anónima ao jornal alemão “Süddeutsche Zeitung” e são considerados a maior fuga de informação dos últimos tempos.

De acordo com a investigação, o presidente russo, Vladimir Putin, familiares do líder chinês Xi Jining, a família real saudita, e primeiro-ministro da Islândia David Gunnlaugsson, o jogador de futebol argentino Lionel Messi e o actor Jackie Chan estão entre os clientes da Mossack Fonseca.

Entre as personalidades que emergem dos 11,5 milhões de documentos filtrados pelo Wikileaks e pelo ICIJ figuram ainda o ex-presidente da UEFA Michel Platini, o novo presidente da Argentina, Mauricio Macri, e personalidades ligadas a 72 chefes ou ex-chefes de Estado ou de Governo.

Um português e a Lava Jato

Há, pelo menos, um português citado nos documentos da Mossack Fonseca.

De acordo com o jornal brasileiro Estadão, trata-se de um empresário português, Idalécio Oliveira, dono de um conglomerado de nome Lusitania Group com 14 empresas offshore, que estará ligado a um grupo com interesses na área da exploração petrolífera.

Em 2011, o empresário terá vendido à petrolífera brasileira Petrobrás um bloco de exploração de petróleo no Benin onde não existia petróleo, operação que resultou em prejuízo para a empresa brasileira.

Este negócio estará a ser investigado no âmbito do processo Lava-Jato, no Brasil.

Ligações russas

Os mais de 11 milhões de documentos da Mossack Fonseca revelam, segundo a BBC, a forma como a empresa ajudou nos últimos 40 anos alguns dos seus clientes a lavar dinheiro procedente de diversas actividades.

Os documentos revelam operações de várias personalidades ligadas ao presidente russo, Vladimir Putin, que movimentam elevadas somas através do banco Rossiya, alvo de sanções dos Estados Unidos e da União Europeia depois da anexação da região ucraniana da Crimeia pela Rússia.

kremlin.ru / Wikimedia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

O dinheiro terá sido supostamente lavado através de uma empresa do músico Sergei Roldugin, amigo da adolescência de Putin.

O músico controla activos de aproximadamente 100 milhões de dólares através de empresas de fachada. Entre estes activos estão uma participação de 12,5% na principal agência de publicidade televisiva da Rússia e outra de 3,2% no banco Rossiya.

Da Islândia à Argentina

Segundo os “Panama Papers”, David Gunnlaugsson, o actual primeiro-ministro da Islândia, e a mulher, Anna Sigurlaug Pálsdóttir, terão adquirido, através da marca luxemburguesa do banco islandês Landsbanki, a empresa Wintris Inc., administrada pela Mossack Fonseca.

O casal usou a empresa para investir milhões de dólares herdados, segundo documentos assinados em 2015 pela mulher do primeiro-ministro islandês.

Pressan / Vimeo

Sigmundur David Gunnlaugsson, primeiro ministro da Islândia

Sigmundur David Gunnlaugsson, primeiro ministro da Islândia

Os documentos revelam que Maurício Macri, presidente da Argentina, o seu pai Francisco o irmão Mariano eram administradores de uma empresa chamada Fleg Trading Ltd, constituída nas Bahamas em 1998 e dissolvida em janeiro de 2009.

Macri não revelou a sua ligação à Fleg Trading nas suas declarações patrimoniais de 2007 e 2008, quando era presidente da Câmara de Buenos Aires.

Entre as pessoas que usaram os serviços da Mossack Fonseca encontram-se Pilar de Borbón, irmã do ex-rei espanhol Juan Carlos, e o jogador de futebol argentino Lionel Messi.

O futebolista e o pai são acusados em Espanha de um suposto delito fiscal, pelo qual começarão a ser julgados a 31 de maio. Os documentos mostram que Lionel Messi mantém neste momento activa no Panamá uma empresa cujo único accionista é o pai.

Origem da fuga

A Mossack Fonseca comunicou recentemente aos seus clientes que sofreu um ataque informático aos seus servidores de dados e afirmou em comunicado que o seu escritório no Brasil foi intimado a fornecer informações “como parte das investigações da procuradoria do país sobre alguns casos actualmente em curso nesse país”.

A empresa admite no comunicado que entre os seus clientes se encontram, entre outros, “bancos de primeira categoria, advogados, contabilistas e escritórios de advocacia”, acrescentando serem “empresas reconhecidas comercialmente e de boa reputação”.

“Há 40 anos que a Mossack Fonseca opera acima de qualquer suspeita no nosso país e em outras jurisdições onde temos operações. A nossa empresa nunca foi acusada de cometer ou ter ligação com um crime”, afirma a companhia.

“Há empresas offshore em todo o mundo e são usadas para uma série de fins legítimos”, diz a Mossack Fonseca.

A ICIJ, em parceria com diversos órgãos de comunicação em todo o mundo, prometeram para os próximos dias a divulgação gradual de novas informações recolhidas no estudo dos “Panama Papers”.

ZAP

9 Comments

  1. Cambada de PORCOS!!!
    Só lamento que os cabrões dos terroristas, andam a matar inocentes….
    E andam estes porcos, a roubarem dinheiro ao povo…
    Pois…. estava-me a esquecer, que quem os financia….

  2. Mas porque é que todos os jornais ocidentais embirram com o Putin, que nem é directamente referido – mas só os seus amigos de infância – chegando a pôr a sua foto, e esquecem-se do pai do David Cameron, 1º ministro britânico? E já agora olhando para a secção das estatísticas, a Inglaterra e Hong-Kong (ex-britânica) surgem no topo das firmas e operações ilícitas… E isso não é capa de notícia ????
    Onde é que está a objectividade?

      • Francamente não entendo… quem é comunista? Está a querer dizer que o Putin é comunista??? Se é isso é altura de se actualizar: A Russia já não é socialista desde o século passado e passou a ser ter um sistema capitalista de economia. Que está em competição económica com os EUA e sua zona de influência e é por isso que é tomado de ponta. Já agora é bom que saiba que estes ficheiros não são públicos e são filtrados pelas agências de notícias ocidentais… pagas pelos EUA… (por acaso não aparecem políticos e empresas americanas na lista divulgada. Não acha estranho?)

  3. Ve-se logo a tua corziinha/Putin sera um mafioso profissional forever,basta analisar todos os seus antecedentes mas tem seguidores Claro em todos os quadrantes vide LULA ,Socrates,Dilma,ZEDU,Duarte Lima,
    Rosa Coutinho,e mots mais,nao ha vergonha nem caracter
    A corrupcao tomou contar da civilizacao

  4. Mas onde está verdadeiramente o mal, nos depositantes ou na criação e manutenção de paraísos fiscais com o conhecimento e autorização de todos os responsáveis mundiais? Procurem matar o mal e não curar a doença!.

  5. Simplesmente vergonhoso; pessoas que já usufruem de rendimentos muitíssimo altos e que deveriam ser, em muitos casos, exemplos de seriedade e sentido de cidadania, portam-se como simples facinoras, enganando sem pudor os Estados e os seus concidadãos.
    E mais uma vez temos a banca e as grandes sociedades de advogados como “facilitadores” destes esquemas vergonhosos, protegidos por leis difusas e imorais que permitem que os offshores se multipliquem como cogumelos venenosos.
    Lembro um estudo recente que calcula que o dinheiro posto nos offshores para fugir aos impostos seria equivalente ao PIB da Espanha

  6. Isto ja é o DIA a DIA de muita gente do CAPITAL e tornou-se numa VIROSE vIRUS que ja se espalhou MUNDIALMENTE,e para erradicar sim IRRADICAR o mal so com outro MAL ou um MAL ou um BEM definitivo que venha a CURAR o SER HUMANO especialmente o HUMANO que ja esta INFETADO.A de todos estes males que ja INFETAM muitas SOCIEDADES a MINORIA da MAIORIA que ja esta INFETADA e que se vai INFETANDO aos poucos neste PLANETA que se não for um PODER DIVINO,na sei onde isto vai parar ,uiuiii…….!!!???….

    A.G.P.

  7. Se há países desses manhosos como a Suíça, o Luxemburgo, etc dentro da própria Europa, estão à espera de quê?!
    São países que vivem do dinheiro roubado a outros países, e, às vezes até há ignorantes que os referem como exemplo!…
    .
    A máfia financeira mundial ainda aconselha esses ladrões corruptos a fugir com a dinheiro…
    .
    O filho da Putin é provavelmente o homem mais rico do mundo, logo…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.