Barreiras Duarte não estava no Parlamento mas “votou” contra o Orçamento

PSD / Flickr

Feliciano Barreiras Duarte, secretário-geral do PSD

O ex-secretário-geral do PSD, Feliciano Barreiras Duarte, votou contra o Orçamento de Estado para 2019 (OE2019), apesar de não se encontrar presente no Parlamento à hora da votação final da proposta do Governo na generalidade.

Um caso de “voto-fantasma” que surge depois das falsas presenças no Parlamento de José Silvano, José Matos Rosa e Duarte Marques, também deputados do PSD.

De acordo com o que apurou o SAPO 24, Feliciano Barreiras Duarte marcou presença na sessão de discussão do OE2019, no passado dia 30 de Outubro, mas ausentou-se antes da votação do documento na generalidade. Apesar disso, o seu voto contra ficou registado, o que significa que alguém usou a sua password para votar por ele.

Uma “fonte autorizada pelo deputado” justificou àquela publicação que o ex-secretário-geral do PSD teve que sair do plenário, cinco horas antes da votação final, devido a “uma emergência familiar“.

“A sua saída do Parlamento, depois de ter assistido a toda a sessão [da manhã], teve a ver com a sua condição de Pai, que tem tido um dos seus filhos com sucessivos problemas de saúde, que o tem levado inclusive a muitos internamentos hospitalares e a outros acompanhamentos médicos e familiares regulares”, explicou a mesma fonte.

Feliciano Barreiras Duarte não se lembra “se deixou o sistema ligado”, nem sabe “o que se passou a seguir”, mas é certo que não pediu a ninguém para votar por ele, assegura esta fonte não identificada.

O Observador acrescenta que o deputado do PSD saiu do Parlamento antes da pausa para o almoço, pelas 13 horas, enquanto a votação final só aconteceu já depois das 18:30 horas. Assim, alguém teve de entrar no sistema com a password de Feliciano Barreiras Duarte, para poder votar por ele.

O deputado do PSD já reportou o caso aos serviços da Assembleia da República, “para que a sua ausência da votação seja devidamente registada”, como apurou o Observador.

O Regimento da Assembleia da República determina que “não é admitido o voto por procuração ou por correspondência”.

Em termos práticos, o “voto-fantasma” de Feliciano Barreiras Duarte não teve consequências decisivas, designadamente no resultado final da votação do OE2019, que foi aprovado, nem nos ganhos pessoais do deputado.

O ex-secretário-geral do PSD esteve, recentemente, envolvido noutra polémica devido a irregularidades no seu currículo, caso que o levou a abandonar o cargo no partido. Além disso, também recebeu subsídios de deslocação do Parlamento por ter declarado que vivia no Bombarral, no distrito de Leiria, quando residiria de facto em Lisboa.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Este tipo é um artista português, verdadeiro modelo do nacional chico espertismo, só podia militar nas hostes do PSD. Primeiro,não vai aos plenários e no entanto a sua presença é confirmada e validade. Depois, continua a não ir aos plenários e consegue votar. Será a implementação do tele voto na Assembleia da República? E pensar que esta gente tão honesta já nos (des)governou, e só de pensar que por azar um dia possam voltar a ser /des)governo, até fico com os cabelos em pé….

    • Assino por baixo. Parafraseando o Sr.Joaquim, “são apenas bonecos do parlamento, é indiferente estarem ou não”. O problema é que quem lhes paga somos todos nós, e eu, custa-me pagar a alguém que não trabalha..

  2. Não sei qual o escândalo. Em Portugal ao contrário de países evoluidos como o Brasil ou Estados Unidos o mandato do deputado não é seu é do partido. São apenas bonecos por isso é indiferente estarem lá ou não no parlamento

  3. Pode ter sido um voto por correspondência, por antecipação. E ter sido considerado / contado aquando a votação ;). Fora de brincadeiras, o banho de ética do Dr. Rui Rio, apesar de o apreciar, está a ser minado pelos seus colegas de partido, que de ética pouco ou nada têm salvo um ou outro.

  4. Eu só vou acreditar nas presenças se forem validadas por impressões digitais, ou scaner das retinas. E não podem levar a mal, há muitos hospitais em que as presenças dos médicos, infermeiros, etc, são validadas pelas impressões digitais.
    Com estes mafiosos não se pode facilitar, nem têm receio ou vergonha, estão completamente impunes.

  5. Mais um caso a confirmar a tendência para a comédia que domina aquela sala que deveria ser um exemplo nacional mas que infelizmente mais parece uma farsa, vá lá confiar em políticos!.

  6. Se eles representam os cidadãos e uma vez que “o exemplo vem de cima”, vamos todos proceder do mesmo modo (com faltas, atrasos, entradas tarde e saídas cedo, dormir e pintar unhas, marcar ponto estando ausente, falar ao telemóvel e teclar assuntos particulares e profissionais doutras atividades, etc.) nos nossos empregos.

  7. Alguém se lembra do voto queijo limiano de Daniel Campelo? Talvez não fosse preciso, pois ainda se descobria que algum dos outros não estava lá.

  8. Como é possíiiivel … E estes fulanos ainda falam em serem transparentes … Deveriam ser expulsos por faltarem à verdade.
    Se fosse a julgamento e prestasse falsas declarações (que esteve e votou) poderia ir preso? É este o país, é isto que temos.

  9. Epá a sério?
    Mais uma e outra vez do partido da setinha!
    Mas será que se uniram todos para os tramar?
    Este PSD vai de mal a pior…

RESPONDER

Em 2010, Berardo já não tinha dinheiro para pagar a dívida

Em 2010, o Banco de Portugal (BdP) não encontrou provas de que o grupo Berardo tivesse capacidade financeira para pagar a dívida à Caixa Geral de Depósitos (CGD). Em 2010, a Fundação Berardo e a Metalgest …

A polícia vai deixar de lhe pedir para soprar ao balão

A partir de 2022, a polícia vai deixar de pedir aos condutores para "soprar no balão". A União Europeia prepara-se para implementar novos sistemas de segurança obrigatórios nos novos modelos de automóveis.  Os veículos vão passar …

MH370. Investigador diz que foi usado um avião chamariz durante "desaparecimento forjado"

Andre Milne acredita que foi usada uma aeronave chamariz para enganar e causar a impressão de que os Estados Unidos foram responsáveis pelo sequestro do voo MH370 da Malaysia Airlines. O investigador voluntário Andre Milne afirma …

Grandes devedores levam Ferro Rodrigues a convocar reunião

Na próxima terça-feira, dia 28 de maio, a mesa da Assembleia da República vai ter uma reunião para discutir o acesso à lista dos grandes devedores dos bancos. O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro …

Arqueólogos descobrem o que estava no cardápio dos camponeses medievais

Há 30 anos, arqueólogos escavaram uma das primeiras aldeias medievais na Inglaterra e descobriram os restos de 73 recipientes usados na altura. Mas encontraram algo mais: os restos minúsculos da sua última refeição. Investigadores da Universidade …

Falta de pessoal cria "graves problemas" à ADSE

O Conselho Geral e de Supervisão da ADSE alerta que a falta de recursos humanos no instituto que gere o sistema de assistência na doença da função pública coloca "graves problemas de gestão". No parecer aprovado …

Marcelo aceita passagem do hospital de Braga para o SNS

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou o fim da PPP, reforçando o seu argumento sobre a nova Lei de Bases da Saúde. "A escolha política" do Governo foi "a da criação de uma Entidade Pública Empresarial". O …

A Ciência descobriu qual é a melhor altura do dia para beber café (e não é de manhã)

https://vimeo.com/338075463 Enquanto recolhemos mais grãos, produzimos mais café e patrocinamos os nossos cafés locais, podemos não estar a maximizar os benefícios de saúde e de aumento de energia da nossa caneca diária de café. De acordo com …

Estes aracnídeos vivem nos seus poros, comem a sua gordura e acasalam na sua cara enquanto dorme

Provavelmente terá neste momento alguns dezenas de aracnídeos dentro dos seus poros a alimentar-se silenciosamente dos seus óleos naturais. Mas não há nada a temer. Estes aracnídeos são conhecidos como Demodex e, de acordo com um …

Há uma nova teoria para explicar a onda de sismos silenciosos que fez a Terra tremer em 2018

Em maio de 2018, milhares de terramotos sacudiram a pequena ilha francesa de Mayotte, no arquipélago das Comoras, situado entre o continente africano e Madagáscar. A maioria foram tremores leve mas, um deles, a 15 …